Anglo Morumbi renova sua certificação de Escola de Referência Google for Education!

Por Beatriz OliveiraPedro Paulo Cardoso

No ano de 2020, o Colégio Anglo Morumbi conquistou a recertificação de Escola Google Referência, após 4 anos no Programa. Ser uma escola certificada significa receber o reconhecimento como instituição de ensino que desenvolve soluções inovadoras utilizando as ferramentas educacionais da plataforma Google for Education, aliadas a uma estrutura tecnológica de alto nível e um corpo docente capacitado, com mais de 60 professores certificados.

Em São Paulo, apenas seis escolas são certificadas. Inovação é um dos pilares do Anglo Morumbi. Desse modo, buscamos manter toda a nossa escola atualizada na esfera da tecnologia educacional, fornecendo formação continuada aos professores por meio de oficinas, grupo de alunos tutores de tecnologia e exposição de projetos em eventos externos de boas práticas. Por meio da tecnologia, é possível tornar o ensino e a aprendizagem muito mais atraentes, colaborativos e eficazes, possibilitando ao aluno recursos para resolver problemas, exercer protagonismo, autoria e interagir com toda a comunidade escolar.

Neste ano, percebemos a real importância de todos os investimentos realizados para se ter essa estrutura tecnológica. Um ano desafiador, com aulas remotas, ensino híbrido e a necessidade de um corpo docente capacitado e treinado para lidar com esse novo cenário. O Anglo Morumbi manteve a qualidade das aulas, desde o primeiro dia do distanciamento social, por meio do Google Classroom, com as aulas acontecendo 100% ao vivo, para os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Divulgação Anglo Morumbi

E de que maneiras a plataforma Google for Education gerou e ainda gera todo esse impacto na rotina escolar de alunos e professores? Confira abaixo as potencialidades de algumas dessas ferramentas tecnológicas:

Google Classroom: principal canal de interação entre professor e alunos, onde são postadas tarefas, atividades avaliativas, apresentações e gravações de aulas anteriores, textos e vídeos para uma aula invertida e espaço para comunicação por meio de mensagens em um mural ou comentários particulares.

Google Meet: ferramenta onde acontecem as aulas on-line e híbridas, plantões de dúvidas, reuniões de pais, estando cada participante em qualquer lugar. Aulas síncronas acontecem com bastante interação dos alunos via o chat da ferramenta ou usando o microfone do dispositivo. Todos esses momentos podem ser gravados para que o aluno possa revisar o conteúdo quando for mais oportuno.

Google Formulários: um recurso já usado há anos em nossa instituição, visando uma quebra de paradigma a respeito dos processos avaliativos nos seguintes aspectos: essa ferramenta permite que avaliações sejam corrigidas automaticamente, otimizando tempo de professores e alunos; É possível inserir vídeos e imagens às questões, ampliando a capacidade de contextualização sobre o assunto abordado; Uma avaliação realizada no computador ou celular, insere o estudante em um ambiente para ele familiar, deixando-o mais à vontade e confiante, melhorando assim o seu desempenho na avaliação; Fator sustentável, onde observamos uma redução expressiva de impressão de atividades.

Google Expedições: já pensou em levar os alunos para conhecer o museu do Louvre, sem sair do espaço da escola ou de sua casa? Ou permitir que eles observem a anatomia interna do corpo humano? Ou ainda, mostrar as técnicas agrícolas da região do Delta do Nilo durante o Egito Antigo? Essas, e mais de 900 expedições, estão presentes na galeria do Google Expedições, uma ferramenta que utiliza a realidade virtual e realidade aumentada e aplicamos em sala de aula, para agregar nos estudos sobre assuntos muitas vezes abstratos.

Google Maps e Google Earth: muitas pessoas já usam o Google Maps como seu GPS pessoal, para se deslocar dentro da cidade. Mas ela possui um grande potencial no âmbito escolar, usando o recurso “Street view”. Estudos sobre processos de urbanização podem ser explorados na disciplina de Geografia. Alterações do espaço físico de um lugar nos últimos 10 anos podem ser investigados durante uma aula de História. Um passeio virtual por uma região da cidade pode deixar em evidência aspectos sociais e econômicos daquela população, que muitas vezes passa despercebido no “mundo real”. Viaje pela sua cidade ou até o outro lado do mundo, conhecendo e descobrindo lugares novos sem sair de casa.

Aula de Street View | Divulgação Anglo Morumbi

Por esses e outros motivos, o Anglo Morumbi entende e valoriza a inovação como meio para alcançar e potencializar nos alunos, as competências e habilidades necessárias para este século. Venha nos conhecer e entender um pouco mais sobre como utilizamos o Google for Education e muitas outras plataformas de gamificação, cultura maker e programação no processo pedagógico dos estudantes.

Beatriz Oliveira – Diretora de Projetos Anglo Morumbi
 @beaoliveiraa

Pedro Paulo Cardoso – Tecnologia Educacional Anglo Morumbi
@pedro_pcr

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Artigos recomendados