Quais os impactos do isolamento social na saúde mental de nossas crianças?

Por Telma de Souza e Luciana Genaro

A pandemia da Covid-19 mudou a vida das crianças e suas famílias em todo o mundo.

Com a suspensão das aulas presenciais imposta pelos órgãos públicos para conter a disseminação do vírus, foi necessário fechar as escolas e manter o isolamento social de nossas crianças. Após quase dois anos deste cenário, cresce uma geração de crianças que precisará se adaptar às causas desta falta de convívio e troca afetiva.

Sem ir à escola e sem poder brincar com colegas, crianças perderam a socialização e sentiram os impactos na educação. A ausência de atividades coletivas representa uma grande perda no desenvolvimento e na aprendizagem na infância.

Tão importante quanto a aprendizagem dos símbolos da nossa língua e a alfabetização da criança, a brincadeira é essencial para a criança explorar o mundo e vivenciar situações importantíssimas para a vida adulta.

A prática de exercer o respeito, de dividir a frustração e exercer a confiança foram processos retirados das crianças durante o isolamento social.

Percebeu-se um número significativo de crianças com distúrbios psicológicos como depressão, ansiedade, problemas de sono, enurese e irritabilidade.

Com o retorno das aulas 100% presenciais, escola e família devem ficar atentos aos impactos que este momento pode ter causado em nossas crianças.

Devemos ficar alerta à alteração de comportamento de nossas crianças e ajudá-los no reconhecimento das próprias emoções, bem como a maneira de lidar com os sentimentos. Neste contexto, deve se atentar para 3 grandes pilares:

Desenvolvimento Emocional

Crianças passaram por muitos processos de perda, perderam familiares, liberdade e rotina.

Desenvolver atividades que possibilitem a livre expressão dos alunos. Criar uma rotina flexível com foco na retomada das habilidades. Explorar os espaços disponíveis da escola, permitindo o movimento e criações de cenários. Reforçar os vínculos com os colegas e conectar afetivamente com a criança e família.

Desenvolvimento Cognitivo

As aulas online aconteceram de forma eficaz em nossa escola, porém habilidades que necessitam da intervenção diária dos professores deverão receber atenção especial.

É recomendado que se faça atividades de sondagem para identificar as lacunas de aprendizagem e posteriormente criar estratégias que busquem saná-las.

O olhar atento do educador neste sentido é fundamental.

Desenvolvimento da Independência

Retomar hábitos já adquiridos podem representar um grande desafio, uma vez que a rotina de casa difere da escola.

Organizar os materiais, retomar o uso do caderno, fazer lições de casa são exemplos de hábitos que precisaram ser retomados, atividades diferenciadas e horários podem ser disponibilizados aos alunos. O período de adaptação será um momento para os “velhos hábitos”.

Escola e famílias deverão estar unidas, em parceria, para que juntos possamos atender às necessidades com eficácia na retomada das aulas presenciais.

Imagens cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi

Telma de Souza é coordenadora do Fundamental Anos Iniciais

@telma.souza2021

Luciana Genaro é professora do Fundamental Anos Iniciais

@lugen24

Há mais de 27 anos, o Colégio Anglo Morumbi vem transformando vidas e abrindo caminhos para um mundo em transformação. A proposta pedagógica é pautada nos três pilares: acadêmico (Sistema Anglo de ensino, treinamento contínuo de professores, High School, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa (Imersão na língua inglesa), socioemocional (Líder em Mim, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação).

Os alunos, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são incentivados a desenvolverem suas lideranças, responsabilidades e o protagonismo para sua formação. Recebemos o título de Escola Farol, um reconhecimento internacional da excelência atingida pela escola em termos de resultados escolares, desenvolvimento do senso de liderança, autonomia e autoconfiança dos alunos.

O Colégio Anglo Morumbi é Escola Google Referência, reconhecidos por desenvolver soluções curriculares inovadoras e tecnológicas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os professores são capacitados e certificados para utilizarem as ferramentas Google, tornando a aula mais envolvente e dinâmica.

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-dolce-setembro21-banner-(1)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(2)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(3)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(4)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(5)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(6)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(7)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(8)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta