Professores na Gastronomia

Chef Bruna Nascimento

Nesta última sexta-feira dia 15 de outubro, foi o Dia dos Professores. Esta data tão importante que homenageia o profissional que forma todas as outras profissões existe desde a década de 1960, que foi marcado como o dia em que Dom Pedro I emitiu uma lei sobre o Ensino Elementar em que definiu que o Brasil deveria ter escolas de Primeiras Letras (ensino fundamental), porém mundialmente esse dia é comemorado em diversas datas.

Certamente até hoje você se lembra de algum professor que marcou a sua vida, e te proporcionou experiências grandiosas e até mesmo decisivas.

E os professores de Gastronomia? Bom, além do dia 10 de maio – Dia do Cozinheiro(a), e o dia 13 de maio – Dia do Chef de Cozinha, também comemoramos o Dia dos Professores.

Tenho comemorado essa data deste 2018 com muito orgulho, desde que me tornei professora. Continuo dizendo que cada dia eu aprendo mais do que ensino, ainda mais na cozinha, que é uma área tão vasta. Mas também sou aluna, uma eterna aluna, com emoção em aprender cada dia mais. E claro, não podia deixar de homenagear meus queridos professores, aqueles que me deram um puxão de orelha principalmente, pois são esses que nos alavancam para melhorias. A todos aqueles que ensinam, seja o que for muito obrigada. Continuem com esse brilho que para que jamais esqueçamos.

Lembro-me até hoje das minhas primeiras aulas na faculdade de Gastronomia. A gente pensa que vai chegar lá e fazer mil receitas e já sair um chefe de cozinha. Mas que grande ilusão! Como todo bom professor (chef Gustavo Toledo), me colocou com os pés no chão e me ensinou que antes de tudo deve-se aprender a descascar e cortar perfeitamente para depois começar a cozinhar de fato. E claro me ensinou também que a “mise en place” (pré-preparo, separar e medir a receita), o amor pela cozinha, e a empatia e respeito pela equipe de cozinha é tão importante ou até mais do que o resultado final do prato/receita. Essa sem dúvidas foi uma das lições mais valiosas que tive, e tento passar diariamente aos meus alunos.

Hoje tenho um desafio para vocês: vamos aprender os cortes da gastronomia? Ou vocês acham que é só cortar em cubos e palitos os legumes? Nada disso, o bom profissional sabe cada corte de cor, além de executá-lo com perfeição.

Quando forem cortar uma simples batata ou cenoura, lembre-se de praticar vocês vão ficar encantados com o resultado final, um belíssimo prato com cortes perfeitos.

Vocês já sabiam dessa? Me contem depois como ficou aí sua salada de legumes, picadinhos, sua cebola pro refogado.

Estou curiosa para ver vocês se aventurarem na cozinha.

Um bom domingo a todos, e bom treino de cortes!

Imagens cedidas por Chef Bruna Nascimento

Chef Bruna Nascimento é formada em Gastronomia pela Estácio de Sá; Trainee pela Alain Ducasse Formation; Pós-graduada em Gastronomia Funcional pela Famesp e tem também os cursos “A arte de cozinhar como um Chef” pela Le Cordon Bleu SP, “Confeitaria Fina e Panificação” pela Academia Bunge Pro e “Padaria Artesanal” pelo Projeto Estado de SP Lu Alckmin. É membro da Federação Italiana de Chefs e Cozinheiros.

 

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-dolce-setembro21-banner-(1)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(2)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(3)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(4)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(5)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(6)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(7)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(8)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados