O essencial não é material

Eleine Bélaváry

Na virada de cada ano, gostamos de traçar planos e metas para o novo ciclo. Um momento providencial de reflexão sobre hábitos cotidianos e posturas internas que gostaríamos de transformar.

2020 foi um ano de grandes perdas e tristezas para muitas pessoas e famílias. A pandemia e o confinamento nos provocaram a repensar uma série de valores e mostraram que o essencial não é material, que saúde é o bem mais precioso e que nem sempre o dinheiro consegue compra-la. Que um carinhoso abraço é tudo de bom para a alma. Que estar junto da família e de amigos não tem preço. Enfim, que o amor, a amizade, o encontro, o bem-viver é o que mais importa.

Segundo a Numerologia, 2021 será um Ano Universal 5, ou seja, todos sentiremos fortes vibrações de mudanças e adaptabilidade será a palavra de ordem. Certamente, nessa nova realidade, a natureza é fundamental para o nosso equilíbrio em todos os sentidos.

Sabendo disso, que tal aproveitamos este momento para reavaliarmos nosso estilo de vida e adotarmos hábitos mais sustentáveis?

Mudar dá trabalho e temos que estar dispostos a sair da zona de conforto, mas garanto, viver com respeito à natureza nos traz um grande bem-estar.

Assim, para homenagear o ano, aqui vão 21 dicas simples de hábitos inteligentes que podem ser gradativamente incorporados no nosso dia a dia:

1. Evite desperdiçar comida!

Planeje a sua lista de supermercado e compre somente o que a sua família irá consumir.

2. Separe o seu lixo

Inclua na sua rotina a prática da coleta seletiva, separando e encaminhando seus recicláveis a uma cooperativa, o que irá contribuir na geração de trabalho e renda.

3. Troque as lâmpadas da sua casa

Lâmpadas incandescentes gastam muita energia, por isso mesmo, troque-as pelas de LED que são mais econômicas e têm maior duração.

4. Não jogue óleo de cozinha no ralo

Cada litro de óleo de fritura pode poluir até 20 mil litros de água. Armazene o seu óleo em uma garrafa PET, busque um ponto de entrega desse resíduo e faça o descarte correto.

5. Desconecte eletrodomésticos quando não estiverem em uso

Tire da tomada qualquer eletrônico ou eletrodoméstico que não necessite de energia elétrica todo o tempo.

6. Deixe o carro na garagem e pegue carona (ou use a sua bicicleta)

Além de economizar gasolina, quando você adota uma carona solidária estará contribuindo para reduzir a emissão de gases poluentes. Ou que tal, sempre que possível, usar a sua bicicleta?

7. Posicione sua geladeira ou freezer longe do fogão

Dessa forma, você consome menos energia elétrica e reduz essa conta no orçamento.

8. Faça impressão nos dois lados da folha

Quando for imprimir algum documento, se possível, utilize os dois lados do sulfite.

9. Passe um dia sem consumir carne

A produção de carne gera uma alta emissão de gases de efeito estufa. Assim, se ficarmos sem comer carne num único dia, estaremos contribuindo com a redução desses gases.

10. Use sua máquina de lavar roupa somente quando ela estiver cheia

Separe alguns dias específicos da semana para lavar roupa. Assim, quando você utilizar a máquina, evitará o desperdício de água e economizará energia.

11. Reutilize garrafas plásticas

Suas garrafas PET podem ter inúmeras outras utilidades. Use sua criatividade!

12. Abra menos a sua geladeira

Vai cozinhar? Retire tudo o que precisa da geladeira de uma única vez. O dia está quente? Coloque água gelada e cubos de gelo em uma garrafa térmica. Assim, você terá água fresca o dia todo sem consumir tanta energia.

13. Atente-se ao comprar um eletrodoméstico

Escolha sempre os produtos que economizam mais energia e que, consequentemente, são mais eficientes. Uma dica é ficar de olho nos selos que indicam a eficiência energética do eletrodoméstico.

14. Pratique a compostagem

Se você tem uma horta, então a compostagem será uma ótima aliada para a saúde de suas plantas. Além disso, ela ajudará a diminuir o lixo orgânico produzido na sua casa.

15. Evite o uso frequente de sacolinhas plásticas

Além de poluir rios e mares e ameaçar a vida dos seres que neles vivem, uma única sacola plástica leva mais de 400 anos para se decompor.  Assim, descubra os benefícios de substituir sacolas descartáveis por bolsas reutilizáveis.

16. Prefira o ventilador ao ar-condicionado

Quando o dia não estiver tão quente, troque seu ar-condicionado pelo bom e velho ventilador. Ele produz a mesma sensação de refrescância e gasta 90% menos energia!

17. Compre alimentos orgânicos

Além de serem livres de agrotóxicos e qualquer tipo de produto químico, os alimentos orgânicos são produzidos respeitando o meio ambiente.

18. Plante árvores!

Muitos levam a sério a frase popular de que o homem torna-se pleno depois que “plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro”. Vamos combinar que plantar uma árvore é muito mais fácil do que as outras metas e ainda favorece o meio ambiente.

19. Evite alimentos congelados

Além de ser mais caro, esse tipo de alimento consome muito mais energia para ser produzido. Afinal, nada melhor do que uma comida fresquinha, não é mesmo?

20. Prestigie o pequeno comerciante

Quando você consome do comércio local e do pequeno produtor, movimenta a economia do seu bairro e também ajuda na diminuição da emissão de gás carbônico, visto que não será preciso realizar o transporte dos produtos.

21. Economize água

Água é vida, o recurso natural mais precioso e fundamental para a sustentabilidade do planeta, uma vez que aproximadamente 71% de sua superfície é composta por água, em seu estado líquido, sendo que mais 95% está nos oceanos, em sua versão “salgada” e não potável. Assim, adote alguns hábitos simples como fechar a torneira enquanto escova os dentes, se ensaboa no banho ou lava a louça.

Como podem observar, pequenas mudanças fazem toda a diferença e ainda geram economia!

Então!!! Vamos implementar essas dicas em nossa rotina? Iniciar o novo ano com escolhas que geram impactos positivos no mundo?

Feliz 2021!!! Saúde e Paz!!!

Eleine Bélaváry é moradora do Morumbi, bióloga e Sócia proprietária da Connexion Negócios Sustentáveis

Imagem destacada da Publicação

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Artigos recomendados