Educação significativa e empreendedora

Por Gabriel Costa

O EFAF (Ensino Fundamental Anos Finais) compreende o processo educacional de crianças/adolescentes dos 11 aos 14 anos, e contempla do 6º ano ao 9º ano. Essa é a fase em que são enfrentados desafios maiores, sendo um deles a autonomia do estudante no processo de ensino e aprendizagem. A partir do 6º ano, os estudantes precisam desenvolver uma maior autonomia e tomada de decisões, além de precisarem se adaptar à intensa rotina de estudos – a quantidade de disciplinas aumentou, não há mais a presença de um só professor e os conteúdos precisam ser estudados com maior antecedência, lidando agora com prazos pré-estabelecidos para atividades e avaliações.

Considerando o que propõe a BNCC, o Colégio Anglo Morumbi trabalha as 10 competências gerais com a intencionalidade de atingir o resultado esperado ao final desse ciclo: a autonomia e a independência consciente do aluno.

Embora nossa proposta pedagógica esteja solidificada em três pilares: o pilar acadêmico, o pilar da cultura de inovação e o pilar socioemocional, eles não são trabalhados de forma independente e sim de maneira concatenada.

No processo de desenvolvimento de nossos alunos, trabalhamos a vitória particular através dos hábitos das pessoas altamente eficazes (proatividade, começar com o objetivo em mente e fazer primeiro o mais importante), a vitória pública (ganha-ganha, compreender para ser compreendido e sinergia) e pensando nas 4 dimensões do corpo, trabalhamos o sétimo hábito.

Os alunos do 9º ano desenvolvem o trabalho de Conclusão de Curso (T.C.C.), que consiste em uma etapa muito importante para a composição do aprendizado. No início do ano, esses alunos receberam 10 temas:

– Catástrofes socioambientais;

– Epidemias e pandemias;

– Mobilidade urbana;

– Segurança pública;

– Emprego e desemprego no contexto da indústria 4.0;

– Alimentação, fome e desperdício;

– Privacidade na internet;

– Manipulação de dados e fake news;

– Bullying e questões de autoimagem;

– Excesso de informação no mundo atual.

O desafio é propor uma solução ou intervenção para o tema escolhido. Esses temas foram trabalhados pelos professores das disciplinas de Iniciação Científica, Artes e Maker. Cada disciplina atua proporcionando ao aluno subsídios para a construção da proposta.

O TCC permite que, de forma embasada, o estudante demonstre sua capacidade de realizar pesquisas, assim como conhecimentos acadêmicos que adquiriu no ensino fundamental.

Do dia 08 a 11 de novembro, os alunos apresentaram de forma on-line suas pesquisas e suas propostas. Esse momento foi transmitido pelo canal do Youtube para todos os familiares e equipe pedagógica. Durante a apresentação, cada grupo de alunos defendeu sua proposta para solução e/ou de intervenção através de um artigo científico para a banca examinadora. Demonstraram também a capacidade de desenvolvimento de aplicativos, jogos, etc.

O sentimento que ficou após cada dia de apresentação é inenarrável. Cada grupo trouxe uma proposta embasada e aplicável. Percebemos o quão empreendedores são os nossos alunos.

Imagens cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi

Gabriel Costa é Coordenador Fundamental Anos Finais no Colégio Anglo Morumbi

@gabrielprevidente

Há mais de 27 anos, o Colégio Anglo Morumbi vem transformando vidas e abrindo caminhos para um mundo em transformação. A proposta pedagógica é pautada nos três pilares: acadêmico (Sistema Anglo de ensino, treinamento contínuo de professores, High School, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa (Imersão na língua inglesa), socioemocional (Líder em Mim, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação).

Os alunos, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são incentivados a desenvolverem suas lideranças, responsabilidades e o protagonismo para sua formação. Recebemos o título de Escola Farol, um reconhecimento internacional da excelência atingida pela escola em termos de resultados escolares, desenvolvimento do senso de liderança, autonomia e autoconfiança dos alunos.

O Colégio Anglo Morumbi é Escola Google Referência, reconhecidos por desenvolver soluções curriculares inovadoras e tecnológicas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os professores são capacitados e certificados para utilizarem as ferramentas Google, tornando a aula mais envolvente e dinâmica.

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-dolce-setembro21-banner-(1)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(2)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(3)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(4)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(5)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(6)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(7)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(8)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados