A arte é uma necessidade humana!

Dolce Arte

Amanda Sanzi

Sempre saudável e benéfica para nossa alma

Afinal, a arte está cravada na história da humanidade desde o período pré-histórico, com as primeiras manifestações artísticas de pinturas rupestres realizadas em paredes, tetos e outras superfícies de cavernas e abrigos rochosos, ou mesmo sobre superfícies rochosas ao ar livre. A arte sempre esteve presente significativamente no cotidiano do homem. Absolutamente ela pode ser considerada como sendo uma necessidade de expressão do ser humano, surgindo como fruto da relação homem/mundo.

Por meio das manifestações da arte, assim como a pintura, a música, o cinema, teatro, dança, escultura, fotografia, literatura, HQ, jogos eletrônicos e arte digital a humanidade expressa suas necessidades, ideias, ideologias de culturas e etnias, e desta forma, ela se torna fundamental para a compreensão e entendimento da sua própria história e do mundo. 

Impressão de mãos, Caverna de Cargas, França, c. 25000 a.C.
Representações de bisões e cervos na grande sala da Caverna de Lascaux, França, c. 17000 a.C.

Para o escritor austríaco Ernst Fischer (1899-1972) em seu livro “A Necessidade da Arte” (1959), a arte é a própria realidade social, é a representação do momento, e ao menos que ela queira ser infiel à sua função social, precisa mostrar o mundo como passível de ser mudado, e fazer a sua função para ajudar a mudá-lo.

Definitivamente a sociedade a humanidade precisa de arte e de artistas. O artista por sua vez, deve ser fiel a sua função social. Cabe a ele, educar a sociedade para que ela possa despertar para uma compreensão apropriada da arte.

Jornalista e escritor austríaco Ernst Fischer
Apreciando Arte | Fonte: Site PxHere

Desta forma, finalizo o tema concordando com o excelente pensamento de Fischer. “A arte capacita o homem para compreender a realidade e o ajuda não só a suportá-la, como a transformá-la, aumentando-lhe a determinação de torná-la mais humana e mais hospitaleira para a humanidade”.

Espero que tenham curtido!

Amanda Sanzi é artista visual, moradora do Morumbi e expressa sua compreensão do mundo através de suas obras!

amandasanzi.com

Amanda recomenda:

Imagem destacada da Publicação

Impressão de mãos, Caverna de Cargas, França, c. 25000 a.C.

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Artigos recomendados

Comentários

  1. Sensibilidade em sua análise! Espero por ti aqui sempre! Respire Arte!

  2. Parabéns Amanda Sanzi, excelente texto!!!! Dolce Morumbi, que bela iniciativa abrir esse espaço para grandes talentos!!

    • Gratidão por sua apreciação. Espero por vc aqui no próximo! Respire Arte!

  3. A sensibilidade está a cada palavra .., e arte que vc cria 🙌🏻


Deixe uma resposta