Como desenvolver inteligência emocional para a carreira e para a vida em 4 passos

Especialista do CEBRAC dá dicas de como aplicar as soft skills

Segundo Daniel Goleman, jornalista científico e escritor do best seller “Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente”, o termo “inteligência emocional” se refere à capacidade de perceber, identificar, compreender e gerenciar nossos próprios sentimentos e emoções, assim como o sentimento de outras pessoas. De acordo com o relatório da Capgemini Digital Transformations Institute, a busca por profissionais com essas habilidades sociais aumentou consideravelmente. A pesquisa entrevistou 1.250 executivos pelo mundo e indicou que as aptidões mais procuradas em seus colaboradores são: foco no cliente (65%), colaboração (64%), paixão por aprender (64%) e habilidade organizacional (61%).

Jefferson Vendrametto, diretor de relações institucionais do CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos) e professor de mentoria para Startups e Empreendedores, afirma que o que mais elucida a importância da inteligência é que não basta o currículo ser impressionante se o candidato não tem postura profissional. “Nosso mundo exige pessoas que sejam competentes, mas que saibam deixar um ambiente harmônico. Profissionais que consigam lidar de forma madura com as críticas, com as pessoas e com o todo da empresa. Hoje, muitos são demitidos por não terem essa inteligência emocional que é primordial para o bom funcionamento da empresa. Pessoas felizes geram ambientes felizes e resultados melhores”.

Imagem por Maxime em Unsplash

Daniel Goleman, apresenta em seu livro uma estrutura de Inteligência Emocional que inclui quatro competências interconectadas para desenvolver sua inteligência emocional:

  • Autoconsciência: Ser capaz de reconhecer as maneiras pelas quais suas emoções afetam seu comportamento e como você interage com outras pessoas.
  • Autogestão: assumir o controle das emoções, para ter equilíbrio.
  • Consciência social: ser capaz de compreender o seu entorno social, inferindo os sentimentos de outras pessoas também.
  • Gestão de relacionamento: capacidade de se comunicar com eficácia, se relacionar com as pessoas e interagir bem, de forma a extrair o melhor das pessoas.

“Desenvolver nossas habilidades socioemocionais reluz em tudo o que fazemos, independente de sermos funcionários ou patrões. Para o profissional e o pessoal, nós no CEBRAC temos um módulo em todos os nossos cursos para a gestão, além de fornecer vários minicursos sobre softskills”, finaliza Jefferson Vendrametto.

O CEBRAC – Centro Brasileiro de Cursos – possui 26 anos de atuação no segmento educacional, e desde sua fundação, a rede de ensino tem sido responsável por formar profissionais para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. O CEBRAC tem como propósito qualificar e educar pessoas nos seus cursos profissionalizantes, por meio de sua metodologia própria e inovadora, ao qual utiliza a proposta da Construção Interativa, que une os princípios das Metodologias Ativas, Design Thinking, Desenvolvimento Humano Profissional e Empreendedorismo. O CEBRAC aprimora a postura profissional e empreendedora dos seus estudantes. Além disso, consegue proporcionar o encaminhamento de seus alunos para vagas no mercado de trabalho por meio da agência Cebrac Empregos. A Rede é pioneira em utilizar a Realidade Virtual em seus cursos, proporcionando experiência prática dentro da sala de aula. Com mais de 30 prêmios em sua história, o CEBRAC é a rede de ensino mais premiada do Brasil, destaque para o Selo de Excelência da ABF – Associação Brasileira de Franchising. São 86 unidades, presentes nas 5 regiões do país, para localizar um CEBRAC próximo a você, acesse: http://www.cebrac.com.br

Colaboração de Pauta:
Queissada Comunicação
Agência especializada em educação, publicidade/propaganda e esportes.
Juliana Queissada
+55 11 99813 6291
[email protected]
Verônica Andrade
+55 11 97468 1309
[email protected]

Imagem destacada da Publicação

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-abril-2021-banner (1)
vinheta-abril-2021-banner (2)
vinheta-abril-2021-banner (3)
vinheta-abril-2021-banner (4)
vinheta-abril-2021-banner (5)
vinheta-abril-2021-banner (6)
vinheta-abril-2021-banner (7)
vinheta-abril-2021-banner (8)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta