Eternamente namorados

Oferecimento Recanto Santa Rita

É no 12 de junho que comemoramos o namoro! Sim, a união de pessoas que percebem que precisam uma da outra. Que se sentem metades de algo e que lhes falta a outra metade que veem na outra pessoa. São sentimentos que transcendem afeição ou simpatia. Vão além! É amor! É entrega, cumplicidade e compromisso. É ser o eu no outro e ter o outro em meu ser. O sentimento e a alegria de namorar é algo que não cansamos de querer explicar e dar significados, mas ao mesmo tempo, reconhecemos que é algo inexplicável. Como diz Cazuza, “só entende quem namora”.

A história sobre a data da comemoração aos namorados é cheia de versões. E para nós, brasileiros, uma pitada de ironia em nossa exclusiva data do dia 12 de junho. Sim. Somos os únicos no mundo que celebramos neste dia!

A tradição nasce na cultura anglo saxã ainda na idade média. Basicamente no mundo inteiro, o namoro é celebrado no dia de São Valentim, 14 de fevereiro (Valentine’s Day), data da morte do bispo Valentim que lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes. Quando descobriram que ainda celebrava casamentos, apesar da proibição do imperador, foi preso e condenado à morte. Na prisão recebia flores e bilhetes de muitos jovens dizendo que acreditavam no amor e lá mesmo ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, como um milagre, devolveu-lhe a visão. Momentos antes de ser executado, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.

Este dia, 14 de fevereiro, é véspera da data na qual era também celebrada uma festa pastoral da Roma Antiga para purificar a cidade, promovendo a saúde e a fertilidade, a Lupercalia.

Uma versão bem curiosa, também vinda da Idade Média, conta que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros e os namorados usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da pessoa amada. Já nos anos 1840, nos Estados Unidos, nascia a tradição de se enviar cartões que se espalhou pelo mundo todo, e logo símbolos de corações e cupidos foram agregados ao rito.

A história da data no Brasil é mais peculiar. E irônica. Marcada para ser no dia de Santo Antônio, considerado o santo casamenteiro, foi escolhida pelo pai do hoje governador de São Paulo, João Agripino da Costa Doria Neto! Ele foi publicitário e em 1940 criou um slogan para uma conceituada loja da época para incrementar as vendas em junho, que não tinha nenhum feriado ou data significativa até então. Com a frase “não só com beijos que se prova o amor” ele encampou uma massiva campanha publicitária que incentivava também a compra de algo para a namorada ou o namorado. Desde então, a data e a tradição da troca de presentes pegaram e se tornaram tradicionais aqui pelos trópicos.

É curioso conhecermos como nascem as tradições e a cultura que vivemos no hoje, claro. Mas independente disso, celebrar não apenas o amor, mas sua prática quando namoramos, é celebrar vida com alegria e emoção. E o resultado disso não é apenas prazer ao final das contas. É construir laços fortes o bastante para atravessarmos a vida com quem nos apaixonamos num primeiro momento e passamos a amar dali para a frente, espantando a solidão e o medo, colocando em seus lugares, companhia e coragem.

Somos um todo quando somos dois. Feliz Dia dos Namorados aos eternos apaixonados e para os que não se cansam em fazer o amor estar sempre presente.

Marlene Vargas Mairena Lutfi

Há 28 anos surgia o Recanto Santa Rita, local idealizado pela proprietária e diretora executiva Marlene Vargas Mairena Lutfi, que através de muito trabalho e dedicação, fez de seu sonho a realidade de muitos casais. Hoje o Recanto é referência no mercado de eventos para casamentos. Privilegiado por sua localização, atende os mais diversos e exigentes públicos, da grande São Paulo e litoral paulista, realizando casamentos, bodas, festas de aniversário e eventos corporativos. Cada evento recebe uma identidade diferente para que cada momento seja único. Com magia, profissionalismo, excelência e sofisticação o Recanto traz tranquilidade, requinte e segurança para quem opta em casar-se no campo, com infraestrutura que se adequa a qualquer clima, podendo acontecer em dias de sol ou com chuva, com três opções de altar. Seja sobre o deck da represa, no altar da piscina atravessando a passarela de cristal ou sob a cúpula. O Recanto faz os sonhos dos casais se concretizar atendendo com uma equipe altamente treinada e especializada. Tudo acompanhado de cardápios personalizados, assinado por chefs renomados e uma decoração impecável que nos faz transportar para um cenário de cinema.

Imagem destacada da Publicação

Imagem em 500px

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-abril-2021-banner (1)
vinheta-abril-2021-banner (2)
vinheta-abril-2021-banner (3)
vinheta-abril-2021-banner (4)
vinheta-abril-2021-banner (5)
vinheta-abril-2021-banner (6)
vinheta-abril-2021-banner (7)
vinheta-abril-2021-banner (8)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta