Preparação para os processos seletivos externos: é hora de apertar o passo!

Por Fábio Marçal Agostinho

Estamos entrando no mês de setembro, momento muito importante para os jovens que se preparam para disputar uma vaga na universidade. Faltam praticamente dois meses para o primeiro grande vestibular do estado de São Paulo, a Unicamp, que terá sua primeira fase no dia 07/11. Na sequência teremos Unesp, 14 e 15/11, ENEM, 21 e 28/11 e Fuvest, 12/12.

Mas acalme-se vestibulando. Uma boa preparação para a obtenção de uma “vaga no pódio” requer estratégia. Fazendo uma analogia com uma corrida de rua, podemos associar a sua rotina com a de uma maratona, ou seja, uma prova de longa duração. O desafio começou para muitos no início de fevereiro, onde você veio num ritmo cadenciado, obedecendo o mote “Aula dada, aula estudada”. No mês de julho fez-se necessária uma pausa para repor as energias e, agora, é o momento de você começar a aumentar o ritmo, mas ainda respeitando o seu organismo e guardando um “gás” para o primeiro sprint, o qual ocorrerá em outubro, no início das revisões para as primeiras fases e para o ENEM.

Aproveite o mês que está começando para prestar o máximo de atenção nas aulas, pois em muitos casos os professores, neste momento, irão tratar de assuntos com alta incidência em todas as provas. Se organize para fazer as leituras das obras literárias obrigatórias e comece a fazer os simulados específicos das fundações que você mais almeja.

*Imagem tirada antes da pandemia

Não se desespere se estiver com matéria atrasada. Acredite, se este é o seu caso, você está no caminho certo. Ninguém consegue transformar dois anos de conteúdo em apenas um. Peça dicas para os seus professores sobre quais assuntos devem ser realmente revistos, quais têm aparecido com maior frequência nas provas que você mais deseja, tenha foco. Converse com seus colegas que hoje estão no curso superior. Absorva conselhos, ouça suas práticas, veja se fazem sentido para você.

Priorize qualidade de sono (em uma noite bem dormida, os conteúdos estudados no dia são sedimentados no seu cérebro, gerando aprendizagem significativa), procure fazer uma atividade física (privilegie as aeróbicas, pois liberam uma maior quantidade de endorfina, importante para manter o equilíbrio de seus neurotransmissores) e acredite que você é totalmente capaz de ingressar no curso e na faculdade de seu interesse. Você vem sendo preparado para este momento, mantenha o seu equilíbrio emocional e tenha a certeza de fazer o seu melhor todos os dias. Lembre-se que, numa maratona, nem sempre vencem os favoritos, os que disparam na frente costumam cansar ao longo da corrida. Este é o momento de você demonstrar que é fera!

Fábio Marçal Agostinho é Coordenador do Ensino Médio no Anglo Morumbi

@fabioamarcal

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-julho21-banner-(1)
vinheta-julho21-banner-(2)
vinheta-julho21-banner-(3)
vinheta-julho21-banner-(4)
vinheta-julho21-banner-(5)
vinheta-julho21-banner-(6)
vinheta-julho21-banner-(7)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados