Uma era na qual a vídeo comunicação mudou a forma de se comunicar

Paula Rotta Assis

A forma como as pessoas passaram a se comunicar com o mundo mudou. Entramos em uma nova era de trabalho e, com certeza, sem retorno para o passado não tão distante.

Há alguns anos se falássemos que seria possível realizar um evento incrível online ou uma conferência para discutir assuntos importantes, provavelmente poucos dariam crédito. Mas fato é que a pandemia acelerou o avanço tecnológico e hoje isso é mais que possível, é ESSENCIAL.

Um vírus invisível foi o responsável por revolucionar a forma de comunicação do mundo inteiro, em 2020 vivenciamos uma mudança radical na forma de trabalho, quando a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou a pandemia devido ao Covid-19 e as pessoas passaram a ficar em quarentena dentro de casa. E inevitavelmente novos aplicativos para vídeo comunicação foram surgindo.

E o que mais chama atenção em tudo isso é a mudança de mindset dos gestores de empresas que rapidamente tiveram que se adaptar para a capacidade de trabalhar remotamente e repensarem nas operações do dia a dia para garantir a continuidade de seus negócios.

Imagem por Gabriel Benois em Unsplash

Mas tudo isso foi possível graças às plataformas de comunicação em vídeo, que facilitam o dia a dia. Hoje, a vídeo comunicação capacitou as pessoas a alcançar mais e criar uma cultura conectada.

As empresas por trás dessa revolução assumiram a responsabilidade de fazer o melhor para ajudar os clientes nestes tempos sem precedentes com tecnologia confiável, acesso expandido e atendimento ágil.

A forma como as pessoas passaram a se comunicar com o mundo mudou. Entramos em uma nova era de trabalho e o problema mais comum nas empresas continua sendo a FALHA NA COMUNICAÇÃO.

Mas não são apenas as empresas que são impactadas. Os problemas por falhas na comunicação podem acontecer em todas as relações, sejam elas de trabalho ou até mesmo nas pessoais.

É por isso que tanto se fala em uma comunicação assertiva, mas como aplicá-la para relações à distância?

Imagem por Charles Deluvio em Unsplash

Entenda mais detalhes sobre ela e como colocá-la em prática com 4 dicas:

  • Entenda o que é Comunicação Assertiva

A comunicação assertiva está mais relacionada ao conceito de uma comunicação que é feita de forma clara, segura e que não causa dúvidas no receptor, ou seja, você pode até se comunicar com uma mensagem correta. Porém, isso não quer dizer que o seu público vai entender completamente ou não terá dúvidas.

  • Deixe sua câmera aberta durante a videoconferência

Para tornar a experiência da videoconferência ainda mais pessoal e parecida com uma reunião presencial, faça o possível para participar com a sua câmera ligada.

Para isso, vale reforçar que o ambiente em que você está fará parte da sua imagem e pode até mesmo interferir na sua comunicação, por isso, não esqueça de organizar o local onde seu computador está e verifique ao redor se não há algo estranho que pode aparecer no vídeo e desfocar a atenção dos outros participantes.

  • Fique no “mute” enquanto não estiver falando

Para tornar a comunicação ainda mais assertiva e melhor, não se esqueça de deixar seu microfone no mudo quando você não estiver falando. Isso evita que ruídos indesejados sejam ouvidos pelos outros participantes da videoconferência.

Muitas vezes, quando estamos trabalho em formato home office, barulhos indesejáveis podem aparecer e nós não temos o controle de tudo. Eles podem ser: carros passando na rua, telefone, campainha, animais, crianças, etc. Por isso, se você puder evitar que estes barulhos sejam passados para a videoconferência, sem dúvidas a comunicação será bem melhor.

  • Seja Compreensivo

Além da empatia que citamos no exemplo anterior, é importante destacar também que nem todas as pessoas se sentem confortáveis em abrir suas câmeras e aparecer em videoconferências. Por isso, se existir alguém com este perfil presente na reunião, seja compreensivo e abra a opção de conversar também pelo chat que está presente nas ferramentas de reunião online ou mesmo mude o formato para uma reunião apenas por voz. Assim, é possível evitar constrangimentos da equipe e colegas de trabalho.

Imagem por Beci Harmony em Unsplash

A comunicação assertiva é uma técnica que precisa ser treinada e desenvolvida.

Algumas pessoas têm mais habilidades naturais para lidar com ela do que outras. Mas, com a rotina diária de trabalho, se não for aperfeiçoada, a comunicação pode cair no “modo automático”, sendo levada para um outro caminho.

Ela está diretamente ligada com a eficiência com que uma mensagem é transmitida e compreendida. Este é um gargalo desafiador para muitas empresas. Afinal, a comunicação interna é um fator que se envolve com várias funções dentro do ambiente corporativo.

 

Paula Rotta Assis é co-fundadora da PRA Consult, uma consultoria de negócios que atende pequenas e médias empresas em projetos de Recursos Humanos, Contábeis, Financeiros e assessoria Executiva. É graduada em Gestão de Recursos Humanos e atua no mercado corporativo há mais de 10 anos liderando equipes e projetos na obtenção de suas metas e resultados.

Este artigo foi sugerido também por Touchédigital Marketing OnLine
Inteligência para Marketing

abrakadabra-banner
touche-presenca-online-jan21-(2)
touche-presenca-online-jan21-(3)
touche-presenca-online-jan21-(4)
touche-presenca-online-jan21-(5)
presenca-online-campanha-touche (6)
Anterior
Próximo

Imagem destacada da Publicação

Imagem por Dylan Ferreira em Unsplash

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-abril-2021-banner (1)
vinheta-abril-2021-banner (2)
vinheta-abril-2021-banner (3)
vinheta-abril-2021-banner (4)
vinheta-abril-2021-banner (5)
vinheta-abril-2021-banner (6)
vinheta-abril-2021-banner (7)
vinheta-abril-2021-banner (8)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados