Como decorar um imóvel alugado?

Ivana Gonçalves

Um imóvel alugado pode ser incrivelmente bem decorado e mostrar o seu estilo pessoal. Isso não é motivo para não investir no seu lar. Existem pessoas que parecem que estão acampando nas suas próprias casas, ou mais ainda, lugares que parecem frios e abandonados. Não precisa ficar esperando o apto próprio ou ideal, invista no seu alugado e deixe-o charmoso e com a sua cara.

Alguns cuidados e dicas são fundamentais para organizar tudo e deixar cômodos funcionais e lindos sem se preocupar com imóvel que não é seu.

Uma das exigências na devolução do apartamento é a pintura original, então essa é a opção mais simples e reversível. Escolha a paleta de sua preferência para pintar as paredes e explore as cores e as possibilidades de formas, lisos, listras, texturas, grafismos ou ouse com alguma pintura artística diferenciada.

Se o imóvel tiver pouco armário, use e abuse de cestos e caixas organizadoras, além de nichos e prateleiras para guardar todos os seus pertences. Existe também, uma boa variedade de estantes bem bacanas para ajudar neste quesito.

Móveis grandes como sofá, mesa de jantar, cama e rack são investimentos altos que podem ser mais facilmente utilizados em outro imóvel se o tamanho for padrão. Se atente nisso para não ser um gasto excessivo provisório, assim como os eletrodomésticos, principalmente a geladeira.

Os tapetes fazem muita diferença visual além de trazer conforto e aquecer o ambiente. É uma boa estratégia se for preciso esconder um piso que não tenha uma boa aparência. Nas lojas, há grande variedade de cores e estilos para fazer interessantes combinações. Não só os tapetes, mas as cortinas também ajudam neste conforto e têm um papel fundamental para proteger piso e móveis do sol, além de ajudar na iluminação.

Quadros são peças chaves neste tipo de decoração, trazem muita personalidade e depois, são facilmente transportados para onde você quiser. É muito simples tampar um furinho com massa e pintar a parede, ou também existem no mercado, ganchos adesivos para esta função. Eles também podem ser apoiados no chão, em algum móvel ou prateleiras. Conte a sua história através das paredes com quadros, pôsteres, fotos, gravuras e obras de arte. Preencha os vazios com objetos pessoais, livros, lembranças de viagem e suas coleções.

Papel de parede também é uma opção de revestimento bacana e rápida para decorar e transformar ambientes assim como os adesivos. Mas lembre-se, no fim do contrato, será preciso tira-los, massear e pintar a parede e você não consegue reaproveita-los em outro lugar.

Quer trazer vida para a sua casa? Use plantas. Um vaso grande com folhagem, um cachepô com flores, um quadro vivo mudam o astral do ambiente. E se você não souber cuidar de plantas, existem boas opções de plantas artificiais de ótima qualidade nas lojas.

É importante ter uma iluminação aconchegante e adequada. Para evitar obras, utilize os trilhos aparentes, são modernos e pode adicionar spots e   direciona-los para onde for preciso. Use também abajures, luminárias de piso, teto e arandelas nas paredes.

Móveis pequenos são bem coringas, mesinhas laterais e de centro, aparadores, bancos e baús são elementos versáteis e fáceis de utilizar em qualquer lugar. Junto com isso, use objetos de decoração. E que tal investir em alguma peça de design brasileiro para valorizar ainda mais o seu lar? Fica a dica!

Todas essas ideias ou apenas uma ou duas bem utilizadas vão transformar o ambiente. Mas se precisar mesmo de uma obra ou marcenaria fixa, converse com o proprietário porque afinal pode ser uma melhoria no imóvel. Independente da sua escolha, não deixe de investir no seu imóvel alugado, no momento é a sua casa, construa um lar charmoso e com a sensação agradável de bem estar.

Até a próxima!

Imagens por Ivana Gonçalves

Arquiteta Ivana Gonçalves

Escritório
Galeria Morumbi
R deputado João sussumu Hirata, 804, sobreloja
(11)  98196-8681

Clique no ícone para seu perfil no Instagram

Imagem destacada da Publicação

Ivana Gonçalves

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

banner-vinheta-dolce-jan21-(1)
banner-vinheta-dolce-jan21-(2)
banner-vinheta-dolce-jan21-(3)
banner-vinheta-dolce-jan21-(4)
banner-vinheta-dolce-jan21-(5)
banner-vinheta-dolce-jan21-(6)
banner-vinheta-dolce-jan21-(7)
banner-vinheta-dolce-jan21-(8)
banner-vinheta-dolce-jan21-(9)
banner-vinheta-dolce-jan21-(10)
banner-vinheta-dolce-jan21-(11)
banner-vinheta-dolce-jan21-(12)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta