Dia da Secretária

Deborá Espasiani

Ser secretária não é tão simples assim. Secretária é uma profissão e não uma função. Para ser secretária é necessário muito estudo. Existem as opções Técnica – que se forma no Ensino Médio – ou executiva que se forma em Faculdades ou Universidade como Curso Superior.

Esta profissão é muito antiga no mundo todo. Antigamente, os Escribas eram os responsáveis pelas anotações dos textos ditados pelos imperadores ou por seus governantes. Tanto que os Escribas Taquigrafavam os textos para depois traduzir, matéria de taquigrafia que sempre fez parte dos cursos. Com a modernidade, as reuniões e os ditados são gravados e depois transcritos.

Algumas classificações de Secretária: Secretária português, Secretária Trilíngue, Secretária Bilingue, Secretária de Diretoria, Secretária Escolar, Secretária Gerência, Secretária Presidência, Secretária Sênior, Secretária Plena, Secretária Junior. Estas classificações dependem de cada modelo de profissionais nas empresas.

No Brasil nossa profissão foi regulamentada pela Lei 7.377 de 07/07/1989.

Segundo as leis, as atribuições da Secretária Executiva são as seguintes:

  1. Planejamento, organização e direção de serviços de secretaria;
  2. Assistência e assessoramento direto a executivo;
  3. Coleta de informações para consecução de objetivos e metas da empresa;
  4. Redação de textos profissionais especializados, inclusive em idiomas estrangeiros;
  5. Interpretação e sintetização de textos e documentos;
  6. Taquigrafia de ditados (como mencionei anteriormente), discursos, conferência, palestras de explanações, inclusive em idioma estrangeiro;
  7. Versão de tradução em idioma estrangeiro, para atender às necessidades de comunicação da empresa;
  8. Registro e distribuição de expediente e outras tarefas correlatas;
  9. Orientação da avaliação e seleção da correspondência para fins de encaminhamento a chefia;
  10. Conhecimentos protocolares.

E para a Secretária Técnica:

  1. Organização e manutenção dos arquivos da secretaria;
  2. Classificação, registro e distribuição de correspondência;
  3. Redação e digitação de correspondência e documentos de rotina inclusive em idiomas estrangeiros;
  4. Execução de serviços típicos de escritório, tais como recepção, registro de compromissos, informações e atendimento telefônico.

Fonte: Sindicato das Secretárias

Saiba mais assistindo ao programa! Espero que gostem.

Assista esse e demais episódios no canal Deborá Histórica no YouTube!

Reforço ou Acompanhamento para o seu filho? Com Renata Fernandes

Na semana passada, fiz a chamada para a entrevista com a Profa. e Consultora Pedagógica Renata Fernandes para falar sobre o seu desenvolvimento no trabalho em reforço e acompanhamento escolar no Morumbi e região. Ela contou com exclusividade para o Programa Deborá Histórica – Entrevistas – sobre seus desafios, seus métodos e os resultados alcançados. Renata explica a diferença entre reforço e acompanhamento; se as aulas particulares devem ser ministradas apenas em caso de dificuldades; se vale a pena o reforço para os pequenos de ensino fundamental I; quanto tempo dura e qual o período que a criança deve ficar em acompanhamento; qual a melhor idade para o acompanhamento ou reforço, qual o método que ela usa para o acompanhamento e o reforço; em quanto tempo a criança e/ou responsável nota o progresso; se é saudável aula particular sem necessidade.

Escolhi alguns depoimentos de mães de alunos:

“Falando sobre o desenvolvimento do Pedro após iniciar as aulas particulares com a Renata, a evolução é imensa, hoje ele está sendo alfabetizado, conhece todas as letras, números, já escreve algumas palavras. Quando começamos as aulas particulares no início do ano, após perceber que as aulas presenciais não retornariam, Pedro somente escrevia o nome, não sabia números como ele sabe hoje. As aulas on-line para ele não funcionavam bem, ele não conseguia se concentrar. Por isso a presença da Renata para ajudá-lo foi tão essencial. Na última reunião na escola, no mês de agosto, o relato foi que Pedro evoluiu muito e estava mais interessado e participativo. Em casa também percebemos esse maior interesse dele, pois pede para ajudá-lo na lição, pede para ler um livro para ele. Ou seja, Pedro evolui em todos os sentidos, na alfabetização, no conhecimento dos números, nos desenhos, no interesse e participação. Acredito que quando ele começou a entender melhor as letras e números seu interesse aumentou. Só tenho a agradecer o empenho da Renata e a ajuda tão importante.”

Renata é mãe do Pedro aluno do Nossa Senhora do Morumbi

“Com a pandemia e as aulas on-line, foi possível acompanhar de perto as dificuldades que meu filho estava apresentando na alfabetização. Foi nesse momento que decidi ir atrás de uma professora particular. A Renata teve um papel fundamental para colocar meu filho no nível que ele deveria estar na escola. Sem sua ajuda, acredito que ele ainda estaria atrasado. Ela é uma pessoa muito competente e carinhosa. Conseguiu despertar o interesse do meu filho na língua portuguesa, através do seu jeito alegre e sua didática dinâmica e divertida.”

Fernanda mãe do Marcelo do Colégio Kinder Campus

“Aulas de reforço sempre ajudaram nós mães com as crianças e ainda mais, com a pandemia, essa prática se viu ainda mais importante! Hoje minha filha está melhor em matérias de humanas pois é sua maior dificuldade. Até em aulas de fonoaudiologia, o reforço ajuda, visto que conosco, mães sempre é mais difícil. Meu filho está melhorando a fala por conta dessas aulas de acompanhamento e como aprendizado é tudo na vida nada como aulas de reforço para incentivar as crianças e ajudar aos adultos no dia a dia.”

Maria mãe do Leonardo e da Maria Eduarda do Colégio Gibran

Assista a entrevista completa do Programa Deborá Histórica – Entrevistas

Assista, aproveite e curta!

Conheçam a Profa. Renata Fernandes no LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/renata-vieira-812971162/

Contato: WhatsApp: +55 11 98472 6505

Quer contar suas histórias ou algo interessante do bairro aqui? Envie seu relato para o e-mail [email protected] e podemos publicar!

Compartilhe com amigos, parentes, vizinhos.

Obrigada por assistir.

Até a próxima!

Seja você um patrocinador do programa Debora Histórica. Acesse o site www.deborahistorica.com.br e veja na página souvernirs e mande um e-mail para [email protected] ou ligue (11) 99724-1111

Apoie e participe deste projeto “As memórias do seu bairro contadas por você” adquirindo um dos souvenirs. Saiba mais no site deborahistorica.com.br

Deborá Espasiani é moradora da Vila Sônia desde 1962, interessada pela história e memórias desta região em que teve seu nascimento na Fazenda Morumbi, onde conta o início de sua história neste vídeo do Programa Deborá Histórica
Secretária Executiva de profissão
Diretora, apresentadora e roteirista do Programa Deborá Histórica que vai ao ar no youtube todas às 5ª feiras às 6 horas.
Associada à Associação Comercial Distrital Sudoeste
Recebeu o Prêmio Mérito Profissional recebido em 19/10/2018 pela ABRASCI – Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura
Tem o título de Dama Comendadora recebido em 31/01/2019 pela Ordem dos Nobres Cavaleiros de São Paulo – Polícia Militar
Recebeu 0 Prêmio Excelência Mulher recebido em 19/03/2019 pela CIESP e também o
Prêmio Mérito Feminino recebido em 30/03/2020 pela pela ABRASCI – Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura
Autora de 16 cursos na área administrativa-financeira

Desde 2017 vem juntando documentos do Distrito da Vila Sônia / Morumbi para fins de contar a História e Memórias desta região no canal do YouTube Deborá Histórica e, em breve, no site www.deborahistórica.com.br
Amo história e memórias, amo entrevistar pessoas e ver o brilho em seus olhos quando lembram dos momentos que passaram em sua infância, adolescência.

Acompanhe a Deborá também em suas Redes Sociais:

Artigos recomendados