Seus sonhos são do tamanho do seu foco

Ana Kekligian

“Foco significa dizer não a centenas de boas ideias.”
Steve Jobs

Você tem sonhos?

Sente dificuldades em realizá-los?

Seus sonhos são um impulso para que você continue se movimentando em direção ao que realmente deseja conquistar. Mas, muitas vezes, você pode se pegar questionando em como realizá-los ou, até mesmo, se autossabotando e imaginando não ser capaz.

O que deve ter em mente é que, para colocá-los em prática, deve haver comprometimento de sua parte e o entendimento de que esta realização depende somente de você.

Muitas vezes, você pode acabar se atrapalhando como uma lista de afazeres gigantes no seu dia a dia e deixando tarefas que te ajudariam a realizar seus sonhos para depois.

Isto é comum, pois, inevitavelmente, surgem afazeres de última hora, que podem acabar tomando seu tempo e tirando o seu foco inicial. Em uma pesquisa realizada pela Revista Claudia, 66% das mulheres relataram não ter tempo livre suficiente durante a semana.

Quero que você olhe para estes números, e entenda que não está sozinha. Dentro do universo feminino, existe uma constante correria e diversos afazeres a serem realizados. Para que possamos diminuir este número juntas, eu e você, precisamos usar o tempo e os dias a nosso favor.

E, para isso, é importante ter clareza, entender quais são os seus objetivos e, a partir disto, ordenar de forma eficaz as tarefas que devem ser realizadas. E como reverter este jogo?

A recomendação, é que você se inspire e utilize a técnica da Tríade do Tempo – estudo desenvolvido pelo meu mestre Christian Barbosa (autoridade no assunto Produtividade – no Brasil e no Mundo) e realize suas tarefas organizadas pela ordem de importância, urgência e circunstancial.

IMPORTANTE: Aqui ficam as atividades que são significativas para você. Elas têm resultados a curto, médio ou longo prazo.
Estas são atividades que, realmente impactam na sua performance, na sua realização porque te levam a realizar os seus sonhos. Defina e abra espaço em sua agenda para elas com total foco.

URGENTE: Atividades que não estavam previstas, surgem em cima da hora e necessitam de realização imediata. Ou, tarefas que um dia foram importantes, mas você não deu a devida atenção e acabaram virando urgentes.
Estas tarefas geram stress no seu dia, pois atrapalham o fluxo natural. Para que você possa evitar gerar questões urgentes, deve aprender a dizer não, planejar com antecedência o seu dia e não deixar para depois o que precisa ser feito com prioridade. Agora, como de fato sempre surgirão questões urgentes que não estavam previstas, nesse caso a recomendação é que você reserve 20% do seu dia diariamente para administrar essas questões. Desta forma, evitará afobação, irritação, ansiedade e trabalho em horário extraordinário.

CIRCUNSTANCIAL: Aquelas tarefas que ocupam o tempo de forma desnecessária, onde são gastas horas de forma ineficazes.  É o caminho que não te leva a lugar algum, totalmente improdutivo.

Aqui, você deve se perguntar com honestidade, quanto tempo está gastando com atividades que não fazem sentido para você. Reuniões desnecessárias, horas nas redes sociais e todas as outras coisas que você faça e que não acumulem sentido para você.

Atenção: Não confunda lazer e descanso como circunstancial. Isso é muito importante.

Este conceito, composto por estas três esferas explicadas acima, faz com que você observe em como está dividindo o seu tempo e em como pode melhorá-lo.

Para a maioria das pessoas, está tríade sempre tem como esferas maiores a URGÊNCIA e a CIRCUNSTANCIAL. Porém, para que você possa tirar os seus sonhos do papel, é importante que a esfera maior seja a IMPORTANTE.

Isto acontece porque, não é possível que você fuja das urgências e dos acontecimentos circunstanciais. Porém, é necessário que haja foco e comprometimento de sua parte para que, o que é realmente importante, seja o que você investe mais tempo.

No livro intitulado com o mesmo nome do conceito, Christian Barbosa também explica que, cada uma das pessoas deve organizar as tarefas de forma individual, se baseando no que realmente é mais importante e criando assim, uma lista de tarefas eficaz para o seu caso específico.

Para que você consiga colocar em prática este método, sugiro que use a Metodologia da Tríade, que é simbolizada por uma estrela de cinco ponta, onde, em cada uma delas se encontra uma etapa deste método. Elas são sequenciais e cíclicas, visando um processo de constante melhoria.

  1. IDENTIDADE: Se refere ao autoconhecimento, só você pode descobrir as respostas para os seus sonhos. Tire um tempo para entender o que é realmente importante em sua vida. Qual é o legado que você quer deixar para o mundo?
  2. METAS: É necessário entender quais são suas metas e se elas estão te ajudando a chegar aonde você planejou.
    PLANEJAMENTO: Após ter clareza de suas metas, é necessário criar um planejamento para que consiga assumir o controle e ir atrás dos seus sonhos. Anote todos os seus compromissos da semana em uma agenda e se lembre de ter flexibilidade para encaixar algum compromisso inadiável.
  3. ORGANIZAÇÃO: Para que consiga seguir o seu planejamento, é necessário que haja uma organização. Organize seu local de trabalho, jogue fora o que você não precisa e crie um método fácil para encontrar itens que você usa no dia a dia.
  4. EXECUÇÃO: Agora, você precisa aprender a priorizar as suas tarefas. Anote somente o que você precisa fazer no seu dia, e estime um horário para realizar cada tarefa. Comece pelo mais importante e que te trará o resultado que quer alcançar. É preciso aprender a executar o seu planejamento.

Quando você não consegue mensurar o tempo em que gasta em suas tarefas e classificá-las como este método propõe, é comum que se sinta esgotada e frustrada por não realizar o que é realmente importante.

Veja bem, a demanda da mulher e o universo feminino são, muitas vezes, cheias de tarefas para si e para os outros. É necessário um planejamento entre a vida profissional e pessoal para que você não acabe se anulando demais. Não é difícil perceber que, em muitos dias, você se sente engolida pela rotina e acaba deixando para outro momento o que deseja realizar.

Esta realização vem através do seu foco e vontade em realizar o que está latente dentro de si. Para contribuir com a realização dos seus sonhos e alcançar uma vida plena, você deve construir um leque de habilidades que te ajudem.

Estas habilidades vão fazer com que você se sinta dona do seu tempo, gerente de sua própria vida. Você é a protagonista de sua história e deve se inspirar em contá-la da melhor forma.

Foco, dedicação, autoconhecimento, resiliência e comprometimento são algumas das habilidades que mulheres inspiradoras têm em comum para conquistarem a vida que sonham.

Portanto, tire um tempo para você, se conecte com os seus sonhos, perceba o que te faz feliz e tire do papel aquilo que você sempre quis realizar.

Quer fazer isso na prática e junto comigo?

Então vamos! Nos dias 03, 04 e 05 de agosto ensinarei esses conceitos na prática.

Garanta o seu lugar, porque as vagas são limitadas.

https://www.sympla.com.br/como-ser-mais-produtivo-em-tempo-de-crise—seu-tempo-pede-por-mudanca–valor-unico-para-os-3-dias__1283405

Uma mulher que se valoriza é uma mulher feliz e dona de si.

Ana Kekligian é Master Coach de Desempenho e Especialista em Inteligência Emocional com foco na vida pessoal e profissional. Idealizadora da EBC (Empresa Brasileira de Coaching). Atualmente, possui cinco importantes certificações internacionais pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching): Professional & Self Coaching, Coaching Ericksoniano, Master Coach, Inteligência Emocional e Análise Comportamental. Conta também com a certificação de Especialista em Inteligência Emocional pela SBIE (Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional) e Especialista em Produtividade com: Triad Certified Productivity Specialist, formada pela TriadPS.

Além disso, Ana Kekligian é mãe, filha, irmã, tia, amiga, noiva e CEO de si mesma.

AUTOCONHECIMENTO PARA MULHERES

Imagem destacada da Publicação

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-julho21-banner-(1)
vinheta-julho21-banner-(2)
vinheta-julho21-banner-(3)
vinheta-julho21-banner-(4)
vinheta-julho21-banner-(5)
vinheta-julho21-banner-(6)
vinheta-julho21-banner-(7)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta