Nutrição x Gastronomia

Chef Bruna Nascimento

O que é Gastronomia para você? É quando você se senta em um restaurante e aprecia uma bela comida, usando você pega um livro de receita e faz um prato diferente? Quando você assiste a programas de culinária na internet e tv?

A gastronomia vai muito além da refeição, existem muitos processos antes de se começar a de fato cozinhar, e claro há mais processos burocráticos do que vocês imaginam.

Um prato bem elaborado vem da ideia de cozinheiro, um estudioso na cozinha que irá testar a receita até que esteja perfeita, depois disso, um receituário e uma ficha técnica são produzidas, desta forma fazemos um padrão, para que toda vez que você pedir um prato em um restaurante ele venha exatamente igual, para todos os clientes, sem distinção. Isso garante também o custo do produto, mantendo sempre o mesmo valor de mercado, evitando desperdícios e perdas de insumos.

E você pensa onde entra a nutrição nesse processo? Bom, são justamente as nutricionistas que irão regulamentar através das portarias da Anvisa todos os processos dia a dia de um cozinheiro para a produção do seu prato. Através de um curso que todo cozinheiro (em tese) deveria ter, que é de Higiene e Boas Práticas na cozinha, isso nos ensina coisas básicas no dia a dia para a produção e manipulação de alimentos, garantindo a segurança de todos que irão comer.

Dentro de uma cozinha normalmente as nutricionistas são malvistas, por serem “chatas e exigentes”, mas no fundo são nossas aliadas, para garantir que nada saia de maneira indevida.

Tornar-se um profissional da cozinha é muito mais sério e de responsabilidade do que se imagina. A cozinha envolve a todos, por isso deve-se ser feita com seriedade.

A gastronomia encontra-se em vários parâmetros, até mesmo da sociedade. Ela nos traz referenciais, nos traz cultura, nos traz conhecimento, traz a paixão de cozinhar até mesmo para quem não conhecemos a fim de que todos gostem.

Chef Bruna Nascimento é formada em Gastronomia pela Estácio de Sá; Trainee pela Alain Ducasse Formation; Pós-graduada em Gastronomia Funcional pela Famesp e tem também os cursos “A arte de cozinhar como um Chef” pela Le Cordon Bleu SP, “Confeitaria Fina e Panificação” pela Academia Bunge Pro e “Padaria Artesanal” pelo Projeto Estado de SP Lu Alckmin. É membro da Federação Italiana de Chefs e Cozinheiros.

 

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-julho21-banner-(1)
vinheta-julho21-banner-(2)
vinheta-julho21-banner-(3)
vinheta-julho21-banner-(4)
vinheta-julho21-banner-(5)
vinheta-julho21-banner-(6)
vinheta-julho21-banner-(7)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta