A administração do São Paulo FC quer mais trabalho e menos política

A administração do SPFC ainda lida com os desafios de gerir um dos maiores clubes do mundo, mas já conta com algumas conquistas e aponta o que ainda é preciso fazer

Julio Casares, Presidente do São Paulo FC | Divulgação

A presidência e diretoria do São Paulo FC apresentou recentemente o balanço de um ano da administração de Julio Casares à frente do clube, ressaltando uma série de conquistas e promessas de campanha, reconhecidamente positivas com uma outra série de ações promissoras ainda em curso, que visam reestabelecer condições para que o clube possa continuar seu processo de reestruturação, especialmente financeira, base para qualquer estabilidade e pretensões de investimentos maiores.

Entre essas conquistas e realizações, estão aquelas com mais visibilidade pública e de mídia, como a conquista do Campeonato Paulista de 2021, feito que não ocorria há 16 anos, que mais do que o título, deu ao torcedor são-paulino o tão esperado grito de campeão, há muito entalado na garganta. E ainda sobre o futebol, a reestruturação das categorias de base, trazendo o ex-jogador e craque Alex, para comandar a equipe sub-20, além do ídolo Zetti para a busca de novos talentos e reforçar o treinamento para goleiros. E nos esportes sociais, mantendo a tradição, segue supercampeão no basquete.

Mas talvez seja na parte social que o clube teve mudanças significativas e de profunda valorização para os sócios, criando ambientes que trouxeram de volta associados, recuperando o convívio e também uma parte financeira significativa.

Esta administração soube apresentar o clube de forma atrativa à iniciativa privada no setor gastronômico, permitindo concessões que atuassem dentro de seus limites e proporcionando mais opções aos frequentadores com muito conforto, sem exploração exacerbada de suas ofertas, o que às vezes ocorrem em diversos outros lugares.

Importante também fora o resgate de diversas outras atividades esportivas e sociais, criando condições e acessibilidade do público a elas. Já em curso, por exemplo, a implementação de uma passarela que facilitará em muito, o acesso ao futebol social, uma parte do clube muito frequentada.

Maquete da passarela que dará acesso ao Futebol Social. Acessibilidade inclusiva e facilitada | Divulgação

Porém o grande desafio desta administração ainda é a gestão financeira, uma vez que ela herdou dívidas enormes que necessitam de constantes renegociações e de um fluxo financeiro compatível para poder honrá-las. Há conquistas neste campo também, sendo possível recuperar certo fôlego, especialmente depois da revisão de muitos contratos, especialmente no futebol profissional, e de patrocínios, alguns renegociados e muitos novos, permitindo trazer tais dívidas a patamares mais bem gerenciados, buscando recuperar credibilidade financeira suficiente para que o clube possa valorizar ainda mais sua marca.

Mas isso tudo leva tempo e muito trabalho na busca por soluções. E é pensando nisso que o clube votará neste domingo próximo, uma possível alteração no estatuto que permita a extensão do mando da gestão eletiva, dando-lhes mais tempo para realizações de forma que sejam perenes e que o clube não corra riscos de ver ações sendo interrompidas ou descontinuadas por constantes mudanças administrativas, sejam no âmbito da presidência ou de seu conselho deliberativo.

Julio Casares, presidente do São Paulo FC, discursando em movimento do "SIM" pelas mudanças no estatuto do clube.

O recado do grupo a favor do “Sim” para as alterações no estatuto, emplaca um mantra de que é preciso “mais trabalho e menos política”. Uma de suas convicções é de que o tempo que se gasta fazendo campanha, se investe pouco trabalho. Mais tempo e mais autonomia permitem realizações mais concretas e maduras a médio e a longo prazo. O forte argumento está no balanço apresentado do que fora feito em um ano apenas de administração. A sugestão que apontam é que o tempo deve ser um ativo a favor e não contra, na equação para as transformações que o clube precisa.

O São Paulo FC é uma gigantesca instituição nacional e está entre os maiores clubes do mundo com uma história quase centenária. Sabemos que a construção de um patrimônio e um legado se faz com muita dedicação, trabalho e tempo, não há dúvida.

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta