Sinônimo de proteção, vacina é a principal aliada contra a gripe

O aumento de casos de pacientes com quadro de síndromes respiratórias provocou uma corrida pela vacina contra a gripe, principal aliada da saúde da população

Dezembro, 2021. Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Pernambuco, Salvador são os 5 estados que já confirmaram registros de mortes causados pelo vírus influenza A H3N2. Pará, Rondônia, Amazonas e São Paulo, onde 50 óbitos por influenza aconteceram entre janeiro e dezembro deste ano segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o alerta para os surtos de gripe já foram acionados.

Cidades como São José dos Campos, em que o aumento de casos de gripe chegou a 9% – de acordo com dados a Secretaria de Saúde do Município -, a procura pela vacinação se intensificou nas últimas semanas, tanto na rede pública, quanto na privada. Na rede de laboratórios Sabin da região, por exemplo, a aplicação de doses nos 20 primeiros dias deste mês já superou em 5 vezes o número registrado em todo o mês de novembro.

De acordo com a médica infectologista do Grupo Sabin, Dra. Luciana Rodrigues Pires Campos, a vacinação é umas das medidas de prevenção mais importantes no combate à infecção pelo vírus da gripe, mas ressalta que a cepa de H2N3 circulante neste final de ano não está contemplada na vacina atual. A médica destaca ainda que um dos grandes méritos da vacina é evitar as hospitalizações e óbitos por gripe. “Com mais pessoas imunizadas contra a influenza, é possível reduzir o índice de internações de quadros graves de infecção respiratória, deixando o sistema de saúde focado no tratamento dos casos de pacientes do SARS-CoV-2 e outras doenças graves”.

Grupo Sabin | Divulgação

Além disso, a infectologista observa também que, “por ser quadrivalente, a vacina oferecida pelo Grupo Sabin garante proteção contra os quatro tipos de vírus da gripe “os dois subtipos de influenza A (H1N1 e H3N2, conhecido com sazonal) e as duas linhagens de influenza B” e esclarece que apesar de pertencer ao grupo, o SARS-CoV-2 é agente infeccioso recente e, por isso, não está entre as doenças prevenidas pela vacinação para gripe comum.

Outro detalhe, destaca a infectologista, é que o avanço da vacinação contra a Covid no Brasil, provocou mudanças no intervalo das doses de proteção contra o coronavírus e os agentes causadores da gripe. A médica se refere à nota técnica publicada em outubro deste ano, pelo Ministério da Saúde, informando que as vacinas covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea com as demais vacinas ou em qualquer intervalo. “A gripe pode ser transmitida de forma direta por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao espirrar, ao tossir, ao falar ou por meio indireto, após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado. Por isso é fundamental estar com a imunidade em alta e para isso é preciso ficar atento às datas de aplicação dos imunizantes para garantir a produção de anticorpos suficiente no organismo”, conclui.

Serviço: As vacinas do Grupo Sabin são armazenadas em refrigeradores de alta tecnologia que seguem à risca os padrões da agência reguladora. Além disso, as doses são transportadas até as unidades atendendo à demanda da região e ao chegarem passam por uma nova verificação e registro da temperatura. Em São José dos Campos, elas estão disponíveis tanto na plataforma e-commerce, com na unidade Matriz, que também conta com uma equipe exclusiva para coleta in company.

Para acompanhar as novidades do Grupo Sabin, acesse as redes sociais:

Linkedin | Instagram | Facebook | Youtube

Grupo Sabin e as parcerias que potencializam a gestão de saúde

Consolidado com um dos maios players nacionais do segmento, a empresa investe há mais de três na participação de capital e incubação de healthtechs. Há mais de 36 anos dedicados à medicina diagnóstica, o Grupo Sabin se reinventa ano a ano e mesmo diante de um cenário adverso, como o da pandemia, a empresa anunciou ao mercado a criação do Kortex Venture, um dos maiores fundos de Corporate Venture Capital de saúde no Brasil, e um dos mais importantes da área a promover investimentos em startups nacionais e estrangeiras, com foco em empresas de saúde e tecnologia para saúde. O fundo é resultado da união da expertise e capilaridade de dois dos mais importantes grupos de saúde do país: o Sabin e o Fleury. Indo além do conceito “smart money” e se posicionando como um fundo de “strategic money”, o Kortex lança aportes em startups que tenham sinergias com os negócios de ambas as companhias e atua como o elo centralizador de informações, identificando oportunidades, avaliando a tomada de ações para gerar valor nas empresas investidas.

Ainda em 2020, também lançou o Skyhub, o primeiro hub de inovação dentro de uma empresa de medicina diagnóstica no Brasil, com o propósito de contribuir com startups de todo o país e fortalecer continuamente o disruptivo ecossistema de inovação no País. O espaço é totalmente inovador onde healthtechs, biotechs e medtechs têm acesso facilitado ao know how dos profissionais e técnicos do Sabin e conhecem um pouco mais sobre a rede de negócios da empresa. No mesmo ano, o Grupo Sabin anunciou aporte de 12% na Prontmed, empresa que oferece soluções para gestão de saúde populacional e integra consultórios, hospitais, laboratórios e operadoras/seguradoras, e na bem.care, startup que disponibiliza serviços de saúde por assinatura para produtos disponíveis na sua plataforma (consultas e exames, saúde e bem-estar, saúde emocional, seguros e medicamentos). Outro avanço importante foi o investimento na Women Entrepreneurship (WE), projeto que inspira o empreendedorismo de startups lideradas por mulheres. O Sabin é uma das empresas investidoras no programa que está dedicada à vertical energia, IOT e saúde.

Em 2018, realizou aporte de um milhão de dólares na Qure, venture capital e incubadora israelense, líder mundial em saúde digital, que pertence ao fundo de investimento israelense OurCrowd. A aceleração das startups da Qure permite o acesso a tecnologias disruptivas de centros de referência para novos modelos de negócio em medicina de precisão, inteligência artificial, diagnóstico remoto, segurança de dados e biologia molecular. No mesmo ano, o Grupo também realizou investimentos na área de atenção primaria à saúde.

Para conferir mais detalhes, acesse: https://www.sabin.com.br

Colaboração da Pauta



Viviane Mélem
[email protected]
+55  11  97171 1524

Imagem destacada da Publicação

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-dolce-setembro21-banner-(1)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(2)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(3)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(4)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(5)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(6)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(7)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(8)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta