Como a brincadeira auxilia no desenvolvimento infantil?

Por Maria Gabriela Baliana

Brincar é coisa séria! É um direito adquirido para as crianças e adolescentes e assegurado por lei.

Para entendermos melhor como o brincar auxilia no desenvolvimento, precisamos saber que, de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o brincar é um momento que, vivenciado de forma intencional e organizada, estimula a imaginação, fantasia e realidade, propiciando novas descobertas e aprendizagens.

Em consonância com o que dispõe a BNCC, o psicólogo Vygotsky acredita que é no brincar que a criança estabelece relações sociais, favorecendo sua aprendizagem cognitiva. Fato é que vivenciamos todas essas abordagens no Colégio Anglo Morumbi.

Efai - Aquecimento para as Férias

As professoras planejam em suas atividades momentos lúdicos que antecedem as atividades de registro, com intuito de relacionar o prazer da brincadeira com um conteúdo a ser desenvolvido. Essas estratégias são elaboradas para serem realizadas em todos os espaços escolares: parque, minicidade, pátio interno, pois a aprendizagem por meio do brincar, se dá em qualquer ambiente, desde que seja uma proposta com objetivo. Assim, ao mesmo tempo em que a criança se satisfaz com algo que ela gosta de fazer, ela está aprendendo.

Algumas habilidades e competências são desenvolvidas nas brincadeiras, tais como: criatividade, raciocínio lógico, coordenação motora, pensamento estratégico, comunicação, entre outras.

Efai - Aula de dobradura

E, ao brincar, podemos trabalhar também com o programa Líder em Mim que desenvolve as habilidades socioemocionais em nossos alunos: liderança, espírito de equipe, controle das emoções, empatia e autoconfiança.

Para nós, brincadeira é coisa séria, e para você?

Infantil - Playwork

Imagens cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi.

Maria Gabriela Baliana, professora do 1º ano, Fundamental Anos Iniciais do colégio Anglo Morumbi.

@gabibaliana

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-julho21-banner-(1)
vinheta-julho21-banner-(2)
vinheta-julho21-banner-(3)
vinheta-julho21-banner-(4)
vinheta-julho21-banner-(5)
vinheta-julho21-banner-(6)
vinheta-julho21-banner-(7)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta