Sororidade: uma reflexão sobre a união entre mulheres e a sua importância para uma sociedade mais justa

Ana Kekligian

Hoje, quero trazer uma reflexão especial a todas as mulheres que me acompanham. Em todos estes anos estudando e atendendo como Coach e Especialista Emocional, procuro sempre desenvolver projetos que estejam atualizados e alinhados com o mundo contemporâneo e com o que eu acredito.

Alinhado a isto e ao meu propósito de vida, criei com muito amor o evento vivencial:  MULHER ABSOLUTA, que tem como um dos vieses a SORORIDADE. E é sobre este tema que quero conversar com você nesse artigo.

Dentro do nosso universo feminino, desempenhamos vários papéis e nós viramos do avesso para administrar melhor o nosso tempo. E, meio a esta correria, talvez você ainda não tenha parado para pensar em como está a sua relação com as mulheres que te cercam, que fazem parte do seu mundo.

Sua mãe, filha, líder, colega de trabalho ou amiga, uma parente, ajudante do lar, não importa o papel que esta mulher tem em sua vida, todas elas estão ao seu lado de alguma forma e, talvez, algumas destas relações estejam sendo negligenciadas ou vividas no automático.

Você com certeza já assistiu a um filme ou novela onde as mulheres eram rivais e estevam dispostas a “puxar o tapete” uma da outra, ou mesmo na vida real, já escutou que “não é possível confiar em mulheres”.

Falas e cenas como estas estão ficando cada vez mais no passado e, um dos catalisadores desta mudança é exatamente a sororidade. Esta palavra que tem o intuito de nos mostrar que: a união entre mulheres, baseada na empatia e no companheirismo visa um crescimento e fortalecimento de objetivos em comum.

Em outras palavras, a sororidade é a aliança entre mudanças buscando uma nova visão do universo feminino e promovendo relacionamentos saudáveis e de empoderamento mútuo.

Quando eu falo sobre uma nova visão do universo feminino, falo sobre enxergar e ajudar as mulheres que estão ao seu lado, escutar ativamente o que elas têm a dizer, validar suas ideias e sentimentos, admirar, incentivar e comemorar o seu crescimento e suas conquistas.

Como eu disse acima, muitas vezes nossa relação com as mulheres próximas, pode estar desgastada. Então, o que proponho é que, você mude seu padrão de pensamento e de comportamento e permita-se reconstruir elos, suspendendo todo o tipo de julgamento e despertando a curiosidade para uma nova oportunidade nascer, a de estender a sua mão ainda que ajam enormes diferenças entre vocês.

Este novo olhar é importante porque, dentro da nossa sociedade, mulheres ainda não têm, por exemplo, salários igualitários com relação aos homens, o feminicídio cresce cada vez mais e muitas outras injustiças sociais estão presentes ao olhar de todos. E, diante de fatos como estes, é imprescindível que, nós estejamos alinhadas e unidas em prol de melhorias para objetivos em comum.

Validar o trabalho de outra mulher, compartilhar de suas vitórias e suas lutas é o que a palavra sororidade vêm nos ensinar. E eu, como mulher, procuro sempre estar ao lado das minhas e fazer com que elas desempenhem o papel de protagonistas em suas vidas. Além disso, acolho sempre aquelas que cruzam o meu caminho, porque sou assim, mas também porque muitas vezes sou eu que preciso de acolhimento.

Como isto, eu quero que você observe a si mesma primeiramente, e perceba com coragem e amor-próprio a mulher poderosa e absoluta que é, e com este novo olhar reconstruído ou fortalecida e de forma mais segura, passe todo este sentimento de luz para as mulheres ao seu lado.

Quando nos unimos somos mais fortes, quando nos escutamos conseguimos entender que, muitas vezes, estamos passando por situações parecidas e que criando elos fortes é possível criar um crescimento mútuo e duradouro, que vai ajudar as mulheres do presente a serem melhores e mais felizes mulheres do futuro.

Então, eu convido você MULHER ABSOLUTA, a me seguir e a propagar este conhecimento como primeiro ou talvez mais uma atitude em prol da união de nós mulheres.

Contem comigo e contate-me para saber mais sobre o processo de autoconhecimento e autoestima para Mulheres.

Ana Kekligian é Master Coach de Desempenho e Especialista em Inteligência Emocional com foco na vida pessoal e profissional. Idealizadora da EBC (Empresa Brasileira de Coaching). Atualmente, possui cinco importantes certificações internacionais pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching): Professional & Self Coaching, Coaching Ericksoniano, Master Coach, Inteligência Emocional e Análise Comportamental. Conta também com a certificação de Especialista em Inteligência Emocional pela SBIE (Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional) e Especialista em Produtividade com: Triad Certified Productivity Specialist, formada pela TriadPS.

Além disso, Ana Kekligian é mãe, filha, irmã, tia, amiga, noiva e CEO de si mesma.

AUTOCONHECIMENTO PARA MULHERES

Imagem destacada da Publicação

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-julho21-banner-(1)
vinheta-julho21-banner-(2)
vinheta-julho21-banner-(3)
vinheta-julho21-banner-(4)
vinheta-julho21-banner-(5)
vinheta-julho21-banner-(6)
vinheta-julho21-banner-(7)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta