Artistas da exposição “Gravura, Tinta, Carne e Unha” conversam com o público sobre suas obras

público sobre suas obras Claudio Caropreso, Francisco Maringelli e Renata Basile participam de conversa com o público no dia 20 de novembro.

Os artistas da exposição “Gravura, Tinta, Carne e Unha” vão participar de uma conversa aberta com o público sobre as obras expostas, as diferentes técnicas de gravura, suas poéticas e trajetórias com a presença do curador Eduardo Besen.

A conversa gratuita acontece no dia 20 de novembro, sábado, das 14h às 16h, no anexo LONA em São Paulo. Os artistas e o curador vão circular pela exposição e esclarecer dúvidas em relação às técnicas utilizadas e o processo criativo.

Cláudio Caropreso, Francisco Maringelli e Renata Basile trazem para o centro histórico da capital paulista trabalhos com diferentes técnicas: Cláudio trabalha a destruição e a reconstrução a partir da colagem de imagens e textos; Francisco transita entre o cômico e o crítico com traços expressionistas; e Renata compõe padrões geométricos em chapas de metal, explorando a dimensão e o espaço.

 O curador de “Gravura, Tinta, Carne e Unha” e diretor da galeria Gravura Brasileira, Eduardo Besen, conta que os artistas foram selecionados graças à diversidade de suas obras e de suas reflexões sobre a arte contemporânea através da gravura. A ideia é provocar a reflexão a partir de imagens múltiplas, mas que, ao mesmo tempo, são únicas”, afirma.

Francisco Maringelli, xilogravura sobre papel chines, 2020, 50x70cm, sofá

“Conversa com o Artista”

Exposição “Gravura, Tinta, Carne e Unha

Curadoria: Eduardo Besen

Coordenação: Duilio Ferronato

Data: 20 de novembro de 2021

Horário: presencial das 14h às 16h, não é necessário agendamento

Quantidade de pessoas por grupo: 50 pessoas

Local: Anexo LONA

  1. São Bento, 181 – 1º. Andar – Centro, São Paulo

Entrada gratuita

Claudio Caropreso, Sem titulo, gravura em relevo e estencil sobre papel, imagem-50x39cm, papel 54x43cm, tiragem 13, 2021
Renata Basile, sem titulo, gravura em metal, duas matrizes, 2021, 58x38cm cada gravura

Cláudio Caropreso

Nascido em 1975, vive e trabalha em São José dos Campos. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Paraíba. Pós-graduado em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade de Brasília. Como artista desenvolve pesquisa com procedimentos ligados à gravura em relevo colorido e processos criativos.

Francisco Maringelli

Formado em Artes Plásticas pela Escola de Comunicações e Artes/ECA USP, em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/FAU USP, e no Ateliê de Gravura do Museu Lasar Segall. Como artista, participa de inúmeras exposições individuais e tem bolsa de incentivo à pesquisa VITAE, na Área de Artes Visuais e no Projeto Grandes Formatos na Gravura em Relevo (1994).

Renata Basile da Silva

Graduada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP. Estudou gravura com Evandro Carlos Jardim e Regina Silveira e desenho com Carlos Fajardo. Desde os anos 90 pesquisa e desenvolve trabalhos com diferentes meios de reprodução de imagens, preferencialmente a gravura em metal.

Curadoria de Eduardo Besen 

Eduardo Besen é arquiteto formado pela Universidade de São Paulo (USP), diretor do escritório Canto Projetos e Arquitetura e da galeria Gravura Brasileira, onde também é curador há 23 anos. Ao longo desse tempo, já realizou mais de 270 exposições, foi curador de diversas mostras, criou e produziu o festival de arte gráfica SP ESTAMPA, organizou eventos e intercâmbios entre ateliês e galerias de cidades e países diferentes e participou de feiras de arte. Além disso, é palestrante e frequentou o curso de gravuras do MAM-SP por três anos, onde se apaixonou pela técnica. Tem duas filhas adolescentes e vive em São Paulo.

A LONA Galeria abriu suas portas na Barra Funda em março de 2019. Uma parceria entre o curador Duílio Ferronato e o artista Higo Joseph. Com foco em artistas que estão iniciando a carreira e em ascensão, com potencial artístico e de mercado, a galeria apresenta exposições individuais e coletivas, produzidas através de curadores parceiros. Conta com dois espaços: a galeria, em um sobrado no bairro da barra funda e o anexo, localizado no primeiro andar de um edifício histórico no centro de São Paulo. Tem como missão a inserção de artistas emergentes no circuito e um primeiro contato com o mercado e instituições de arte, como também o incentivo a novos colecionadores.

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-dolce-setembro21-banner-(1)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(2)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(3)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(4)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(5)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(6)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(7)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(8)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados