Óleos essenciais ajudam a acalmar, cicatrizar, desinfetar, estimular, conservar alimentos, ou atuar como bactericida, repelente, inseticida, fungicida e agente de limpeza natural.
Cada um tem atua em uma determinada natureza. Veja quais são suas propriedades.
Camomila Romana: – para cólicas abdominais, dor de ouvido, dores musculares e juntas inflamadas, febre. Ótimo calmante, sedativo.
Eucalipto resfriado, gripe, catarro, dor de garganta, cansaço mental, dor de cabeça, frieira. É estimulante, expectorante. Limpa o ambiente. Ideal para crianças tímidas. Uso em crianças tímidas. Uso em crianças a partir de 3 anos.
Laranja Doce: trabalha a alegria. É uma aroma agradável que pode ser usado em crianças para realçar a tranquilidade (não aplicar na pele antes de se expor ao sol).
Lavanda: é o óleo essencial “coringa”. Efeitos calmantes e antiestresse. Desintoxicante. Útil nas cicatrizações, queimaduras, reumatismo, frieira, eczemas, picadas de inseto, enxaqueca, insônia. Restaurador da energia. Equilibra e harmoniza.
Lavandin: Dores musculares. É mais suave que a Lavanda. Ideal para crianças que são mais sensíveis. Uma gota no travesseiro ou no lenço acalma e produz uma noite de sono tranquilo.
Lemongrass – aumenta a concentração. Devolve a energia. Tranquiliza crianças agitadas. Elimina o cansaço. Usar em aromatizadores, 2 gotas em água.
Ravensara: combate das infecções gripais. Aumenta a imunidade. É refrescante. Tem aroma suave, as crianças gostam mais que o do Eucalipto; excelente auxilio nos processos respiratórias.
Tangerina: assim como a laranja doce, a Tangerina é uma ótima indicação para ser usada nos banhos de bebês para acalmar e devolver a alegria natural da criança. Alguns hospitais da França usam Tangerina na sala de parto para recepcionar as crianças. É uma mensagem de boas-vindas através do aroma. (Após o uso, não se expor ao sol)
Tea tree: Forte propriedade antisséptica. Aumenta a imunidade. Complemento nos tratamentos anti bactérias, vírus e fungos. É um dos óleos essenciais importantes que garantem a imunidade do organismo.
Orientações básicas de como usar óleo essencial em crianças:
Banho de banheira – até 2 gotas – para dissolver bem as gotas, misture-as a um pouco de leite antes de colocar na banheira.
Banho de chuveiro – 1 gota – na esponja, misturado com sabonete.
Cerâmicas porosas – até 4 gotas -Puro. Use no quarto, guarda-roupas etc.
Compressas – até 2 gotas – em uma xícara com água morna ou fria
Difusor – 1 gota/ m2 – Use conforme as propriedades dos óleos
Móveis, chão de madeira e pisos – até 10 gotas/5 L de água – escolha óleos que atendam às necessidades da criança e passe na casa, móveis do quarto etc.
Óleos de massagem (para o corpo) – 1 ou 2 gotas/30 ml de óleo vegetal 1 – agite bem antes de usar
Com tratamento: com orientação de profissional qualificado – podem auxiliar tratamentos para o corpo e para a mente.
Spray ambiental – até 5 gotas/60ml de água destilada – evite vaporizar nos móveis. Ótimo para cuidar dos quartos.
Travesseiros – 1 gota – direto na fronha ou algodão. Não use nas áreas próxima dos olhos e nariz.
Esta coluna é uma colaboração do Espaço Inanna
Assine
Nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!