Anglo Morumbi em Harvard – Uma visão de futuro

Oferecimento 

Anglo Morumbi

Por Adrian Theodor e Pedro Oliveira

Na última semana de janeiro, tivemos a oportunidade de participar, em nome do Colégio Anglo Morumbi, da maior simulação de um modelo das Nações Unidas do mundo, a HMUN (Harvard Model United Nations). A HMUN é uma simulação anual de relações internacionais de quatro dias sediada em Boston, Massachussetts. Estudantes de Ensino Médio do mundo todo se tornam delegados de uma nação, sendo colocados nos trabalhos internos da ONU (Organização das Nações Unidas), assumindo o papel de um líder internacional em nome de seu país.

A experiência de um delegado da HMUN se torna única ao promover a oportunidade de exercer papel de liderança internacional, além de oferecer ocasião incomparável com a prática do idioma inglês, falado e escrito, já que o formato do Modelo de Harvard também coloca aos estudantes o desafio de escrever um documento que expressa as decisões tomadas ao longo da Conferência. Nosso aluno de terceiro ano do Ensino Médio, Pedro Oliveira, como delegado do Haiti (país que representou na Conferência), pôde ali desenvolver habilidades tais como: exposição em público, negociação, trabalho em equipe, liderança e elaboração de políticas públicas.

Último dia de conferência. Este foi a CELAC, o comitê do Pedro

Já nosso professor de História do Ensino Fundamental Séries Finais e Ensino Médio, Adrian Theodor, no papel de Advisor, encontrou ali um campo fértil para orientar o aluno nas mais diversas situações educacionais e, enfim, de vida. Um Advisor acompanha o estudante em todas as etapas do processo, antes, durante e depois da atuação no Modelo da ONU; auxiliando no desenho das políticas públicas, preparando os detalhes da viagem e estadia, servindo como uma espécie de porto seguro ao Delegado em ação.

A experiência internacional de Harvard e Boston traz uma vivência excepcional da língua inglesa, falada em seu local de origem e no dia a dia. Estar fora, enfrentando o cotidiano em outra língua é uma das oportunidades mais ricas que se pode vivenciar. Ali, em um Modelo Internacional de Conferência, pôde-se conhecer pessoas do mundo todo, não apenas dos EUA ou América Latina, como também dos continentes africano e asiático, o que não aconteceria de forma tão imersiva em nenhuma outra circunstância. EUA, Canadá, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Peru, Inglaterra, Índia, Nigéria e até o Quirguistão se encontram para dialogar entre si numa troca cultural que impressiona por sua dimensão e profundidade.

Pedro reforçando seus contatos que já estudam em Harvard

Outro destaque relevante vem para o Brasil, que levou a Boston a segunda maior delegação do evento, ficando atrás apenas do país sede da Conferência. Foi de extrema importância perceber que estivemos ali muito bem representados, com menções honrosas e premiações abundantes de delegados brasileiros no maior Modelo de Nações Unidas do globo. Definitivamente é um orgulho poder representar nosso território nacional em uma cerimônia de tal magnitude. Sair daqui cruzar o continente e encontrar nos EUA uma comissão brasileira tão numerosa e forte nos encheu de motivação para seguir adiante em nosso projeto educacional para a formação de líderes, o que nos faz felizes em poder fazer parte desta equipe tão potente como a que temos nos professores do Colégio Anglo Morumbi.

Integrar tão amplo projeto de formação de lideranças, colocando os pés no cenário internacional, é razão para celebração e gratidão.

E é assim que chamamos a todos os que nos acompanham para integrar o seleto grupo de alunos de nosso Colégio. Estar na escola, além de toda a preparação necessária para os desafios acadêmicos que se apresentam atualmente, é também lidar com as expectativas sobre o futuro, com os sonhos de nossos estudantes e pais. E nossos sonhos não estão limitados ao que se pode conquistar dentro do Brasil, alçamos também voos internacionais. E que a HMUN 2023 seja nosso próximo grande salto.

Adrian Theodor e Pedro Oliveira de São Paulo para o mundo. Um enorme abraço!

Brasileiros se encontrando na apresentação dos comitês da HMUN

Imagens cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi

Adrian Theodor é professor no Colégio Anglo Morumbi

@adrian_theodor

Pedro Oliveira é aluno no Colégio Anglo Morumbi

@pefoliveira

Há mais de 27 anos, o Colégio Anglo Morumbi vem transformando vidas e abrindo caminhos para um mundo em transformação. A proposta pedagógica é pautada nos três pilares: acadêmico (Sistema Anglo de ensino, treinamento contínuo de professores, High School, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa (Imersão na língua inglesa), socioemocional (Líder em Mim, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação).

Os alunos, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são incentivados a desenvolverem suas lideranças, responsabilidades e o protagonismo para sua formação. Recebemos o título de Escola Farol, um reconhecimento internacional da excelência atingida pela escola em termos de resultados escolares, desenvolvimento do senso de liderança, autonomia e autoconfiança dos alunos.

O Colégio Anglo Morumbi é Escola Google Referência, reconhecidos por desenvolver soluções curriculares inovadoras e tecnológicas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os professores são capacitados e certificados para utilizarem as ferramentas Google, tornando a aula mais envolvente e dinâmica.

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta