Quem é a Assessoria de Imprensa na fila da comunicação?

Por Marilucia Caramalac

Você já deve ter ouvido falar sobre assessoria de imprensa em algum momento do seu dia a dia. Para alguns, é uma velha conhecida, para outros, um mistério que, por vezes, se confunde com o trabalho de social media.

Mas, enfim, o que é isso afinal?

Para entender essa atividade, vamos primeiro conhecer o que são ferramentas de comunicação.

Sim, a comunicação, como qualquer outra atividade, tem as suas ferramentas que possibilitam a chegada da mensagem no público-alvo de maneira focada e certeira. Estamos falando de técnicas, canais e formas de linguagem que, juntos ou separados, permitem que sua empresa fale sobre um lançamento de produto, uma nova tecnologia, uma promoção ou um diferencial, por exemplo.

E seja qual for o meio utilizado, o objetivo é um só: divulgação. Afinal, quem não comunica, se complica, não é assim?

A importância da mensagem

Coloque aí nessa caixa as mais diversas ferramentas: e-mail, WhatsApp, rede social, publicidade, merchandising (embalagem, banners, cartazes),  promoção de vendas (brindes, degustações, eventos, mídia eletrônica (TV/ rádio), mídia web (blogs, jornais, influencers, canais de vídeo), mídia impressa (jornais, revistas) e assessoria de imprensa, entre outros.

Portanto, quando falamos de divulgação, o universo é infinito. Tudo o que possa lhe trazer uma mensagem é comunicação.

No universo do empreendedorismo, a forma com que nos comunicamos é vital para a construção de nossa imagem no mercado. Isso compreende desde a maneira como atendemos um telefone, respondemos a um e-mail/ WhatsApp, treinamos nosso pessoal até com o que está saindo a nosso respeito na mídia.

E, como se controla esse ambiente externo? Como conseguimos direcionar o tipo de informação que irá sair na mídia?

É aí que entra a nossa famosa assessoria de imprensa!

Jornalista x Assessor

A função dessa ferramenta, que surgiu no início do século XX, é promover o diálogo entre as mais diversas instituições e o público. Por meio dela, se estabelece o diálogo, a relação se humaniza e fica transparente.

Esse braço da comunicação é que intermedia os contatos entre a empresa ou instituição e a imprensa. Dessa conversa, surgem as notícias que lemos em nosso dia a dia.

É uma via de mão dupla. O jornalista tem pautas que interessam à sociedade que podem ser desde ‘a nova onda de produtos veganos’ até algo de grande impacto como ‘o sequestro de carbono na atmosfera’. O assessor de imprensa tem o que chamamos de ‘fontes’, para estes jornalistas. As fontes são as empresas, instituições e seus especialistas.

E, por meio dessa interação entre assessor e jornalista vai se criando uma relação de confiança e troca de informações. O assessor também sugere pautas, baseado nos conteúdos que o seu cliente tem que possa vir a se tornar um fato.

Os assuntos são os mais diversos. Pode-se falar de tendências, novas tecnologias, lançamentos que irão impactar em algo no mercado, dados de pesquisas, novas parcerias, aquisições, eventos ou serviços gratuitos, enfim, a lista é grande.

O importante é entender que o assessor deve sempre levar à imprensa algo que produza impacto público. Além disso, seu trabalho está focado em gerar credibilidade para o seu cliente, construindo e solidificando sua marca no mercado.

Trabalho de formiguinha

Estamos falando de um trabalho que envolve pesquisa (empresa, concorrentes, mercado e canais de comunicação que falam sobre esse nicho), produção de conteúdo (releases, notas, artigos), preparo do cliente para entrevistas, olhar afiado sobre as demandas que surgem nos meios de comunicação, divulgação e, muito importante, gerenciamento de crise.

O Assessor de imprensa é aquela pessoa que está por trás dos bastidores, orientando a empresa que atende sobre como agir diante de uma situação que desencadeie uma crise entre ela e o público. Pode ser desde um comentário infeliz em rede social, até um incêndio em uma fábrica.

Tudo o que possa afetar a imagem do cliente deve passar pela mão do assessor de imprensa. Isto porque, este profissional sabe como lidar com as palavras e com a imprensa. Ele entende qual é a melhor forma de se posicionar e de como as urgências e deadlines podem influir na imagem da empresa.

E é por isso que, na fila da Comunicação, a assessoria de imprensa, é extremamente crucial e estratégica. Ela pode, e deve, ser utilizada quando o objetivo é estabelecer vínculos ou fortalecer, relações e diálogos, seja com a com a comunidade ou com a mídia.

E nem só a grande empresa pode usufruir dessa ferramenta, ela é democrática, existe para muitos. A decisão sobre usar ou não, quando e como, deve estar alicerçada nas seguintes questões:

O que a minha empresa faz, produz, fabrica, desenvolve, tem algo que pode gerar interesse público?

Se a resposta for sim, há grandes chances da sua marca crescer no mercado com o trabalho de assessoria de imprensa.

Vou lhe dar alguns exemplos. Tenho um cliente que tem um app de lavagem automotiva. O assunto por si só não é uma pauta, mas, o fato de que ele trabalha com produtos ecológicos que dispensam o uso de água, em uma época racionar o consumo hídrico, pode sim gerar uma notícia.

Outro exemplo é um cliente que é economista e entende de diversos assuntos nessa área. Ele pode ser o especialista (fonte) que irá validar uma reportagem sobre tendência de consumo, por exemplo.

Digamos que meu cliente tem um restaurante e desenvolveu uma receita inovadora que não usa leite, por exemplo. Ele pode fazer parte de uma matéria que irá discutir o crescimento de produtos sem lactose.

Ou, o meu cliente está em um evento, como uma feira, e quer noticiar isso aos seus consumidores. Como assessor, procuro saber o que ele está trazendo de novidade para aquele nicho de mercado e vou pontuar seus benefícios, despertando a curiosidade das pessoas.

São inúmeros os casos em que um trabalho de relacionamento com a imprensa é a mola propulsora que leva uma marca ou uma imagem para o topo da lista. Os resultados aparecem com a continuidade e frequência. Uma ação de formiguinha que pede persistência, disciplina e foco. O resultado é muito sucesso.

Marilucia Caramalac é publicitária, trilíngue e especializada em marketing. Possui mais de 27 anos de experiência nas áreas de marketing e comunicação, com atuação em empresas nacionais e multinacionais. Atualmente dirige a M. Caramalac, consultoria voltada para planejamentos estratégicos de marketing, comunicação, eventos e relações públicas, com mais de 10 anos de experiência nestas áreas, que se destaca pela inovação em comunicação, através de campanhas baseadas em planejamento estratégico. Além disso, integra a rede Adam Network (https://adamnetwork.com.br/) 

Este artigo é um oferecimento de Touchédigital Marketing OnLine
Inteligência para Marketing

abrakadabra-banner
touche-presenca-online-jan21-(2)
touche-presenca-online-jan21-(3)
touche-presenca-online-jan21-(4)
touche-presenca-online-jan21-(5)
presenca-online-campanha-touche (6)
Anterior
Próximo

Imagem destacada da Publicação

Imagens fornecidas por Marilucia Caramalac

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-abril-2021-banner (1)
vinheta-abril-2021-banner (2)
vinheta-abril-2021-banner (3)
vinheta-abril-2021-banner (4)
vinheta-abril-2021-banner (5)
vinheta-abril-2021-banner (6)
vinheta-abril-2021-banner (7)
vinheta-abril-2021-banner (8)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados