Mitos e verdades da organização

Luciana Lauria

Organização é um assunto que gera dúvidas, concordâncias, discordâncias e curiosidades.

Para algumas pessoas o tema foi abordado lá na infância como forma de castigo. Quem já ouviu a frase – “Arruma sua cama ou não vai sair para brincar!” entende bem o que estou falando.

E a história de pais organizados só podem criar crianças organizadas? Mito absoluto!

Organização é um hábito racional que causa emoções. Isso é um fato! Para organizar o ambiente que se vive (seja ele residencial ou corporativo) é preciso parar para entender como as pessoas que ali estão vão se comportar para acessar os objetos. De maneira geral, é preciso fazer uma triagem, agrupar os objetos da mesma família, dispor da maneira de melhor acesso e ao final identificar. Feito esse processo é só manter! Tirou, devolveu! Tudo isso visa praticidade, agilidade e ganho de tempo!

Para algumas pessoas isso é algo possível de se praticar desde a tenra idade de maneira natural. Não é preciso policiar o comportamento.

Para outras pessoas é preciso trabalhar diariamente suas atitudes para que consiga um resultado real.

Alguns mitos podem atrapalhar você a ter uma vida mais ordeira!

Vamos a eles:

Quem é organizado nasce assim! MITO

Organização é um hábito! Organize um espaço de uso diário (como seu closet, por exemplo). Vivencie como o resultado dessa organização facilita sua rotina. Leve esse processo para outras áreas da sua vida e sinta a diferença.

Organizar muda a rotina e facilita a vida. VERDADE

Imagine precisar encontrar um objeto em no máximo 2 minutos? Se cada vez que você precisa de algo rapidamente encontra sua tarefa é concluída com sucesso e você já está apto para outra atividade ou para simplesmente descansar. Ficar horas revirando gavetas e armários deia você irritado e roupa tempo precioso de execução de tarefas.

Crianças são teimosas e não sabem organizar. MITO

Ensinar é uma tarefa de paciência e persistência. Quanto antes começar a mostrar para as crianças que elas podem brincar, mas ao terminar devem guardar tudo, melhor! Se forem maiores, logo que começarem a brincar, avise que 30 minutos antes de encerrar as atividades elas irão guardar os brinquedos. Deixá-los cientes dos limites de horário e que eles serão os responsáveis pela ordem do ambiente é ensinar duplamente: respeito ao horário estipulado e guardar tudo no lugar ao final das brincadeiras. Se já estiverem na idade de brincar com amigos, inclua os colegas nessa atividade.

Ambientes organizados permitem que todos os usuários sejam independentes. VERDADE

A casa ou empresa organizada permite que os usuários não fiquem dependentes de uma pessoa para saber onde as coisas estão. Quando os objetos estão armazenados numa lógica que atenda às necessidades de uso não é preciso esperar por ninguém para encontrar o que se procura. Isso é libertador!

Manter ordem é facilitar a vida. Mergulhar em montes de objetos, roupas ou papéis quando se busca algo é perda de tempo, exaustivo e irritante!

Sem contar que visualmente é muito mais agradável ver tudo bem-organizado. Traz uma sensação leve só de olhar!

Experimente!

Até a próxima!

Luciana Lauria é Personal Organizer por amor ao propósito da organização, casada, mãe de uma linda moça e moradora do Morumbi.
WhatsApp: +55 11 99381 2327
Você pode também saber um pouco mais desse universo em suas redes sociais.

Imagem destacada da Publicação

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-abril-2021-banner (1)
vinheta-abril-2021-banner (2)
vinheta-abril-2021-banner (3)
vinheta-abril-2021-banner (4)
vinheta-abril-2021-banner (5)
vinheta-abril-2021-banner (6)
vinheta-abril-2021-banner (7)
vinheta-abril-2021-banner (8)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta