Letra Bastão X Letra Cursiva

Por Profa. Daniella Marraccini

Atualmente vivemos em uma cultura digital, na qual o lápis e papel estão cada vez mais distantes da realidade de nossas crianças fora da escola. Essa mudança de hábito influência e, muitas vezes, prejudica a construção para elaboração de textos e trabalhos na vida escolar.

É na educação infantil, desde pequenos, que as crianças têm o primeiro contato com as letras, onde o processo de alfabetização é iniciado. Nesse período a criança une as letras tentando formar uma palavra e fica muito realizada quando consegue decodificar o nome de alguém ou de algum produto e somente mais tarde irá juntar essas palavras para construir frases e textos. Por isso, é comum na educação infantil a criança usar a letra bastão como seu primeiro contato com o universo da escrita, pois a facilidade em “desenhar” a letra faz com que a criança possa praticar e assimilar com maior habilidade, já que a letra bastão é composta praticamente de linhas retas e simples.

Entretanto, a letra cursiva é sim, de grande valia para o processo de alfabetização, mesmo que seja um assunto que ainda cause grandes debates e divide opiniões de educadores. Há quem diga que a escrita é algo individual e que em muitos países a letra cursiva já foi extinta com o uso cotidiano de computadores; assim como há educadores que defendem que o treino motor, a coordenação motora fina é de grande importância

Muito possivelmente a letra cursiva não será exigida na vida profissional, porém a função neurocognitiva que ela representa é de enorme valia.

A letra cursiva, apresenta maior velocidade à escrita, favorecendo a concentração, e auxiliando na produção de textos mais coerentes, mantendo o pensamento conectado com a escrita.

Quando a criança escreve com letra cursiva, ela usa áreas motoras do cérebro, como planejamento e controle motor, usa também áreas visuais e áreas associadas com o processamento da linguagem, tudo trabalhando em conjunto, como uma mágica engrenagem.

Estudos comprovam grandes benefícios neurológicos e cognitivos da escrita cursiva quando comparada à letra bastão/digitação.

A letra bastão desenvolve habilidades sensoriais, noções de orientação espacial, lateralidade, ritmo, orientação espacial, entre outros. Justifica- se então ser a letra bastão a primeira a ser apresentada para a criança,para que 1º se tornem bons produtores de texto, e apenas depois ser ensinada a letra cursiva, pois, a criança já domina  a habilidade de decodificar as letras, já produz textos e com a prática da cursiva, ela poderá manter a linearidade dos pensamentos, e passar a informação para o papel sem perder a linha de raciocínio. É claro que o treino motor para escrever com letra cursiva nem sempre é fácil, mas com paciência, amor e dedicação podemos alcançar essa habilidade nas crianças e mostrar todo o potencial que ela pode ter para tantas outras áreas ao longo de sua vida.

Imagens cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi – Imagens tiradas antes da pandemia

Daniella Marraccini é professora do Fundamental Anos Iniciais no Colégio Anglo Morumbi

@daniellamarraccini

Há mais de 27 anos, o Colégio Anglo Morumbi vem transformando vidas e abrindo caminhos para um mundo em transformação. A proposta pedagógica é pautada nos três pilares: acadêmico (Sistema Anglo de ensino, treinamento contínuo de professores, High School, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa (Imersão na língua inglesa), socioemocional (Líder em Mim, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação).

Os alunos, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são incentivados a desenvolverem suas lideranças, responsabilidades e o protagonismo para sua formação. Recebemos o título de Escola Farol, um reconhecimento internacional da excelência atingida pela escola em termos de resultados escolares, desenvolvimento do senso de liderança, autonomia e autoconfiança dos alunos.

O Colégio Anglo Morumbi é Escola Google Referência, reconhecidos por desenvolver soluções curriculares inovadoras e tecnológicas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os professores são capacitados e certificados para utilizarem as ferramentas Google, tornando a aula mais envolvente e dinâmica.

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefones:
(11) 3740-1000 | (11) 98980-5558

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-dolce-setembro21-banner-(1)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(2)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(3)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(4)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(5)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(6)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(7)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(8)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta