O novo Ensino Médio na prática: Jornadas Formativas

Por Bruno Oliveira

O que é o Novo Ensino Médio?

O Novo Ensino Médio já é uma realidade nos colégios do Brasil. O projeto desenvolvido pelo MEC (Ministério da Educação) em 2017 teve seu início em 27 de janeiro de 2021. Essa mudança no ensino teve como propósito atender as vontades de parte da população brasileira. De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBOPE em 2016, 72% dos brasileiros eram a favor de mudanças no Ensino Médio, 85% eram a favor da ampliação do número de escolas em tempo integral e 70% eram a favor de que os estudantes escolhessem as matérias em que iriam se aprofundar e pudessem optar pela formação técnica no Ensino Médio.

O que mudou?

Dessa forma algumas mudanças aconteceram. No Novo Ensino Médio, a carga horária mínima de todas as escolas é ampliada de 2.400 para 3.000 horas. Agora os estudantes escolhem em quais conhecimentos querem se aprofundar. Além das aprendizagens comuns e obrigatórias, definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os estudantes escolhem se aprofundar naquilo que mais se relaciona com seus interesses e talentos. São os itinerários formativos, relacionados às áreas do conhecimento (Matemática, Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Ciências da Natureza) e com a formação técnica e profissional.

Inovação no Novo Ensino Médio: Jornadas Formativas

Desde o início do ano letivo, a experiência com o Novo Ensino Médio tem sido um sucesso no Colégio Anglo Morumbi. Os alunos da primeira série do Ensino Médio assistem às aulas da formação geral básica em suas classes normais no início do dia, mas em uma segunda parte são divididos nas turmas de seu itinerário de escolha: Ciências da Natureza ou Ciências Humanas e Linguagens.

Aqui no Anglo Morumbi buscamos mais diferenciais do que simplesmente dar aulas de disciplinas diferentes para os alunos. Queremos que os estudantes desenvolvam sua vontade, curiosidade, criatividade e interesse na área de conhecimento que escolheram, tudo isso de uma maneira ativa, com o aluno sendo protagonista. Com isso em mente, criamos as Jornadas Formativas, nas quais os alunos de cada Itinerário Formativo fazem saídas do colégio para ter uma experiência prática da área do conhecimento que escolheram trilhar.

Infelizmente, devido à pandemia global causada pela COVID-19, as Jornadas Formativas tiveram início somente nesse mês de outubro, com os alunos tomando pelo menos a primeira dose da vacina.

Nesse mês de outubro iniciaremos as Jornadas Formativas com o itinerário de Ciências Humanas e Linguagens. Os alunos sairão depois da aula para visitar o Museu da Língua Portuguesa, acompanhados de duas professoras de Língua Portuguesa, onde realizarão atividades in loco. Na próxima Jornada Formativa esperamos levar nossos alunos de Ciências da Natureza ao Observatório da USP, onde os estudantes aprenderão conceitos de astronomia na prática.

Com as Jornadas Formativas, temos como intuito instigar a curiosidade dos alunos a respeito da trilha de conhecimento que escolheram, além de dar experiências práticas aos estudantes nessas áreas do saber.

Imagens cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi

Bruno Oliveira | Mestrando em Educação | Assessor do Ensino Médio do Colégio Anglo Morumbi

@bruno.sgoliveira

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-dolce-setembro21-banner-(1)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(2)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(3)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(4)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(5)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(6)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(7)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(8)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta