Você não é uma fraude!

Dolce Mulher

Ana Kekligian

5 passos para se destravar e se apropriar daquilo que tem de melhor

Você tem dificuldades em se sentir merecedora de suas conquistas?

Sente que não é digna das coisas boas que acontecem em sua vida?

Ouve com estranheza elogios e o reconhecimento das pessoas pelo que você faz?

Se você passa por estas situações ou similares, está na hora de descobrir como a Síndrome da Impostora pode travar toda a sua vida.

Quando esta síndrome aparece, ela desperta sentimentos como ansiedade, insegurança, medo e dúvidas na maior parte do tempo, fazendo com que seja extremamente difícil confiar em seu potencial e realizar escolhas assertivas.

E, esses sentimentos, por sua vez, estão ligados a baixa autoestima e a falta de confiança em si. O que quero que você entenda com isso, é que quando você não consegue enxergar as suas características positivas e únicas, fica mais desafiador externalizar suas qualidades. E isto também pode te levar a duvidar quando as pessoas te valorizam ou reconhecem suas habilidades e competências.

Esta falta de confiança, pode estar te impedindo de mostrar todo o seu potencial e conhecimentos para o mundo a sua volta, passando uma imagem distorcida e gerando reações nas pessoas sobre você que a ferem. E, este processo, é desgastante pois, quanto mais você demora a reconhecer o seu valor, mais sua vida acaba ficando travada, estagnada e sem sentido.

Pessoas com a síndrome sofrem porque não conseguem enxergar em si qualidades próprias e tão pouco acreditam que são capazes de realizar o que precisam para a sua autorrealização. Todos são melhores do que elas, ainda que o mundo tente te provar o contrário.

Entenda que, você pode estar convivendo com a Síndrome da Impostora há muito tempo e para sair deste ciclo vicioso, é necessário ajuda para fortalecer a autoestima, e o desejo forte de mudar essa situação.

Também é preciso coragem, pois só é possível mudar algo tão intrínseco, estando frente a frente com a dor, e isso exigirá adentrar nas mais profundas camadas de você mesma e encontrar em sua história de vida as raízes que geraram feridas emocionais e que, por sua vez, geram medo, incertezas, sentimento de inferiorização, perfeccionismo e muitos outros sentimentos e comportamentos sabotadores.

Para que você floresça e recupere a capacidade de acreditar em seu potencial e se valorizar, é necessário se autoconhecer. É mais fácil dizer quais seus são seus pontos de melhoria, não é? Mas, eu te garanto que você tem muito mais pontos fortes e diferenciais do que pode imaginar. E se apropriar disso, é o primeiro passo para uma vida plena e feliz.

Então, quero que você aproveite as dicas abaixo e comece a enxergar que, todas as suas conquistas até aqui, foram alcançadas por mérito próprio, pelas suas capacidades, habilidades e qualidades únicas que você vem desenvolvendo durante todos estes anos.

Enxergue o seu valor. Faça o exercício abaixo para calar a voz da impostora que está ofuscando a sua vida. Esse exercício simples e muito importante para todas as mulheres que querem fortalecer a sua autoestima e o autovalor.

Como mencionei acima, para destravar o potencial escondido dentro de você, é necessário iniciar atividades de autoconhecimento que contribuirão com o aumento da sua autoconfiança. Então, vamos lá!

1º passo

Escreva em um papel tudo de grandioso que você já realizou até hoje, todas as suas conquistas de vida, desde criancinha. Como por exemplo, quando conseguiu andar pela primeira vez de bicicleta sem rodinhas, a primeira vez que foi à escola sozinha, o primeiro beijo, o primeiro emprego, passar e concluir a faculdade etc.

2º Passo

Escreva tudo aquilo que você já superou na sua vida até o atual momento, como: perdas, doenças, demissão de trabalho, separação, brigas etc.

3º Passo

Agora, leia as duas listas que escreveu, veja se não esqueceu de nada. É importante não economizar e escrever mesmo tudo o que já conquistou e superou. Garanto que tem mais situações do que escreveu.

4º Passo

Muito bem! Agora, escreva uma terceira lista, com todas as suas qualidades, habilidades e talentos que foram fundamentais para que conquistasse tantas coisas maravilhosas ou importantes e as que foram fundamentais para superar as dificuldades da sua vida. Reconheça com amor! Afinal, sem elas não seria possível passar por tudo isso que você relacionou nas perguntas acima.

5º Passo

Por fim, escreva uma frase fortalecedora e positiva sobre essa Mulher incrível que você acaba de reencontrar. Uma frase que seja impulsionadora, por exemplo: Eu posso realizar tudo aquilo que desejo! Faça cópias e cole em lugares estratégicos. Leia a frase e suas listas sempre que precisar se lembrar de quão grande é. Com o passar dos dias perceberá que não precisará mais delas, porque você já acredita em si mesma.

Mais uma coisa, valorize cada passo que você der. Comemore!

Quando pensamentos negativos surgirem, traga a mente a sua frase fortalecedora e repita várias vezes para estar no comando e fortalecer quem você é e não quem você ou sociedade gostaria que fosse.

Olhe para a sua trajetória e sinta orgulho da história que escreveu até esse momento. Olhe até onde você já chegou e não tenha medo de deixar a sua vida fluir rumo ao sucesso.

Seja livre!

Ana Kekligian é Master Coach de Desempenho e Especialista em Inteligência Emocional com foco na vida pessoal e profissional. Idealizadora da EBC (Empresa Brasileira de Coaching). Atualmente, possui cinco importantes certificações internacionais pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching): Professional & Self Coaching, Coaching Ericksoniano, Master Coach, Inteligência Emocional e Análise Comportamental. Conta também com a certificação de Especialista em Inteligência Emocional pela SBIE (Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional), Especialista em Produtividade com: Triad Certified Productivity Specialist, formada pela TriadPS e Master Analista Comportamental pelo Instituto ILG. Atuou por quase 20 anos no mercado corporativo como executiva de marketing com destaque para o marketing direto e publicitário. E é CEO de suas emoções.

Conheça seus perfis:

AUTOCONHECIMENTO PARA MULHERES

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta