Criando Rotas

Por Gabriel Previdente Costa

O sistema educacional é baseado em três etapas: aula, prova e repasse. E, durante muito tempo, a escola foi pensada para que o aluno apenas reproduza os conteúdos curriculares, o que, por consequência, mudou a rota do professor, transformando-o em um profissional de ensino e, tirando-o da sua rota primordial que é a da aprendizagem.

Segundo Kai-fu Lee – Criador da Inteligência Artificial: “todos os alunos são forçados a aprender na mesma velocidade… as escolas adotam uma postura de linha de montagem, passando as crianças de uma série a outra… independentemente de terem absorvido ou não o que foi ensinado.”

Entendo que utilizar a Pandemia que estamos vivendo como referência negativa pode parecer um chavão. No entanto, além das dificuldades vivenciadas por todos, ela também trouxe algo positivo: a mudança dos paradigmas educacionais.

Como professor, gosto de utilizar metáforas para auxiliar na explicação/orientação de nossos alunos. Então, vamos lá…

No início do século XX, um médico, um engenheiro, um advogado e um professor, possuíam procedimentos claros e bem definidos em cada uma das profissões. Caso cada um desses profissionais fosse submetido ao procedimento de indução a um sono prolongado e saíssem desse sono no ano de 2019, período pré-pandêmico, o médico, o advogado e o engenheiro certamente encontrariam muitas diferenças nos processos de trabalho de suas áreas de atuação. Afinal, a tecnologia incorporada a cada uma dessas carreiras proporcionou uma alteração de paradigmas e por sua vez de processos e procedimentos de trabalho.

Mas e o professor? O professor acordaria, tomaria seu café na sala dos professores, pegaria seu giz, iria até a sala de aula e daria uma aula expositiva, muito semelhante ao já vivenciava no início dos anos 1900.

Com essa pequena metáfora, proponho uma reflexão.

Na educação, fomos obrigados a repensar nossos paradigmas e de fato, sair do modelo tradicional de ensino – da instrução para a aprendizagem. O período pandêmico nos trouxe a oportunidade e a obrigatoriedade de mudança.

Tendo os contextos metafórico e pandêmico como referências, o Colégio Anglo Morumbi sempre esteve à frente. No ano de 2016, obteve a certificação GOOGLE, cuja importância é a da inovação e de demonstrar a preocupação com o futuro, apresentando e incorporando na rotina dos professores e alunos ferramentas que estão a serviço do processo educacional.

Em 2020, diante do cenário adaptativo que se impôs, o conselho gestor, favorecendo-se do perfil inovador já instaurado em nossa escola, intensificou, por meio de novos cursos formativos e com agilidade, seus professores para enfrentar o então chamado “novo normal”.

Em 2021, não está diferente, continuamos agregando qualidade ao ensino misto (híbrido) e ao remoto, com formações como o curso “Criando Rotas” – Sala de aula invertida. Durante o período em que o curso foi ministrado, vivenciamos na prática a elaboração de experiências de aprendizagem híbrida, criamos conteúdos em diferentes formatos digitais, experiências de aprendizagem síncrona e assíncrona e desenhamos propostas avaliativas coerentes; vivenciamos na prática as metodologias ativas.

Em nossa essência de professor/educador sempre está a coragem de buscar o que melhor se adapta à realidade.

E, ao brincar, podemos trabalhar também com o programa Líder em Mim que desenvolve as habilidades socioemocionais em nossos alunos: liderança, espírito de equipe, controle das emoções, empatia e autoconfiança.

Para nós, brincadeira é coisa séria, e para você?

Samanta Rhae com o certificado Learning Book

Imagens cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi.

Gabriel Previdente Costa é Coordenador do Ensino Fundamental Ano Finais do colégio Anglo Morumbi.

@gabrielprevidente

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Imagem destacada da Publicação

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-julho21-banner-(1)
vinheta-julho21-banner-(2)
vinheta-julho21-banner-(3)
vinheta-julho21-banner-(4)
vinheta-julho21-banner-(5)
vinheta-julho21-banner-(6)
vinheta-julho21-banner-(7)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta