O 6º ano chegou! Um novo ciclo, uma nova etapa

Por Gabriel Costa

É muito comum nessa fase da vida educacional da criança a família fazer alguns questionamentos: Como será esse novo ciclo? Meu filho conseguirá acompanhar? Terá muitas lições de casa? Meu filho está apto para acompanhar? Enfim, essas são as perguntas que mais recebemos durante as entrevistas que a coordenação pedagógica realiza.

Antes de responder a todos os questionamentos, é preciso contextualizar a organização do ensino fundamental no Brasil. O Ensino Fundamental é o segmento mais longo da Educação Básica brasileira, com pelo menos 9 anos de duração. Ele é dividido em duas etapas: os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que compreendem do 1º ao 5º anos, e os Anos Finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano.

Cada etapa deste segmento possui características bem definidas. Na primeira, por exemplo, os professores quase sempre são polivalentes e conseguem relacionar em uma mesma disciplina conteúdos de várias áreas do conhecimento. Já na segunda, o professor é especialista e deve aprofundar o que foi introduzido na etapa anterior.

Nessa divisão, portanto, o aluno precisa lidar com mudanças bruscas na estrutura curricular de uma etapa para a outra. Mas esse é apenas um dos desafios. No Ensino Fundamental, o aluno entra ainda criança e sai adolescente, tem acesso mais facilitado à tecnologia e passa por transformações sociais e biológicas importantes.

O Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF) é a etapa da Educação Básica que vai do 6º ao 9º ano (antigas 5ª a 8ª séries), na qual se aprofundam conhecimentos introduzidos no Ensino Fundamental Anos Iniciais (EFAI) e prepara-se o aluno para o Ensino Médio. Para isso, o estudante passa a contar com mais disciplinas e professores especialistas em cada uma delas.

Nesse ciclo, além de retomar e ressignificar os conteúdos vistos anteriormente, os professores têm o desafio de apresentar conceitos mais complexos aos alunos, que serão importantes para facilitar a aprendizagem no ciclo seguinte, o Ensino Médio.

Nossa proposta pedagógica está alicerçada em 3 pilares: o acadêmico, a cultura de inovação e o socioemocional. O pilar acadêmico contém o conteúdo que será apresentado ao aluno e os outros dois pilares se caracterizam pela dinâmica em que trabalhamos esse conteúdo. Podemos dizer que o pilar acadêmico é o “o que” e os pilares de cultura de inovação e o socioemocional são o “como”.

Para essa transição entendemos que o aluno é um ser completo e que precisamos cuidar de todas as dimensões: corpo, mente, espírito e coração. Do 5º para o 6º ano, internamente realizamos o Projeto Travessia. Esse projeto é composto por várias etapas:

Apresentação do novo ciclo (conteúdos e desafios) ao aluno;

Apresentação do novo ciclo (conteúdos e desafios) para as famílias;

Reuniões de início de ano com todas as turmas, esclarecendo as possíveis dúvidas para o ano letivo que se inicia.

É ainda um grande desafio para o corpo docente conseguir interligar os conteúdos de várias disciplinas, para promover um aprendizado interdisciplinar e desenvolver no aluno uma visão holística do seu processo de aprendizado, que será essencial não só para a continuidade dos seus estudos, mas também para a vida em sociedade.

Aqui no Colégio Anglo Morumbi, somos apoiados pelo Sistema Anglo de Ensino que apresenta o conteúdo de forma clara e em espiral. Esse formato em espiral garante que durante o ensino fundamental o conteúdo nunca será esgotado no primeiro momento em que é apresentado e sim será retomado com mais complexidade respeitando a fase do desenvolvimento intelectual do nosso aluno.

Respondendo às questões apresentadas no início desse texto, o novo ciclo de seu filho será repleto de novos desafios e de novas aprendizagens. Haverá necessidade de desenvolver uma rotina mais assertiva.

Por fim, todas as descobertas e vivências que acontecem nesse segmento se tornam muito especiais para os alunos. Uma fase da vida inesquecível.

Imagens cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi

Gabriel Costa é Coordenador Fundamental Anos Finais no Colégio Anglo Morumbi

@gabrielprevidente

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-dolce-setembro21-banner-(1)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(2)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(3)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(4)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(5)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(6)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(7)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(8)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta