Como aplicar o Upskilling e Reskilling na sua empresa

Paula Rotta Assis

No artigo anterior, “Desenvolver talentos”, falamos sobre esses processos para desenvolver pessoas e talentos nas empresas.

Vamos somente lembrar o que estas duas palavras significam:

UPSKILLING: diz respeito ao processo de aprimoramento das competências e conhecimentos que o profissional já possui na função que desempenha. O foco está na importância de desenvolver habilidades em que já se possui um certo domínio, para aumentar as possibilidades de agregar valor para si mesmo, sua equipe e a empresa da qual faz parte.

RESKILLING: se apresenta como uma oportunidade de preencher as lacunas existentes no mercado e ainda desenvolver competências dos profissionais que podem ser mais bem aproveitadas em áreas diferentes das quais eles atuam. Esse método pode ser utilizado por profissionais que desejam mudar sua rota profissional ou ganhar maior versatilidade no trabalho.

Para suprir os gaps de habilidades da empresa é preciso, antes de tudo, de bastante planejamento. Para isso, é importante que o setor de RH trabalhe em conjunto com gestores e diretores para identificar as demandas e as oportunidades internas de desenvolvimento.

O ideal é começar pelo mapeamento das habilidades necessárias para o bom andamento da organização e, assim, conseguir visualizar de forma mais clara todas as skills que precisam ser desenvolvidas para atingir os objetivos da empresa.

Também é importante definir por quais talentos começar, busque identificar quais profissionais demonstram mais entusiasmo em se aprimorar ou requalificar e os que apresentam as características certas para garantir cargos mais elevados ou mudar de área.

Finalize este processo definindo as estratégias e métodos que serão utilizados para o desenvolvimento dos colaboradores.

Deixarei aqui alguns métodos de desenvolvimento de talentos para inspirar a sua empresa:

 – MÉTODOS TRADICIONAIS –

Pós-graduações, MBAs ou mesmo cursos técnicos podem ser uma boa opção, tanto para direcionar o profissional para o upskilling quanto para o reskilling.

Uma dica importante para as empresas é procurar parcerias com faculdades e universidades de modo a garantir melhores condições para o desenvolvimento da equipe.

– TREINAMENTOS IN COMPANY –

No caso do upskilling, nem sempre é necessário um curso tradicional em uma escola ou universidade. Muitas vezes, treinamentos dentro da empresa podem ser suficientes para suprir as necessidades de aprimoramento.

Para isso, é possível contar com líderes e gestores ou até contratar especialistas para ministrar os treinamentos.  Crie programas de desenvolvimento voltados para as soft skills, melhorando habilidades importantes, como trabalho em equipe, criatividade e comunicação.

– PROGRAMAS DE MENTORIAS –

Outra estratégia interessante para a aplicação de upskilling e reskilling na empresa é a criação de programas de mentoria, em que os próprios funcionários agreguem valor e habilidades à equipe. Esse tipo de ação é bastante eficiente no desenvolvimento de pessoas e na formação de líderes.

No caso do reskilling, é importante que o colaborador tenha contato com um profissional que já atua na área para a qual ele vai migrar. Assim, é possível buscar referências e aprender, não só questões técnicas, mas também a rotina e os processos específicos da empresa.

Agora que você já sabe os benefícios que UPSKILLING E RESKILLING geram no desenvolvimento de talentos e com essas dicas simples, mas muito eficientes, é só colocar em prática e esperar os resultados.

Paula Rotta Assis é co-fundadora da PRA Consult, uma consultoria de negócios que atende pequenas e médias empresas em projetos de Recursos Humanos, Contábeis, Financeiros e assessoria Executiva. É graduada em Gestão de Recursos Humanos e atua no mercado corporativo há mais de 10 anos liderando equipes e projetos na obtenção de suas metas e resultados.

Este artigo é um oferecimento de Touchédigital Marketing OnLine
Inteligência em Marketing Digital

abrakadabra-banner
touche-presenca-online-jan21-(2)
touche-presenca-online-jan21-(3)
touche-presenca-online-jan21-(4)
touche-presenca-online-jan21-(5)
presenca-online-campanha-touche (6)
Anterior
Próximo

Imagem destacada da Publicação

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-julho21-banner-(1)
vinheta-julho21-banner-(2)
vinheta-julho21-banner-(3)
vinheta-julho21-banner-(4)
vinheta-julho21-banner-(5)
vinheta-julho21-banner-(6)
vinheta-julho21-banner-(7)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados