Curiosidades sobre Ilhabela

TRIPDICAS AB DOLCE

Oferecimento 

A Ilha é um dos destinos mais buscados nesse época do ano, mas o que poucos sabem é que ela faz parte de um arquipélago, um dos únicos no Brasil

Com uma área de mais de 80% de Mata Atlântica preservada, Ilhabela tem uma população de 36 mil habitantes. O destino é muito procurado para mergulho, snorkel e passeios de barco a vela por conta da maré tranquila e suas boas condições geográficas

Porém, quem costuma pensar em Ilhabela apenas pelas belas praias poderá se surpreender. Primeiramente, é importante dizer que Ilhabela faz parte de um arquipélago de ilhas, um dos únicos no Brasil ao lado de Cairu, na Bahia.

Além do centro da ilha, a cidade é formada pelas ilhas de Búzios, Vitória e Pescadores, todas habitadas por comunidades locais. Também compõem o arquipélago os ilhotes de Cabras, Sumitica, Serraria, Castelhanos, Aves, Galhetas de Fora, Galhetas de Dentro, Lagoa, Figueira, Codó e Prainha, além das lajes Garoupa e Enchovas.

Mas nem só de praias vive a região que é repleta de montanhas. Tanto que os 10 maiores picos insulares do país estão na região, sendo o pico de São Sebastião o mais alto, com 1.375 metros de altitude.

Outro ponto que faz Ilhabela ser um lugar especial são as condições de vento que deram à cidade a alcunha de “Capital da Vela”. Ali acontecem muitas competições que atraem velejadores do mundo todo.

As praias de mar aberto como Bonete e Castelhanos são ideais para a prática do surf e revela muitos talentos e recebe atletas de ponta buscando novas aventuras. Ganhando espaço aparece a canoa havaiana (Va’a) que tem ao menos 5 bases de treinamento na cidade.

Um dos lugares mais procurados também é o de mais difícil acesso: a praia dos Castelhanos. Ela só pode ser acessada por trilha ou com motos e veículos 4×4 e é preciso atravessa a ilha e. o Parque Estadual de Castelhanos. O local tem esse nome por conta de um naufrágio de um cruzeiro espanhol que aconteceu há mais de 100 anos.

Há muitas trilhas para serem feitas na região que apresentam relativa segurança e estrutura, mas sempre é recomendado fazê-las com um guia cadastrado. Para os menos aventureiros um passeio no centro histórico de Ilhabela pode ser uma ótima ideia. Na Vila (como é chamado pelos locais), o turista irá encontrar um cenário primário de tudo que existe hoje na ilha. Ali está a primeira igreja, a cadeia, o fórum e o pelourinho. Todas elas benfeitorias responsáveis por elevar a ilha da condição de povoado à Vila no século XIX e emancipar-se da Vila de São Sebastiao.

Este artigo é um oferecimento:

Faça parte desta aventura!

Av. das Nações Unidas, 12551
17º andar – São Paulo – SP
+55 11 99919 1010
[email protected]
@abtoursviagens
@tripdicasab

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta