Dicas para aproveitar as férias com as crianças

Janeiro é o mês das férias e nada melhor do que aproveitar bem esse período antes do retorno às atividades escolares

Preparamos algumas dicas da Diretora Pedagógica do espaço ekoa e especialista em educação infantil, Ana Paula Yazbek, para aproveitar bem os dias com as crianças.

Durante as férias, manter as crianças em movimento e entretidas são tarefas importantes. Para as famílias que não vão sair da cidade onde moram, a sugestão é pensar na cidade como se fosse um turista. Promover passeios pelos pontos turísticos ou por lugares que quem não é da cidade costuma fazer, descobrindo novos lugares que não se tem o costume de ir normalmente. Para quem mora em cidades urbanas, saídas aos parques e fazer um piquenique com brincadeiras ao ar livre. Além disso, analisar a programação cultural da cidade, e buscar opções que podem ser interessantes para as crianças, ir à exposições e peças culturais, por exemplo. Outra opção, é explorar o próprio baixo, passeios a pé, fazer descobertas perto de casa, como novos lugares que se pode ter contato com a natureza.

Em casa, são várias atividades que podem ser realizadas. Construir algum brinquedo, durante as caminhadas pelo baixo, coletar alimentos ou coisas da natureza para resultar em uma produção de arte, por exemplo. Em relação as coisas do cotidiano da casa, tentar modificar algumas coisas, dentro do possível. Fazer arrumações dos brinquedos, tentar reconfigurar a casa para o período de férias. É importante ter uma maior tranquilidade em relação ao que é bagunça e o que é brincadeira. Se possível, reservar um espaço na casa para uma brincadeira que se prolonga dia após dia e então ter um momento de reorganizar esse espaço, de um jeito mais fluido, com menos tensões do que se costuma ter no cotidiano.

Pensar em um cardápio que seja gostoso de se preparado junto com as crianças também é uma ótima opção. Pratos que tenham quitutes, algumas guloseimas, promover receitas gostosas de preparar junto com elas. A ideia não é promover a valorização de comidas não adequadas, mas cozinhar coisas gostosas que que fazem um carinho emocional, pois a comida também tem esse papel.

Para quem tem algum espaço aberto ou quintal em casa, brincadeiras com água são sempre uma opção divertida nos dias de calor. Bacias, baldes e mangueiras são objetos que podem ajudar nesses momentos. Dentro de casa, a brincadeira com água pode ser no banheiro. Lavar o banheiro pode virar uma ótima brincadeira com as crianças.

Para quem vai viajar, o ideal também é pesquisar coisas que possam ser feitas ao ar livre com as crianças. Não promover passeios intensivos de consumo, mas pensar em desfrutar mais das paisagens, dos lugares, das situações e das novidades.

Em todos os casos, fazer um diário de férias também é muito bacana. Compor esse diário com imagens, com materiais coletados, fotos e desenhos. Uma atividade interessante que pode ainda ser compartilhada com os amigos no retorno às aulas e uma ótima lembrança para rever um tempo depois.

O antigo Espaço da Vila, parceria que era realizada de forma autônoma com a Escola da Vila, se transformou e agora lança uma nova estratégia sem perder a sua essência, o carinho e a dedicação com que sempre tratou as crianças e suas famílias. A escola, que já possui uma história de 18 anos, inicia esta jornada com a importante missão de continuar a contribuir para a educação e o desenvolvimento de crianças (de 0 a 5 anos e 11 meses de idade) respeitando o tempo e o desenvolvimento de cada um, em especial neste momento desafiador que estamos vivendo. 
espaço ekoa já é reconhecido como uma escola inovadora e referência na educação infantil. O espaço físico é parte integrante de projeto pedagógico da escola e é um importante diferencial. As atividades são realizadas prioritariamente ao ar livre e as crianças podem se apropriar de todos os ambientes com segurança e responsabilidade. As classes são multietárias e não existem salas de aulas definidas, o que estimula a cooperação entre as crianças e contribui para que elas construam relações que podem durar a vida inteira.  
espaço ekoa fica na rua Rua Antonio Mariani, n° 58, Butantã e está aberto de segunda a sexta-feira das 7 às 19 horas.  

Colaboração da pauta: 

Mosaike

Jamila Araujo
+55 11 2589 0805
+55 11 98279-2476
[email protected]

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta