A arte é uma necessidade humana!

Dolce Arte

Amanda Sanzi

Sempre saudável e benéfica para nossa alma

Afinal, a arte está cravada na história da humanidade desde o período pré-histórico, com as primeiras manifestações artísticas de pinturas rupestres realizadas em paredes, tetos e outras superfícies de cavernas e abrigos rochosos, ou mesmo sobre superfícies rochosas ao ar livre. A arte sempre esteve presente significativamente no cotidiano do homem. Absolutamente ela pode ser considerada como sendo uma necessidade de expressão do ser humano, surgindo como fruto da relação homem/mundo.

Por meio das manifestações da arte, assim como a pintura, a música, o cinema, teatro, dança, escultura, fotografia, literatura, HQ, jogos eletrônicos e arte digital a humanidade expressa suas necessidades, ideias, ideologias de culturas e etnias, e desta forma, ela se torna fundamental para a compreensão e entendimento da sua própria história e do mundo. 

Impressão de mãos, Caverna de Cargas, França, c. 25000 a.C.
Representações de bisões e cervos na grande sala da Caverna de Lascaux, França, c. 17000 a.C.

Para o escritor austríaco Ernst Fischer (1899-1972) em seu livro “A Necessidade da Arte” (1959), a arte é a própria realidade social, é a representação do momento, e ao menos que ela queira ser infiel à sua função social, precisa mostrar o mundo como passível de ser mudado, e fazer a sua função para ajudar a mudá-lo.

Definitivamente a sociedade a humanidade precisa de arte e de artistas. O artista por sua vez, deve ser fiel a sua função social. Cabe a ele, educar a sociedade para que ela possa despertar para uma compreensão apropriada da arte.

Jornalista e escritor austríaco Ernst Fischer
Apreciando Arte | Fonte: Site PxHere

Desta forma, finalizo o tema concordando com o excelente pensamento de Fischer. “A arte capacita o homem para compreender a realidade e o ajuda não só a suportá-la, como a transformá-la, aumentando-lhe a determinação de torná-la mais humana e mais hospitaleira para a humanidade”.

Espero que tenham curtido!

Amanda Sanzi é artista visual, moradora do Morumbi e expressa sua compreensão do mundo através de suas obras!

amandasanzi.com

Amanda recomenda:

Imagem destacada da Publicação

Impressão de mãos, Caverna de Cargas, França, c. 25000 a.C.

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Artigos recomendados

4 Comments

  1. Sensibilidade em sua análise! Espero por ti aqui sempre! Respire Arte!

  2. Parabéns Amanda Sanzi, excelente texto!!!! Dolce Morumbi, que bela iniciativa abrir esse espaço para grandes talentos!!

    • Gratidão por sua apreciação. Espero por vc aqui no próximo! Respire Arte!

  3. A sensibilidade está a cada palavra .., e arte que vc cria 🙌🏻


Comments are closed for this article!