O poder da música no desenvolvimento cerebral da criança

Por Tatá Martinelli

Ainda na barriga, o bebê tem contato com o primeiro som que vem a acalmá-lo e auxiliá-lo na sua formação: o som rítmico das batidas do coração da mamãe! Antes de nascer o bebê, já escuta.

No nascimento, alguns de seus milhões de neurônios aguardam para serem conectados, esperando por um estímulo para se integrarem ao circuito cerebral.

Pois bem, se o feto já escuta desde o quarto mês de gestação, a música certamente influencia por meio do estímulo auditivo, sendo assim, desenvolve o pensamento.

É sabido que bebês expostos à música tendem a ser mais tranquilos, com um sentido de curiosidade mais aguçado, inteligência criativa e imaginação.

A capacidade musical fica no hemisfério direito do cérebro e a capacidade de linguagem no hemisfério esquerdo.

Como aprendemos a falar ouvindo, não é difícil perceber a relação existente entre os hemisférios, possibilitando à criança um desenvolvimento linguístico e habilidade motora superiores à média, capacidade espacial, conexão entre a parte racional e emocional. Além de ampliar a concentração, a música potencializa a criatividade e favorece o desenvolvimento emocional.

Aplicada em sala de aula, favorece o raciocínio, a criatividade, a autodisciplina, desperta a consciência rítmica e estética, desenvolve a linguagem oral, a afetividade, a percepção corporal e espacial além de promover a socialização e trazer muita alegria aos nossos dias.

Em nossas aulas semanais de musicalização infantil no colégio Anglo Morumbi fazemos brincadeiras rítmicas cheias de canto, dança e expressão corporal, onde as crianças têm a oportunidade de desenvolver essas habilidades de uma forma divertida, lúdica e espontânea pela socialização.

A música exalta o espírito humano!

Imagens fornecidas pelo Anglo Morumbi

Tatá Martinelli é professora de musicalização infantil, cantora e compositora

@tatissimamartinelli

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-abril-2021-banner (1)
vinheta-abril-2021-banner (2)
vinheta-abril-2021-banner (3)
vinheta-abril-2021-banner (4)
vinheta-abril-2021-banner (5)
vinheta-abril-2021-banner (6)
vinheta-abril-2021-banner (7)
vinheta-abril-2021-banner (8)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta