O poder da comida

Dolce Sabor

Chef Bruna Nascimento

Olá, pessoal, feliz ano novo!

Como vocês estão? Espero que tenham tido uma passagem de ano maravilhosa, afinal depois de um ano difícil e complicado, o importante é estarmos bem, e com saúde.

A comida tem um poder enorme. Ela une culturas, porém também pode separá-las. Tem o poder de cura em algumas, e até mesmo em rituais de outras. Me digam quais foram as superstições para este ano! Eu já tive várias: só comer bichos que andassem para frente; não comer frango na hora da ceia; mesmo tendo comido por anos, e percebendo que nada mudara por causa disso, mas tenho o costume de comer lentilha para atrair prosperidade, mesmo não apreciando tanto; e ainda tem a importância de comer romã a meia noite, que também não gosto (risos).

Esse ano me dei conta que, superstições funcionando ou não, o importante é que tenha comida na mesa, não importa qual. Neste ano vou me permitir comer o que gosto, coisas simples que não precisa ser apenas no final do ano para apreciar.

A comida tem esse poder. Comer coisas em determinada época porque é o costume da família fazê-lo, deixa marcas e recordações lindas. Nos faz lembrar das pessoas e suas tradições sempre que vemos certos alimento.

Eu acho isso tão mágico e se você parar pra refletir quais são seus pratos favoritos, certamente saberá me apontar quem são as pessoas que melhor cozinham aquilo pra você.

Esse é dos poderes que o alimento e as refeições trazem.

Este é um artigo para reflexão. Para que neste ano que se inicia, possamos criar mais memórias afetivas através do alimento, proporcionando alegria para aqueles que amamos e queremos por perto. E não importa o alimento porque o que eu mais lembro da minha avó era um mingau de aveia delicioso que ela fazia, e que ninguém faz igual.

Essas são lembranças que ficam, e que marcam a nossa psique. E são esses pequenos momentos que nos salvam do quanto caótico é nosso dia a dia.

Que 2022 seja de muitas lembranças boas, de afeto e de comida simples e boa, sendo compartilhada com quem amamos.

Um feliz ano a todos! Que brilhem muito.

Foto de cottonbro no Pexels

Chef Bruna Nascimento é formada em Gastronomia pela Estácio de Sá; Trainee pela Alain Ducasse Formation; Pós-graduada em Gastronomia Funcional pela Famesp e tem também os cursos “A arte de cozinhar como um Chef” pela Le Cordon Bleu SP, “Confeitaria Fina e Panificação” pela Academia Bunge Pro e “Padaria Artesanal” pelo Projeto Estado de SP Lu Alckmin. É membro da Federação Italiana de Chefs e Cozinheiros.

Conheça seus perfis:

Imagem destacada da Publicação

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!