Festival de Boas Práticas de Tecnologia e Inovação 2021

Por Pedro Paulo Cardoso da Rosa

Atualmente, vemos com clareza os benefícios de obter e explorar conteúdos digitais. Um grande registro de atividades armazenadas na nuvem, de fácil acesso e compartilhamento e que propiciam a cultura de colaboração. Professores, alunos e famílias podem acessar todo o conteúdo produzido. Basta ter acesso à internet. Nossa instituição, fazendo uso do Google Workspace for Education, prioriza essa forma de trabalhar anos antes da pandemia nos atingir, quando recebeu o selo Escola de Referência Google, em 2017.

Há mais de um ano vivemos dias desafiadores e na educação, com as aulas remotas, os professores e toda comunidade escolar precisaram se reinventar e quebrar vários paradigmas. Com isso, várias ideias e novas estratégias no processo de ensino aprendizagem surgiram em todos os ciclos de ensino da nossa instituição. Assim, nasceu o nosso Festival de Boas Práticas de Tecnologia e Inovação. Esse evento visou fomentar, em nossa comunidade escolar, o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e que, por meio da tecnologia e inovação, trouxeram um grande impacto e relevância em nossa instituição e comunidade. Buscamos reconhecer e premiar os colaboradores que transformaram e inspiraram novas práticas em projetos pedagógicos, como o uso de ferramentas digitais, cultura maker e Líder em Mim.

Os projetos poderiam ser desenvolvidos por um ou até três professores, proporcionando, assim, estratégias interdisciplinares. Era válido apresentar trabalhos realizados durante os anos de 2020 e 2021, mesmo que ainda estivessem em andamento. Recebemos as inscrições de mais de 20 projetos, vindos de todos os ciclos de ensino e eles foram agrupados em quatro categorias:

  • Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais
  • Ensino Fundamental Anos Finais
  • Ensino Médio
  • Ensino de Língua Estrangeira

Os trabalhos foram avaliados se baseando em critérios como originalidade, impacto na comunidade escolar, custo-benefício e aplicabilidade. Um grupo de profissionais de destaque na área de tecnologia educacional e inovação foi convidado a avaliar os projetos e eleger os que mais se destacaram para se apresentarem durante uma tarde para nossa comunidade escolar, mesmo que no formato on-line.

Nesta aguardada tarde, percebemos quantos projetos e estratégias inovadoras e criativas surgiram na nossa instituição. Vimos a produção de uma telenovela, onde os alunos envolveram as suas famílias para realizar essa atividade de Língua Portuguesa, envolvendo recursos de edição de imagens além da produção textual autoral. Professor que fugiu de avaliações tradicionais, e propôs uma atividade gamificada usando o recurso de escape room na disciplina de Química, utilizando Google Formulários. Professoras da Educação Infantil conseguiram proporcionar a vivência de compras em um mercado tanto para os alunos presenciais, quanto para os que acompanhavam as aulas em casa, utilizando estratégias simples e práticas, como hiperlinks no Google Apresentações.

Podemos ressaltar também que essas belas práticas pedagógicas estarão eternizadas nas mais diversas formas, como em plataformas de streaming (Spotify), no YouTube e Google Drive.

Foi um momento muito rico em troca de experiências e de aprendizado. Professores de diferentes ciclos e disciplinas prestigiando os colegas e com a oportunidade de divulgar as suas conquistas em sala de aula. Todos puderam ver os desafios que cada um passou e como conseguiu superá-lo. Esse foi o principal objetivo do festival: ser vitrine e assim dar visibilidade e valorizar as boas ideias dos nossos professores.

Premiamos os destaques em cada uma das categorias, sendo eles:

  • Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais – 2020: O ano que entrará para a história
  • Ensino Fundamental Anos Finais – Sarau Digital
  • Ensino Médio – Termodinâmica e o Segundo Reinado
  • Ensino de Língua Estrangeira – O uso de vídeos pelos alunos como recurso para o desenvolvimento da habilidade “speaking” – comunicação oral

Nosso festival foi um sucesso e teve seu objetivo alcançado, levando as boas práticas de nossa instituição para além dos seus muros. Esperamos ansiosamente pela próxima edição em 2022.

As imagens desta matéria foram cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi 

Pedro Paulo Cardoso da Rosa – Tecnologia Educacional no Colégio Anglo Morumbi

@pedro_pcr

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-julho21-banner-(1)
vinheta-julho21-banner-(2)
vinheta-julho21-banner-(3)
vinheta-julho21-banner-(4)
vinheta-julho21-banner-(5)
vinheta-julho21-banner-(6)
vinheta-julho21-banner-(7)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta