Desenvolver talentos

Como aplicar o reskilling e o upskilling na sua empresa

Paula Rotta Assis

Estamos atravessando por transformações cada vez mais rápidas. O Fórum Econômico Mundial em Davos, através de pesquisa no Future of Jobs, concluiu que 42% das principais habilidades exigidas pelos empregos de hoje vão mudar até 2022.

A importância de estar preparado para enfrentar desafios tão rápidos e nunca antes imaginados é proeminente e profissionais tem a necessidade de desenvolver as habilidades certas para lidar com o novo, mesmo para que já estejam empregados e, principalmente, para quem busca oportunidades de trabalho.

Aplicar o reskilling ou upskilling pode ser o melhor caminho, mas afinal o que significam essas palavras?

Derivados da palavra skill, ou habilidade, esses dois conceitos descrevem alternativas de desenvolvimento focados na capacitação e qualificação dos colaboradores, são processos vantajosos tanto para o profissional quanto para as equipes e empresas que ele compõe.

O upskilling diz respeito ao processo de aprimoramento das competências e conhecimentos que o profissional já possui na função que desempenha. O foco está na importância de desenvolver habilidades em que já se possui um certo domínio, para aumentar as possibilidades de agregar valor para si mesmo, sua equipe e a empresa da qual faz parte.

As vantagens de investir no upskilling incluem a otimização do tempo gasto nas tarefas desempenhadas, maior qualidade nas entregas e visão mais analítica sobre os resultados. 

O reskilling se apresenta como uma oportunidade de preencher as lacunas existentes no mercado e ainda desenvolver competências dos profissionais que podem ser mais bem aproveitadas em áreas diferentes das quais eles atuam.

Esse método pode ser utilizado por profissionais que desejam mudar sua rota profissional ou ganhar maior versatilidade no trabalho. Ainda é comum que a própria empresa identifique colaboradores que apresentam características para performar melhor em outras funções e setores da organização, sejam eles novos ou já existentes.

O que um profissional pode ganhar com cada uma dessas abordagens:

Considerando apenas o profissional, upskilling e reskilling conferem benefícios distintos e complementares para si.

O Upskilling ajuda o profissional a crescer individualmente em sua área de atuação atual enquanto agrega valor a empresa. Mas também se tornar mais atrativo como candidato para companhias em processos seletivos.

Já o Reskilling serve para o profissional reajustar sua rota profissional e desenvolver uma maior versatilidade de trabalho. O que permite que ele consiga se adequar a novas funções e assim se aproximar mais facilmente de seus objetivos e realizações profissionais.

Empresas que apostam no desenvolvimento de seus colaboradores por meio dessas abordagens também saem ganhando.

Com o Upskilling, eles conseguem profissionais com maior expertise em suas áreas, o nível de qualidade aumenta. Com Reskilling, conseguem uma versatilidade em sua força de trabalho muito maior. Sem a necessidade de contratar novos profissionais com certa frequência.

A tecnologia pode e deve ser amplamente utilizada para apoiar a cultura de upskilling e reskilling nas empresas.

Isso pode ser feito por meio de treinamentos e capacitações digitais que promovam essas práticas para o desenvolvimento de profissionais.

Muitas empresas já utilizam da tecnologia e desses conceitos para formar profissionais qualificados para atender suas demandas. Como é o caso da empresa Microsoft, que frequentemente aposta nestas duas formas de desenvolvimento profissional.

No próximo artigo vamos falar como implantar esse procedimento em sua empresa, não perca.

Paula Rotta Assis é co-fundadora da PRA Consult, uma consultoria de negócios que atende pequenas e médias empresas em projetos de Recursos Humanos, Contábeis, Financeiros e assessoria Executiva. É graduada em Gestão de Recursos Humanos e atua no mercado corporativo há mais de 10 anos liderando equipes e projetos na obtenção de suas metas e resultados.

Este artigo foi sugerido também por Touchédigital Marketing OnLine
Inteligência para Marketing

touche-presenca-online-jan21-(2)
touche-presenca-online-jan21-(3)
touche-presenca-online-jan21-(4)
touche-presenca-online-jan21-(5)
presenca-online-campanha-touche (6)
Anterior
Próximo

Imagem destacada da Publicação

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-julho21-banner-(1)
vinheta-julho21-banner-(2)
vinheta-julho21-banner-(3)
vinheta-julho21-banner-(4)
vinheta-julho21-banner-(5)
vinheta-julho21-banner-(6)
vinheta-julho21-banner-(7)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta