Conscientização no trânsito: trabalhando a conscientização e a educação no trânsito com a pré-escola

Por Prof. Alexandre Touri

Atualmente o trânsito no Brasil é considerado o 4º mais perigoso, segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS que, nesse contexto, escolheu o tema para campanha do Dia Mundial da Saúde – comemorado em abril de 2021 e marcou a Semana Nacional de Trânsito, ocorrida entre os dias 18 e 25/09/2021 com o tema “O trânsito é feito de pessoas. Valorize a vida. A proposta desse movimento é articular ações coordenadas do poder público, da sociedade e da iniciativa privada para dialogar sobre a mobilidade urbana e a segurança no trânsito, tudo isso envolvendo as crianças na educação infantil.

O tema “trânsito” e a “conscientização no trânsito” nunca foram tão importantes e fundamentais para educação das crianças, uma vez que, elas estão diretamente envolvidas no processo de mobilidade urbana como passageiros, pedestres, ciclistas, entre outros. A educação no trânsito se coloca urgente por fazer parte do cotidiano das crianças, principalmente pela exposição a que estão expostas e são submetidas, seja dentro de um veículo ou meio de transporte, seja caminhando na calçada ou atravessando uma avenida.

A escola tem, nesse contexto de conscientização no trânsito e segurança, papel fundamental quando pode usar os mais diversos artifícios que a aprendizagem pode oferecer, para inserir atividades interdisciplinares que venham a convergir para o aprendizado sobre a mobilidade urbana e o trânsito.

As crianças, quando aprendem algo, podem se tornar disseminadoras dessa educação no meio em que vivem, ampliando e transferindo esse conhecimento tão importante e emergente que é o objetivo dos educadores do colégio Anglo Morumbi: plantar sementes da educação e da informação para que nessas crianças possamos ver brotar um lindo jardim.

No Colégio Anglo Morumbi o envolvimento da educação com questões que afetam a população, como o exemplo do trânsito e a conscientização para segurança no trânsito, geram resultados em curto prazo possíveis de dimensionar.

Temos relatos de muitos pais sobre as crianças replicarem aquilo que aprenderam nas atividades sobre o trânsito para seus irmãos ou até mesmo para os próprios pais, destacando a importância do uso de cinto de segurança, de atenção ao semáforo ou de atravessar a rua na faixa de pedestres.  

Nas aulas de Educação Física para pré-escola, bem como para o ensino fundamental, o tema sobre a conscientização, a educação e a segurança no trânsito são trabalhados com as crianças de forma prática, com simulação de situações do dia a dia no trânsito para proporcionar experiências e desenvolver expertises sobre o assunto, as quais poderão levar para vida toda.

Na escola, a educação e conscientização das crianças devem ser aplicadas de forma lúdica, didática e que envolva as crianças em uma grande brincadeira da vida real, apresentando a elas situações que demonstrem a necessidade de que tenham mais atenção nas vias públicas, aprendam o significado das placas de trânsito, que tomem cuidado ao atravessar uma rua, que zelem pela sua própria vida e pela vida do outro, sobre a conscientização aplicada a hábitos que garantirão a segurança no trânsito.

Esse trabalho de aprendizagem é realizado com a construção de minipistas que imitam ruas, com faixas de pedestres, placas de trânsito e semáforos com a explicação do significado de cada cor que é mundialmente reconhecida pela linguagem visual. Considerando esse Universo de faz de conta, com experiências do cotidiano ligadas ao trânsito perfeitamente apresentadas pelos Educadores Físicos, as crianças aprendem sobre a importância de respeitar os pedestres, da necessidade do uso do cinto de segurança nos veículos, de saber usar a paciência e saber a hora certa de avançar, ou quando e como seguir em frente, além de dar às crianças a possibilidade de inventar, de criar suas próprias simulações, levando-as de forma criativa e divertida a compreender o quanto a educação de cada um pode salvar a vida de todos.

As crianças começam a entender seu papel na sociedade nessa fase da educação infantil, por isso, a escola e a educação no trânsito nessa fase são primordiais, uma vez que estimula o aprendizado, a responsabilidade, a paciência, a empatia, a conscientização, a ética, o respeito, transformando as crianças em adultos cidadãos e bons motoristas no futuro, certamente. A educação no trânsito faz com que as crianças comecem a entender seus direitos, seus deveres e o que são as leis ou regras.

Meios de transporte, mobilidade urbana, sustentabilidade, direitos humanos, entre outros temas devem fazer parte da rotina escolar pela sua complexidade e pela dependência na formação, onde se aprende que cada um precisa fazer sua parte, considerando no futuro próximo, que teremos menos acidentes, maior segurança, motoristas e pedestres responsáveis e a construção de valores sociais estruturados.

A educação é um instrumento transformador e pode mudar a sociedade e também colaborar para que as nossas crianças se tornem adultos mais conscientes e responsáveis no trânsito.

Imagens cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi – Imagens tiradas antes da pandemia

Prof. Alexandre Touri é professor de Educação Física do Infantil e Fundamental Anos Finais

@aletouri

Há mais de 27 anos, o Colégio Anglo Morumbi vem transformando vidas e abrindo caminhos para um mundo em transformação. A proposta pedagógica é pautada nos três pilares: acadêmico (Sistema Anglo de ensino, treinamento contínuo de professores, High School, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa (Imersão na língua inglesa), socioemocional (Líder em Mim, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação).

Os alunos, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são incentivados a desenvolverem suas lideranças, responsabilidades e o protagonismo para sua formação. Recebemos o título de Escola Farol, um reconhecimento internacional da excelência atingida pela escola em termos de resultados escolares, desenvolvimento do senso de liderança, autonomia e autoconfiança dos alunos.

O Colégio Anglo Morumbi é Escola Google Referência, reconhecidos por desenvolver soluções curriculares inovadoras e tecnológicas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os professores são capacitados e certificados para utilizarem as ferramentas Google, tornando a aula mais envolvente e dinâmica.

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefones:
(11) 3740-1000 | (11) 98980-5558

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-dolce-setembro21-banner-(1)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(2)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(3)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(4)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(5)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(6)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(7)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(8)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta