A importância das soft skills nos momentos de crise

Por Camila de Aguiar

Empatia, colaboração, flexibilidade e inteligência emocional. De acordo com a especialista em desenvolvimento humano Susanne Anjos Andrade, em entrevista para a Forbes, essas são as principais habilidades que devemos cultivar para enfrentar e superar os períodos de crise.

Já para a empresa Spring Professional, especialista em recrutamento nível sênior, acrescentam-se à inteligência emocional e flexibilidade também a criatividade, o pensamento crítico e a comunicação como características fundamentais para se destacar no mercado em 2020.

Perceba: não estamos falando sobre hard skills. Quem sairá fortalecido do baque econômico e social causado pela pandemia são profissionais que se destacam por conta de suas competências comportamentais.

Tendência de mercado

Essa é uma tendência percebida desde a virada do século, mas ganhou muito mais força nos últimos anos. Se formos analisar as pesquisas pelo tema “soft skills” no Brasil desde 2004, a curva de interesse pelo tema se mantém a partir de 2011 e, em seguida, cresce vertiginosamente a partir de 2017, com pico de buscas em 2020.

O que mudou neste cenário que fez com que a soft skills realmente fossem determinantes na hora de uma contratação?

O fato de que em tempos de crise, o diferencial é você.

A maior parte das áreas do mercado de trabalho está bem abastecida de profissionais que dominam a técnica – ou a base formal para aprendê-la em módulos oferecidos dentro das próprias empresas. Inteligência emocional e outras habilidades e valores sensíveis são muito mais difíceis de serem aprendidos, e por isso são tão desejados na hora de uma contratação.

Quando nós mesmos tiramos o foco das nossas competências formais e compartilhadas, como títulos e diplomas, e focamos naquilo que realmente temos de único, que é a nossa narrativa pessoal e conjunto de habilidades, fica mais fácil fazer com que seu público compreenda por que você é a melhor escolha, ao invés de outro profissional que exerça a mesma função.

Hoje, você tem consciência de quais são suas competências comportamentais?

Compartilhe seus comentários e até uma próxima!

Camila de Aguiar é empreendedora e estrategista em Branding Pessoal. Sua formação profissional passa pelos títulos de Personal Branding como estratégia na gestão de carreira pela Ilana Berenholc Personal Branding – CLI e Self and Professional Coach pelo IBC; consultora de imagem pelas Belas Artes, Master em Neuroestratégia e Pensamento Transversal, MBA em Marketing, Branding e Growth pela PUCRS

Acompanhem em breve!

Lançamento do Livro “Encontre Sua Marca”, que terá a colaboração de diversos autores, entre eles, Camila de Aguiar.

O Livro “Encontre Sua Marca” é um projeto idealizado por Daniela Bacelar (@danielabacelaroficial). Saiba mais:  Livros Que Marcam 

Este artigo é um oferecimento de
Touchédigital Marketing OnLine
Inteligência em Marketing Digital

touche-presenca-online-jan21-(2)
touche-presenca-online-jan21-(3)
touche-presenca-online-jan21-(4)
touche-presenca-online-jan21-(5)
presenca-online-campanha-touche (6)
Anterior
Próximo

Imagem destacada da Publicação

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-abril-2021-banner (1)
vinheta-abril-2021-banner (2)
vinheta-abril-2021-banner (3)
vinheta-abril-2021-banner (4)
vinheta-abril-2021-banner (5)
vinheta-abril-2021-banner (6)
vinheta-abril-2021-banner (7)
vinheta-abril-2021-banner (8)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta