Leite: um alimento nutritivo e sempre bem acompanhado

E um desses parceiros frequentes é o café. Juntos e misturados esses dois alimentos formam uma das bebidas mais apreciadas pelos brasileiros

Com chocolate, com frutas, com canela ou até com chá, o leite, uma das cinco bebidas mais consumidas no mundo, costuma estar sempre bem acompanhado. Mas um de seus parceiros mais frequentes, que também está entre os mais apreciados do mundo, é o café.

E o que você prefere? Leite com café ou café com leite? Bom, não importa. A ordem desses ingredientes não irá, felizmente, alterar o sabor suave e ao mesmo tempo marcante dessa mistura que está entre as preferidas pelos brasileiros. É o que sugere dados de uma pesquisa desenvolvida no ano passado pela Behup, consultoria especializada em estudos de comportamento humano e consumo, em parceria com a SIG, uma das líderes mundiais em soluções de embalagens assépticas para indústria de alimentos.

O levantamento, feito para avaliar os impactos da pandemia na alimentação dos brasileiros, reuniu informações e percepções de 2.500 consumidores em todas as regiões do país e de todas as classes sociais. A pesquisa revelou que 90% da população brasileira consome leite regularmente, sendo que quase 60% (58%) fazem uso do alimento todos os dias. Entre os que têm a bebida como alimento regular na sua dieta diária, 78% disseram que tomam o leite misturado com algum outro alimento, e destes, 81% o consomem com café.

Que o leite com café é uma dupla de sucesso na alimentação isso muita gente já sabe e talvez nem precisasse de uma pesquisa para isso. Mas não custa nada melhorar o que já é muito bom. A chef Adriana Gomes, que assina várias receitas divulgadas nas redes sociais da Marajoara Laticínios, uma das maiores marcas do país, dá algumas dicas simples, mas que agregam muito sabor a essa mistura tão apreciada.

“O café com leite fica ainda melhor com a adição de alguns ingredientes, como a canela e o chocolate. Outros dois itens que também podem dar um toque especial à bebida são o leite condensado e a baunilha”, sugere Adriana Gomes. Quer deixar o seu café com leite gostoso e light? Fácil também. Segundo a chef, as dicas para incrementar a bebida também funcionam com os leites desnatados, semidesnatado e zero lactose.

Café com leite ganhou toques gourmet como uso de leite condensado e baunilha | Divulgação
Nas padarias, o nutritivo café com leite, também é sucesso | Divulgação

Sucesso nutritivo

De acordo com a nutricionista Lys Ane Souza Araújo (CRN/1: 16743), o leite é uma fonte rica em proteína e cálcio, ou seja, fundamental para a formação e manutenção dos ossos do nosso corpo. “O alimento auxilia também na prevenção de síndrome metabólica e da diabetes tipo 2, com a redução da pressão arterial etc”, destaca Lys Ane. Como o leite é uma das principais fontes de proteína e cálcio entre a população brasileira, devido ao seu baixo custo e fácil acesso, a nutricionista também explica que a mistura com o café, além de melhorar o sabor do leite, ajuda a aumentar a aceitabilidade do alimento.

Já o cafezinho, quando consumido com moderação, reduz a sonolência e o cansaço mental, melhora a capacidade de concentração e é uma fonte rápida de energia. “Alguns estudos sugerem a associação benéfica do consumo do café no combate aos efeitos de doenças como parkinson, alzheimer e diabetes tipo 2”, afirma a nutricionista.

Mas a especialista alerta que, assim como outros alimentos, apesar dos seus benefícios nutricionais, o consumo excessivo deve ser evitado. Conforme a nutricionista, para o café, o ideal é um consumo diário entre 50 e 300 mg, o que equivale a uma ou duas xícaras de café. Já para o leite, um alimento bastante calórico, a sugestão é de uma ingestão de até três copos de 200 ml por dia.

Colaboração da pauta:

COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS
Raquel Pinho e equipe
Para falar com a gente:
+55 62 3522 3163
+55 62 99915 5713
WhatsApp:
+55 62 99900 0328
+55 62 98273 0096
+55 62 99919 9659
+55 62 9199-2662
+55 62 8425 7527
Instagram: @comunicacaosemfronteiras
Twitter: @semfronteirasc1
FB: /semfronteirascomunica

Imagem destacada da Publicação

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-abril-2021-banner (1)
vinheta-abril-2021-banner (2)
vinheta-abril-2021-banner (3)
vinheta-abril-2021-banner (4)
vinheta-abril-2021-banner (5)
vinheta-abril-2021-banner (6)
vinheta-abril-2021-banner (7)
vinheta-abril-2021-banner (8)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta