Aprendizado nunca é demais

Chef Bruna Nascimento

Com o passar dos anos descobrimos que todos os dias somos capazes de aprender algo novo e de nos surpreender. Aquele que não aprende algo novo ou ensina algo a alguém, tem um dia perdido. A gastronomia é algo muito vasto, e quando pensamos em receita, não dá para ter algo concreto e dizer “é assim que se faz, não tem outro jeito, este é o correto”.

Já imaginou por quantas cozinheiras(os) já se passou uma receita? E cada um foi se apropriando, inventando algo novo, e modificando aos poucos. Conhecemos os clássicos, mas quem disse que eles são a única maneira de fazer?

Certa vez trabalhando como estagiária da faculdade que fazia gastronomia, trabalhei em um evento muito conceituado, em que junto com um chef renomado, os estagiários iriam auxiliar uma bancada de executivos e empresários de alto escalão a cozinhar um menu proposto pelo chef.
Esta ocasião em específico me lembro que os chefs convidados eram Janaina Rueda e Jefferson Rueda, e nós iremos aprender a fazer uma maionese com eles, e na hora você pensa “mas maionese é tão fácil de fazer, não há dificuldade”. Aí que você se engana.

Eles pegavam os ingredientes, e batiam no liquidificador, e na hora de nos reproduzirmos dava tudo errado (risos). Então novamente com toda calma e profissionalismo os chef mostravam passo a passo, e então quem prestava atenção no ponto correto, acerta de primeira a tal da maionese.
Olhando aquela cena, eu fiquei encantada. Algo tão simples, mas que se não prestasse atenção, não daria certo. Até a maionese precisava da nossa atenção e carinho, senão desandava. E assim é na vida né? Todos nós precisamos do mesmo afeto!

Então toda vez que faço ou como maionese, me lembro deste dia de muito aprendizado e de como a maneira que as pessoas nos tratam nos gera muita admiração.

Aqui a tal da receita de maionese, para você treinar nela todo seu carinho e atenção redobrados, para você jamais esquecer como faz uma maionese das boas.

Salada de Maionese Caseira

Ingredientes Maionese:

4 ovos cozidos (você utilizará apenas as gemas)

50 ml de azeite

100 ml de óleo de milho ou canola

Sal e Pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo: Cozinhe os ovos por 12 minutos em água fervente, descasque e utilize somente as gemas, a clara você reserva que já, já vamos utilizar. No liquidificador coloque as gemas e metade do azeite, ligue no mínimo e com a tampa aberta jogue em fio o azeite e em seguida o óleo, sempre aos poucos e atento a mistura. Quando as gemas se desmancharem e começarem a ficar mais moles, com a textura lisa, desligue o liquidificador. Tempere com sal e pimenta e leve à geladeira para ficar mais firme. Lembrando que deverá ficar na textura igual de uma maionese industrializada: cremosa.

Ingredientes Salada:

300 gramas de batata asterix cortada em cubos

300 gramas de mandioquinha cortada em cubos

100 gramas de cenoura cortada em cubos

50 gramas de ervilha congelada

50 gramas de salsinha picada

Sal e Pimenta a gosto

Modo de Preparo: Em água fervente e com sal, coloque os legumes cortados e deixe cozinhar até que fique al dente (em média 12 minutos em fervura), escorra e coloque em um bowl, acerte o sal e pimenta, as claras cozidas que sobraram da maionese picadas, e acrescente a maionese caseira e salsinha. Misture tudo e sirva gelada, de preferência com um belo bife, ou uma sobrecoxa de frango assada, são ótimos acompanhamentos.

Imagens cedidas pela Chef Bruna Nascimento

Chef Bruna Nascimento é formada em Gastronomia pela Estácio de Sá; Trainee pela Alain Ducasse Formation; Pós-graduada em Gastronomia Funcional pela Famesp e tem também os cursos “A arte de cozinhar como um Chef” pela Le Cordon Bleu SP, “Confeitaria Fina e Panificação” pela Academia Bunge Pro e “Padaria Artesanal” pelo Projeto Estado de SP Lu Alckmin. É membro da Federação Italiana de Chefs e Cozinheiros.

 

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-abril-2021-banner (1)
vinheta-abril-2021-banner (2)
vinheta-abril-2021-banner (3)
vinheta-abril-2021-banner (4)
vinheta-abril-2021-banner (5)
vinheta-abril-2021-banner (6)
vinheta-abril-2021-banner (7)
vinheta-abril-2021-banner (8)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados