Você é um profissional multitasking?

Dolce Capital Humano

Paula Rotta Assis

Será que esta é uma característica positiva para as empresas? Descubra a resposta nesse artigo muito interessante

Primeiro vamos abordar o que significa multitasking.

Multitasking, ou multitarefa em português, é o conceito de se fazer duas ou mais atividades ao mesmo tempo. Digamos que é um sintoma dos tempos modernos: correr de um lado para outro, a exigência do trabalho e ainda …se houver tempo, relaxar ou fazer exercício.

Quem tem esta característica se torna uma pessoa de destaque nas equipes corporativas, mas será que isso é mesmo uma qualidade?

Fazer várias tarefas ao mesmo tempo pode ser uma vantagem ou uma qualidade, quando falamos de tarefas simples do dia a dia. Mas ao se falar de tarefas complexas o multitasking pode ser prejudicial.

Estudos apontam que o multitasking compromete sim o desempenho, esta é uma pesquisa que estuda sobre estruturas cerebrais e mostram que o nosso cérebro, apesar de ser uma grande máquina, não foi desenhado para realizar/processar várias tarefas complexas ao mesmo tempo.

De acordo com o médico especialista em concentração, Marcelo Demarzo, para a eficiência, isso é prejudicial, ele explica que a nossa mente tem um tempo para a eficiência e quando esse tempo é interrompido demoramos até 10 vezes mais para focar novamente.

A consequência (negativa) na produtividade é um motivo forte o bastante para abolir a prática, que traz vários os malefícios de tentar realizar várias tarefas complexas simultaneamente, vejam alguns exemplos:

  1. Errar com mais facilidade

Um estudo francês de 2010 constatou que o cérebro humano consegue lidar com duas tarefas complicadas. Isso porque ele tem dois lóbulos que podem dividir o trabalho. Mas, segundo a pesquisa, adicionar mais tarefas ou se uma delas envolve raciocínio forte, o córtex frontal pode se sobrecarregar, causando mais erros.

  1. Stress

Pesquisadores mediram os batimentos cardíacos de alguns colaboradores com e sem acesso ao e-mail, e descobriram que os que recebiam um fluxo constante de mensagens e fazem diversas atividades ao mesmo tempo estavam sempre em estado de “alerta”, desenvolvendo taxas cardíacas mais altas.

  1. Prejudica a Criatividade

Multitasking exige muito da chamada memória de trabalho, que tem capacidade limitada, quando esta “memória” está esgotada, prejudica a capacidade de pensar criativamente. Com tanta coisa acontecendo em sua cabeça, o estudo sugere que os multitaskers têm mais dificuldade em ter devaneios e criar espontaneamente soluções criativas.

Se você se identificou com esta características, espero que essas informações te ajudem a equilibrar suas rotinas do dia a dia!

Paula Rotta Assis é graduada em Gestão de Recursos Humanos, formada como Orientadora de Carreira e Analista Comportamental. Atua no mercado corporativo há mais de 10 anos estruturando e implantando áreas de Recursos Humanos. Lidera equipes e projetos na obtenção de suas metas e resultados.

Conheça seus perfis:

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta