A importância das atividades físicas para o desenvolvimento psicomotor na Educação Infantil

Por Gabriela Molinari Fontenla

O movimento está presente em nós desde a concepção e durante toda a vida. É a manifestação fundamental de desenvolvimento do homem, que possibilita nos relacionarmos com o mundo e com os demais.  Nosso corpo, com seus movimentos, é um maravilhoso instrumento por meio do qual realizamos tudo o que podemos: fazer conhecer o mundo, os objetos, realizar ações, conhecer e relacionar-se com as pessoas.

A criança desde pequena usa o corpo como meio de se relacionar com o mundo e com os outros, por essa razão o papel da Educação Física na Educação Infantil se faz importante como um espaço para que a criança brinque com a linguagem corporal, com o corpo e com o movimento, organizando sua capacidade motora, facilmente observável, devido a aprendizagem estar vinculada à experiência prática.   Mas, na Educação Física infantil o desenvolvimento integral da criança também é considerado em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e suas relações sociais.

Trabalhamos proporcionando oportunidades para que tenham experiências positivas e um crescimento sadio, desenvolvendo as várias habilidades e padrões fundamentais de movimento como locomoção, manipulação e equilíbrio, já que não são inatos, mas sim adquiridos ao longo da vida, movimentos que devem ser explorados e vivenciados, porque são eles que constituem a base da aquisição motora posterior.

Dentro do ambiente escolar, brincar com o corpo e o movimento possibilita contato com a cultura dos jogos, brincadeiras, danças, ginásticas, sempre dentro de um contexto lúdico para a ação educativa na infância. Os jogos e brincadeiras são fontes inesgotáveis para uma efetiva construção do conhecimento quando articuladas aos conteúdos escolares, possibilitando à criança apropriar-se de conhecimentos e habilidades no âmbito da linguagem, da cognição, dos valores e da socialização.

A utilização das brincadeiras e jogos são planejadas e executadas com objetivos, conteúdos, procedimentos de ensino e avaliação adequados e sistematizados, para que possam garantir que o desenvolvimento seja atingido da melhor maneira possível.

Não podemos deixar de ressaltar que a diversidade motora advinda de sua experiência familiar ou até mesmo por suas características motoras, enriquecem o convívio possibilitando trabalharmos na Educação Física com as diferenças entre corpo e singularidade motora de cada criança.

Durante o período de pandemia, nós professores de Educação Física, tivemos a responsabilidade de colocar nossas crianças em atividade no ambiente doméstico, permanecendo com o olhar avaliativo na evolução do aprendizado, incluindo novas estratégias de aula, ajustando sempre que necessário, pois refletir, avaliar, contextualizar, agir e experimentar são fundamentais neste tempo de adaptações. Com tudo isso, percebemos ainda mais a importância do papel que a cultura do movimento humano traz como benefício para nossa saúde, se realizada de forma organizada, planejada e que atenda às demandas de nosso corpo: estar ativo mentalmente e fisicamente.

A Educação Física, desde o ensino infantil até o ensino médio, visa conscientizá-los de suas obrigações como cidadãos, educar para uma vida ativa e saudável, conscientizando-as desde pequenas sobre hábitos saudáveis, mediadas por uma prática corporal diária e ativa, decorrente das relações educacionais entre a criança, educação, educação física e o mundo.

Desta forma o “time” de especialistas em Educação Física do Colégio Anglo Morumbi trabalha pela diversidade de conhecimentos e atuações, que visa contribuir na construção de uma educação de melhor qualidade para as crianças, na formação de cidadãos mais humanos, saudáveis e felizes.

Gabriela Molinari Fontenla é Profa. Dra. em Educação e Professora de Educação Física do Colégio Anglo Morumbi

@molinarigabi

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-abril-2021-banner (1)
vinheta-abril-2021-banner (2)
vinheta-abril-2021-banner (3)
vinheta-abril-2021-banner (4)
vinheta-abril-2021-banner (5)
vinheta-abril-2021-banner (6)
vinheta-abril-2021-banner (7)
vinheta-abril-2021-banner (8)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta