Terapia familiar: o que é?

Cynthia Passianotto

Terapia familiar é um tipo de terapia que se aplica a casais ou famílias, onde os membros possuem algum nível de relacionamento.

Como psicóloga infantil, muitas vezes percebo a importância da terapia familiar, já que grande parte da demanda infantil no consultório como comportamentos inadequados e sofrimento psíquico provém de problemas na dinâmica familiar. Nesses casos, trabalhamos com a criança procurando reforçar elementos que conduzam à resiliência emocional como autoconhecimento, empatia, orgulho, coragem, que tendem a propiciar um alívio emocional na criança e prepará-la para o treino de comportamentos mais assertivos, porém muitas vezes a terapia familiar deve ser feita, quando “o problema da criança” é sintoma de uma disfunção do relacionamento familiar – não tendo uma causa em si.

A terapia familiar tende a compreender os problemas em termos de sistemas de interação entre os membros de uma família. Desse modo, os relacionamentos familiares são considerados como um fator determinante para a saúde mental e os problemas familiares são vistos mais como um resultado das interações, do que como uma característica particular de um indivíduo.

A terapia familiar orientar e busca intervir mais para o modo como os padrões de interação sustentam um problema, do que propriamente para a identificação das suas causalidades, procura-se, sobretudo, identificar padrões de interação comportamentos e/ou rotinas que interfiram negativamente no relacionamento familiar.

O que ajuda os membros a se entenderem e a se relacionarem de forma mais harmoniosa, leve e com menos conflitos.

Cynthia Wood Passianotto  é psicóloga e escreve quinzenalmente na Dolce Morumbi. Acompanhe a Cynthia também em suas Redes Sociais: @cynthia_wood_passianotto @crescendoeacontecendo

Imagem destacada da Publicação

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-julho21-banner-(1)
vinheta-julho21-banner-(2)
vinheta-julho21-banner-(3)
vinheta-julho21-banner-(4)
vinheta-julho21-banner-(5)
vinheta-julho21-banner-(6)
vinheta-julho21-banner-(7)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta