Moradores da Vila Andrade implantam Programa de Vizinhança Solidária para aumentar segurança da região

Uma iniciativa importante surge na Vila Andrade preocupada em aumentar a segurança e a qualidade de vida no bairro. Os moradores da região implantaram no dia 2 de dezembro de 2021, o Programa Vizinhança Solidária Vila Andrade, o qual consiste numa série de iniciativas preventivas dos moradores e estabelecimentos comerciais, com o apoio da Polícia Militar, a qual  estima que a redução da criminalidade nos bairros em que o programa foi implantado é de 70% a 90%.

Tudo começou com um grupo no WhatsApp que reuniu síndicos, moradores e estabelecimentos comerciais em torno de um objetivo em comum: melhorar a segurança do bairro através da implantação da Vizinhança Solidária.

A iniciativa nasceu oficialmente em dezembro do ano passado com três focos iniciais bem definidos:

  • Formalizar a implantação do Programa Vizinhança Solidária junto à 1ª Cia do 16º Batalhão da Polícia Militar;
  • Avaliar serviços de segurança privada como instrumentos para escalar ações de vigilância;
  • Estudar a viabilização de integrar os diversos serviços de monitoramento de câmeras nos diversos condomínios e comércio existentes pelo bairro.
Visita dos moradores da Vila Andrade à 1ª Cia do 16º BPM/M para entrega de cartas solicitando aumento da vigilância no bairro Os moradores foram recebidos pelos comandantes: Capitão PM Renan Ferreira Escobar - Comandante da 1ª Cia do 16º BPM/M 2º Sargento PM Paulo Fernando Leoneti Costa - 1ª Cia do 16º BPM/M

A iniciativa de criar o grupo nasce da intenção de criar ações que visem ampliar a segurança,  motivada pelas experiências bem-sucedidas na região do Real Parque e do Panamby, com resultados proeminentes, apontando uma redução de cerca de 90% da criminalidade nestas regiões. Esse número fora obtido com a implementação de serviços profissionais de segurança, por isso é que esta alternativa é um item muito importante e está numa das prioridades do grupo.

No momento, o grupo inclina-se a divulgar a ideia, suas intenções e quais resultados esperam, frisando especialmente nos benefícios que a iniciativa tende a gerar como melhora da qualidade de vida, aumento das atividades sociais, maior circulação de pessoas pelo comércio local em horário ampliado, revitalização do bairro e até valorização dos imóveis residenciais e comerciais. Isso sem falar na própria sensação de segurança no simples ato de caminhar pelas ruas do bairro.

Criado pela Polícia Militar de São Paulo, o Programa Vizinhança Solidária consiste em conscientizar as pessoas de uma comunidade do seu papel e responsabilidade para preservar sua segurança pessoal e coletiva, adotar medidas capazes de prevenir delitos, estabelecendo uma área vigiada pelos moradores, com apoio da Polícia Militar.

A essência é a participação ativa da comunidade na comunicação sobre qualquer atitude suspeita na área, via grupo de WhatsApp. A Vizinhança Solidária começou no bairro do Itaim Bibi, na capital paulista, cresceu e virou lei estadual (nº 16.771/18). A iniciativa foi do então deputado estadual Coronel Álvaro Batista Camilo, atual Secretário Executivo da Polícia Militar.

O sucesso do Programa Vizinhança Solidária, que completou 10 anos, é a prova de que o resgate desses valores, além de substituir a indiferença social, colabora com a segurança pública.

Vizinhança Solidária Vila Andrade fortalecendo a parceria entre a sociedade e a Polícia Militar do Estado de São Paulo no aumento da segurança e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos

Com base em ações semelhantes , a Vizinhança Solidária Vila Andrade, pretende criar um círculo virtuoso de bem-estar, em que os moradores ou qualquer pessoa que tem sua rotina no bairro por conta de trabalho ou demais interesses, zelem pela qualidade de vida e pelo trânsito de pessoas, podendo alertar sobre alguma atividade suspeita, ilícita, operações inconvenientes ou mesmo que possam trazer resultados negativos e depreciativos para a região, criando problemas de convivência ou atraindo atividades que resultem em distúrbios indesejados ou mesmo ilegais.

O grupo já tem uma lista considerável de estabelecimentos e condomínios interessados em aderir, para ampliar a rede e fortalecer as ações. Qualquer condomínio ou estabelecimento comercial pode aderir ao Programa, o qual não tem custo.

As demais medidas de segurança que vão além da Vizinhança Solidária, estão sendo semanalmente discutidas no Grupo WhatsApp e através de reuniões virtuais.

Reunião dos moradores da Vila Andrade no Comando de Policiamento de Área Metropolitano Cinco (CPA/M-5) e no 16º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano (16 BPM/M). Os moradores foram recebidos pelos comandantes: Coronel PM Miguel Elias Daffara - Comandante do CPA/M-5 Tenente Coronel PM Marco Antonio Pimentel Pires - Comandante do 16º BPM/M Major PM Gabriel Rodrigues Benites Alves - Comandante da Divisão Operacional Capitão PM Renan Ferreira Escobar - Comandante da 1ª Cia do 16º BPM/M 2º Sargento PM Paulo Fernando Leoneti Costa - 1ª Cia do 16º BPM/M
Os interessados em conhecer o grupo e avaliar sua adesão podem fazer contato através dos seguintes canais.

VSVA – Vizinhança Solidária Vila Andrade

e-mail: [email protected]

site: www.vsva.org

Facebook: https://www.facebook.com/PVSVilaAndrade

Instagram: https://instagram.com/pvsvilaandrade

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta