Os desafios da educação remota em tempos de pandemia!

Por Telma Souza e Priscila Gengo

A suspensão das aulas presenciais foi uma medida imposta pelos órgãos governamentais como forma de conter a disseminação do vírus do Covid-19. Com as aulas presenciais suspensas, gestores educacionais, professores, pais e alunos tiveram que adaptar-se às pressas às aulas on-line neste período de isolamento social.

Nesses meses de ensino remoto, os professores reinventaram-se, mudaram a forma de dar aula, as avaliações, diversificaram as estratégias para engajar os alunos e aproximaram-se ainda mais das famílias dos estudantes, com o intuito de manter a aprendizagem de forma significativa.

No atual cenário, as aulas síncronas on-line e atividades assíncronas mediadas em ambientes virtuais através do uso de plataformas e ferramentas digitais, foram as estratégias usadas pelo Colégio Anglo Morumbi.

O processo da “virada para o digital” ocorreu de forma mais tranquila no Anglo Morumbi, pois desde 2017 o Colégio possuía a certificação de Escola Referência – Google For Education. Alunos e professores já recebem continuamente formação para o uso das TICs (Tecnologias Digitais de Comunicação e Inovação).

Docentes e discentes já faziam uso de ferramentas da plataforma Google no cotidiano escolar. O Classroom era usado para compartilhar e organizar os conteúdos das aulas, vídeos, atividades complementares, comunicar datas importantes e publicar roteiros de estudos. Algumas avaliações aconteciam através dos formulários Google e após o envio, o aluno realizava uma auto avaliação sobre o seu desempenho.

A partir do mês de março, a sala de aula passou a ser dentro da casa das famílias e os encontros começaram a ocorrer através da ferramenta Google Meet. As aulas tornaram-se síncronas, com a participação e interação contínua dos educandos, garantindo assim a qualidade das aulas.

Vale ressaltar que também tivemos a contribuição efetiva das famílias e responsáveis durante as aulas on-line. Que também enfrentaram um grande desafio, conciliar o trabalho home office, os afazeres do lar e o monitoramento das atividades diárias dos seus filhos, incentivando e contribuindo com sua aprendizagem.

Com a colaboração das famílias, empenho dos professores e dedicação dos alunos, finalizamos o ano letivo, com grandes resultados!

Telma Souza é Coordenadora Pedagógica Anglo Morumbi – Fundamental Anos Iniciais, de 2º a 5º ano @telma.tesouza

Priscila Gengo é Diretora Pedagógica Anglo Morumbi @pgengo

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Imagem destacada da Publicação

Imagens: Divulgação | Colégio Anglo Morumbi

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta