O jovem está se preparando para aposentar?

Especialista dá dicas do que fazer hoje para ter previdência com tranquilidade

São seis em cada dez brasileiros que não se preparam para a aposentadoria, de acordo com uma pesquisa da CNDL/SPC Brasil, Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, e o Banco Central. Os dados trazem também que 75% dos jovens da Geração Z não se preparam para essa época da vida.1

De acordo com o coordenador do curso de Administração de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera, José Amaro, são muitos motivos do porquê o jovem não se previne. “Mesmo com renda, o brasileiro hoje não é instruído para pensar na velhice e até mesmo no óbito. Sem esse conhecimento, é muito comum ouvir que não tem planejamento para esse tipo de investimento, ou se acham jovens demais para pensar no assunto.”

Existem algumas dicas que o jovem pode levar em consideração, se já tem uma renda própria fixa, para começar os investimentos. “Antes de tudo, separe sempre uma quantia por mês, mesmo que pequena, para imprevistos e emergências”, indica o coordenador. “Depois, verifique a lei vigente de aposentadoria para conseguir se planejar para o futuro com algo real em mãos”.

ORGANIZE SEUS GASTOS

“Muitas vezes a pessoa que diz que não tem como investir numa previdência porque não tem noção do que gasta e do que sobra, portanto, organize suas finanças. Liste todos os seus gastos para que se conheça financeiramente, assim, no fim do mês, vai conseguir entender com o que mais gasta, com o que menos gasta e o que pode ser ajustado. Importante também fazer o controle dos débitos para que sempre saiba quanto possui”, explica Amaro.

Após todo o processo e sabendo com o que está gastando mais, o indicado é estabelecer metas para que diminua essa atividade. “Por exemplo, se está gastando mais comida fora de casa, veja se é possível comer em casa, levar comida, ou até mesmo renegociar os benefícios da empresa, caso tenha. A reeducação financeira tem corte de custos sim, mas é importante fazê-los com sabedoria”.

Esse planejamento inicial é muito importante para que consiga cuidar do seu futuro investimento.

INVISTA NA CARREIRA

Investir na carreira e educação é algo que, a longo prazo, vai te trazer mais benefícios e, consequentemente, mais conforto financeiro. Por isso, o especialista explica que “esse é um custo que não é gasto, é investimento, mas lembre-se que ele precisa caber no seu bolso hoje, então tenha discernimento”.

OBJETIVOS FINANCEIROS

Ter objetivos claros e reais é uma atividade importante para a organização das finanças, isso faz com que o jovem enxergue onde está, para onde vai e o caminho que irá caminhar. “Se eu quero ter uma certa quantia para a minha viagem de fim de ano, preciso pensar quanto eu tenho e quanto preciso guardar por mês, certo? Tenha em mente este pensamento para sua aposentadoria e ajuste com a sua realidade”.

  • ESCOLHA O MELHOR INVESTIMENTO

    “Pesquise, pesquise e pesquise. Ligue para agências e para o seu banco para entender o assunto”. Essa é a dica do professor Amaro na hora de entender os investimentos que são possíveis fazer. São diversos estabelecimentos que oferecem esse tipo de planejamento a longo prazo.

    “Existe, por exemplo, o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) é um plano indicado para quem é isento ou faz a declaração do Imposto de Renda (IR) de forma simplificada. Enquanto isso, o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) é ideal para quem preenche o formulário completo do IR. Além dessas duas categorias, ainda é possível escolher qual o regime tributário de cada um dos planos. O regime pode ser regressivo (quando a alíquota diminui ao longo do tempo) ou progressivo (quando o a tributação aumenta conforme o valor)”.

    CONSTÂNCIA NOS INVESTIMENTOS

    Todos os meses o jovem irá realizar, então, um aporte no investimento. Isso quer dizer que todo mês irá depositar um valor ao investimento e é importante que sejam regulares e com o mesmo peso. O coordenador explica que “se este mês você tem mais que o valor que geralmente investe, guarde este extra como emergências ou para outros planos, não é necessário zerar a conta. Assim, se em algum mês faltar para chegar na quantia, vai saber de onde tirar para manter uma constância nos aportes.”

    “Não tem idade para começar a pensar no futuro, parece distante, mas quanto antes começar a se planejar, mais fácil vai ser e menos vai se preocupar com isso quando se aposentar”.

    Referências

    • Seis em cada dez brasileiros não se preparam para aposentadoria, revela pesquisa CNDL/SPC Brasil e Banco Central. CNDL. Disponível em: https://site.cndl.org.br/seis-em-cada-dez-brasileiros-nao-se-preparam-para-aposentadoria-revela-pesquisa-cndlspc-brasil-e-banco-central-2/.

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton.

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 817 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 126 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 1.673 unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos.

Colaboração da Pauta:

Ideal H+K Strategies
Carolina Aguiar
[email protected]
+55 11 98777 5919

Imagem destacada da Publicação

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-abril-2021-banner (1)
vinheta-abril-2021-banner (2)
vinheta-abril-2021-banner (3)
vinheta-abril-2021-banner (4)
vinheta-abril-2021-banner (5)
vinheta-abril-2021-banner (6)
vinheta-abril-2021-banner (7)
vinheta-abril-2021-banner (8)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados