Cop 26 será a última chance de os líderes mundiais chegarem a um acordo sobre as mudanças climáticas

No início do próximo mês, será realizada a Conferência sobre Mudança Climática, a Cop 26, na cidade de Glasgow, na Escócia (Reino Unido). Segundo a sócia da KPMG líder de ESG, Nelmara Arbex, será a edição mais importante da cúpula do clima que contará com líderes das principais nações globais e pode ser considerada a última tentativa de acordo dos países sobre a questão climática.

“Trata-se do primeiro encontro mundial depois da pandemia global da covid-19 e o mais importante de todos porque – segundo especialistas – pode ser a última chance para a definição de um acordo climático obrigatório. Isso é urgente, pois caso os representados dos governos não consigam, iremos conviver com os desastres climáticas por muitos anos que irão também impactar de forma cada vez mais severa a economia de todos os países”, analisa.
Segundo a sócia, as expectativas para essa reunião são as maiores.

“A perspectiva é que sejam definidas metas climáticas mais ambiciosas do que as que foram apresentadas na reunião da cúpula do clima realizada na França, em 2015, quando foi assinado o Acordo de Paris. É preciso que sejam definidos compromissos globais para que de fato seja limitado o aumento da temperatura média global em 1,5 graus celsius para que seja mantida a temperatura global em 22 graus celsius. Entre as outras metas da Cop 26, o que se precisa atingir, até 2050 é a emissão zero de gases de efeito estufa, entre eles, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e hexafluoreto de enxofre”, afirma.

Para Nelmara Arbex, o Brasil tem um papel importante na busca pela emissão zero de efeito estufa e uma economia descarbonizada.

“O país tem imensos ecossistemas com grande biodiversidade, um sistema hídrico enorme que alimenta de forma renovável nossa matriz energética, áreas degradas gigantescas que podem ser regeneradas mais rapidamente que outras partes do globo pelo seu posicionamento principalmente em regiões tropicais e subtropicais, além de ter grande potencial para produção de energia solar, eólica, entre outras, por natureza. Além disso, abriga a Floresta Amazônica que é o maior ecossistema tropical da Terra. Tudo isso também pode ser visto como uma grande e inigualável vantagem competitiva do país, que sempre foi visto como o que tem a maior capacidade de ganhar a corrida pela redução das emissões de gases causadores do efeito estufa, saindo na frente de todas as outras nações”, finaliza.

Nelmara Arbex é sócia da KPMG líder de ESG (sigla em inglês para meio ambiente, social e governança).

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Estamos presentes em 154 países e territórios, com 200.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. No Brasil, são aproximadamente 4.000 profissionais, distribuídos em 22 cidades localizadas em 13 Estados e Distrito Federal.
Orientada pelo seu propósito de empoderar a mudança, a KPMG tornou-se uma empresa referência no segmento em que atua. Compartilhamos valor e inspiramos confiança no mercado de capitais e nas comunidades há mais de 100 anos, transformando pessoas e empresas e gerando impactos positivos que contribuem para a realização de mudanças sustentáveis em nossos clientes, governos e sociedade civil.
Twitterhttps://www.twitter.com/@kpmgbrasil
Sitekpmg.com.br
Linkedinwww.linkedin.com/company/kpmg-brasil
Facebookfacebook.com/KPMGBrasil

Colaboração de Pauta:

Ricardo Viveiros & Associados Oficina de Comunicação (RV&A)

Pedro Ulsen
[email protected] | +55 11 3736 1127
Bianca Antunes
[email protected] | +55 21 2207 8025
Twitterhttps://www.twitter.com/@RVComunicacao
Facebookfacebook.com/ricardoviveiroscomunicacao
Site: viveiros.com.br

Imagem destacada da Publicação

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-dolce-setembro21-banner-(1)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(2)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(3)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(4)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(5)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(6)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(7)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(8)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta