A nova realidade nas entrevistas de emprego

Sua empresa está preparada?

Paula Rotta Assis

Com a popularização de tecnologias de vídeo baseadas na internet, as entrevistas de emprego online estão ganhando cada vez mais força.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo site de empregos Catho, quando o assunto é o uso de tecnologias para os processos de recrutamento, as empresas brasileiras parecem estar menos preparadas do que os profissionais.

O estudo constatou que 92,1% dos profissionais brasileiros gostariam de fazer entrevista online, enquanto 67,7% das empresas do país nunca utilizaram o recurso. Apesar desse atraso por parte das companhias, 83,5% delas disseram acreditar que o uso das entrevistas online em alguma etapa do processo de seleção é uma tendência.

É importante ressaltar que ter um profissional capacitado para realizar isso é sem dúvidas muito importante, seja ele no próprio RH da empresa ou seja ela como prestador de serviços. Esse profissional capacitado vai auxiliar empresas a otimizar seu tempo utilizando ferramentas que estão disponíveis pela internet, e transformar a o processo de seleção tão produtivo quanto se fosse presencial, e para isso o entrevistador precisa ter técnica e feeling.

Quando questionadas sobre as vantagens da entrevista online, 33,9% das empresas avaliam a flexibilidade de data e horário como a principal, enquanto 29,2% entendem a redução no tempo do processo como mais vantajosa. A otimização do filtro de candidatos também foi citada por 18,8% das empresas entrevistadas.

Uma dica bastante produtiva para deixar o candidato mais confortável com esse novo ambiente, é montar um fundo personalizado: colocar o logo da empresa, mensagem de boas-vindas e frases de motivação. Deixar exposto detalhes da vaga, como eu fiz no exemplo (bem básico) da foto acima. Os detalhes fazem toda diferença quando você usa da sua criatividade e ama o que faz!

Paula Rotta Assis é co-fundadora da PRA Consult, uma consultoria de negócios que atende pequenas e médias empresas em projetos de Recursos Humanos, Contábeis, Financeiros e assessoria Executiva. É graduada em Gestão de Recursos Humanos e atua no mercado corporativo há mais de 10 anos liderando equipes e projetos na obtenção de suas metas e resultados.

Este artigo foi sugerido também por Touchédigital Marketing OnLine
Inteligência para Marketing

abrakadabra-banner
touche-presenca-online-jan21-(2)
touche-presenca-online-jan21-(3)
touche-presenca-online-jan21-(4)
touche-presenca-online-jan21-(5)
presenca-online-campanha-touche (6)
Anterior
Próximo

Imagem destacada da Publicação

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-abril-2021-banner (1)
vinheta-abril-2021-banner (2)
vinheta-abril-2021-banner (3)
vinheta-abril-2021-banner (4)
vinheta-abril-2021-banner (5)
vinheta-abril-2021-banner (6)
vinheta-abril-2021-banner (7)
vinheta-abril-2021-banner (8)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados