Por que ter um manifesto relacionado à sua marca?

Paula Rotta Assis

Marcas constroem confiança através de comportamentos. E os comportamentos devem basear-se em princípios claros. Esses princípios devem trazer o seu propósito para a vida, estabelecendo as diretrizes psicológicas claras dentro do qual sua marca opera.

Eles são, quando bem-feitos, um resumo inspirador da visão de mundo de sua organização.

O que é um manifesto de marca?

Texto escrito declarando publicamente as intenções, motivações e visões da marca. Embora nem toda empresa precise de um manifesto, pode ser uma ótima maneira de chegar à essência de uma marca.

A linguagem do manifesto incentiva e orienta colaboradores na medida em que compartilham a marca com o mundo, além de inspirar e conectar consumidores na interação com a marca.

Um manifesto fala na voz coletiva e na voz ativa.

Realmente grandes manifestos são agentes de mudança. Seus criadores estão buscando algo melhor e acham que você também deveria. Mas, como escrever um manifesto para sua empresa?

Se você está pensando que escrever o manifesto da sua empresa é uma daquelas atividades abstratas e que de nada tem a ver com a conversão dos conteúdos e, até mesmo, de vendas, então, você precisa ler este artigo até o final.

O manifesto é muito mais do que um discurso sobre os valores ou a missão da sua empresa. Na verdade, ele nada mais é do que uma introdução que vai dizer o motivo pelo qual a pessoa deve conhecer melhor a marca.

Para isso, o manifesto deve ser curto, efetivo e agradável de ler. Pode parecer uma tarefa fácil, mas, acredite, não é! Então mãos na massa com essas dicas para você escrever um manifesto assertivo:

O primeiro passo para escrever o manifesto da sua empresa é ter em mente o objetivo e o público que ele pretende atingir.

Com essa definição em mente vamos seguir 3 pilares:

  • ATRAIA A ATENÇÃO DO LEITOR

O manifesto da sua empresa tem como grande objetivo chamar a atenção do leitor, e para cumprir com esse objetivo, você precisará usar a empatia. Coloque-se no lugar da sua persona e imagine como ela se sente com o problema que precisa resolver.

  • QUAL A RAZÃO DA EXISTÊNCIA DA SUA EMPRESA

Agora você precisa explicar de forma objetiva e clara o motivo pelo qual a sua empresa existe. Em outras palavras, esse é o momento de falar qual o problema que vocês podem resolver e porque é tão importante tomar uma atitude a respeito dele.

  • EXPLIQUE COMO SUA EMPRESA PODE RESOLVER ESSE PROBLEMA

Agora que o leitor se identificou com o problema que foi apresentado, é chegado o momento de ele saber como a sua empresa pode ajudá-lo.

Essa tarefa também deve ser feita de maneira objetiva e clara, no entanto, vale dizer que o manifesto não é o momento de dar a “receita do bolo”, e sim, de criar expectativas no leitor.

Isso significa que você deve apresentar as razões pelas quais a pessoa deve entrar em contato com a empresa ou consumir os seus produtos e/ou serviços.

Algumas empresas podem achar desnecessário ter um manifesto de marca. Mas para aqueles que tentam se conectar com os consumidores em nível humano, aqueles que enfrentam os desafios do foco, ou aqueles que simplesmente precisam documentar o “porquê” da essência de seus negócios, um manifesto de marca pode ser uma parte humanizada do seu kit de ferramentas de identidade de marca.

Com as dicas que demos aqui, você vai conseguir escrever o manifesto da sua empresa e das ações de marketing de maneira muito mais eficaz e atrativa. Use esse aprendizado para potencializar as conversões do seu negócio e atrair leads muito mais qualificados!

Paula Rotta Assis é co-fundadora da PRA Consult, uma consultoria de negócios que atende pequenas e médias empresas em projetos de Recursos Humanos, Contábeis, Financeiros e assessoria Executiva. É graduada em Gestão de Recursos Humanos e atua no mercado corporativo há mais de 10 anos liderando equipes e projetos na obtenção de suas metas e resultados.

Este artigo foi sugerido também por Touchédigital Marketing OnLine
Inteligência para Marketing

touche-presenca-online-jan21-(2)
touche-presenca-online-jan21-(3)
touche-presenca-online-jan21-(4)
touche-presenca-online-jan21-(5)
presenca-online-campanha-touche (6)
Anterior
Próximo

Imagem destacada da Publicação

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-abril-2021-banner (1)
vinheta-abril-2021-banner (2)
vinheta-abril-2021-banner (3)
vinheta-abril-2021-banner (4)
vinheta-abril-2021-banner (5)
vinheta-abril-2021-banner (6)
vinheta-abril-2021-banner (7)
vinheta-abril-2021-banner (8)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta