Sustentabilidade pode ser uma doce atitude em nossas vidas

Eleine Bélaváry

Nasci no Rio de Janeiro, um tanto de décadas atrás, onde vivi uma infância incrível com muitos primos, amigos, mar, pé na areia e pescarias. Aos 15, meu pai foi convidado a trabalhar fora do país, assim, eu e minha família, por 3 anos, vivemos o “American Dream”. De volta ao Brasil, passei uma divertida juventude em Campinas e aos 20 conheci quem se tornaria meu marido em 1987. Em São Paulo desde então, eu e ele moramos no Morumbi há 25 anos, onde meus filhos cresceram muito bem e felizes.

Graduei-me em Biologia, mas a escrita foi sempre uma grande paixão, por isso, metade da minha vida profissional trabalhei como Tradutora e Publisher. Nos últimos 18 anos, como eterna inconformada sobre as questões sociais e ambientais do nosso país, especializei-me em Sustentabilidade, uma área apaixonante.

E porquê escrever sobre sustentabilidade nesta coluna? Percebo que muitas pessoas a entendem como sinônimo de ecologia, de abraçar árvores, de cuidar da Mata Atlântica etc., no entanto, o conceito é muito mais amplo.

O físico austríaco Fritjof Capra diz que vivemos numa grande rede – a “teia da vida”. Nessa teia ninguém é dono absoluto da natureza. Todos são parte dela e a interdependência é real.

Sustentabilidade significa ter um olhar ético para o meio ambiente, o bem-estar social e o equilíbrio econômico. É abandonar a atitude antropocentrista e reconhecer que somos apenas parte da natureza, não o centro dela. É entender que essa natureza pertence às futuras gerações de cada espécie, ou seja, cada geração empresta por algum tempo os recursos naturais com o compromisso de usá-los, reciclá-los e devolvê-los íntegros às gerações que virão.

Portanto, nosso compromisso é respeitar e preservar a nossa “casa” para as gerações que estão por vir. E isso envolve outra dimensão da vida humana: a consciência.

Nesta coluna vou apresentar os bons exemplos de atitudes sustentáveis e conscientes que vemos no nosso bairro e no mundo.

Até a próxima!

Eleine Bélaváry é moradora do Morumbi, bióloga e Sócia proprietária da Connexion Negócios Sustentáveis

Imagem Destacada da Publicação

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

banner-vinheta-dolce-jan21-(1)
banner-vinheta-dolce-jan21-(2)
banner-vinheta-dolce-jan21-(3)
banner-vinheta-dolce-jan21-(4)
banner-vinheta-dolce-jan21-(5)
banner-vinheta-dolce-jan21-(6)
banner-vinheta-dolce-jan21-(7)
banner-vinheta-dolce-jan21-(8)
banner-vinheta-dolce-jan21-(9)
banner-vinheta-dolce-jan21-(10)
banner-vinheta-dolce-jan21-(11)
banner-vinheta-dolce-jan21-(12)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta