Dicas de ações para o dia das mulheres

Dolce Capital Humano

Paula Rotta Assis

Existem muitos erros quando o RH pensa em ações para comemorar o Dia Internacional das Mulheres: e o maior deles é entregar brindes que nada tem a ver com o verdadeiro significado do dia.

Ao celebrar o Dia Internacional das Mulheres mostre que sua empresa está engajada com a igualdade de gênero e a luta travada ao longo dos anos pela emancipação da mulher.

Sua empresa prega Diversidade? Está aí uma excelente data para praticar de fato.

Promover atividades que celebre datas comemorativas é fundamental para o engajamento e o sentimento de pertencimento dos colaboradores nas organizações, o Dia Internacional das Mulheres é um convite para fortalecer o relacionamento entre empresa e funcionários.

Um ponto fundamental a ser considerado no momento de pensar uma atividade para celebrar o dia 8 de março é sobre a importância da data. É sobre a representatividade da luta pelos direitos e o empoderamento feminino.

Elabore atividades que podem contribuir para o debate sobre a presença e o papel das mulheres no mercado de trabalho, nas escolas e na sociedade como um todo.

Seguem algumas dicas de ações para o dia das mulheres:

  1. Conteúdo Motivacional

Convide uma mulher para falar sobre sua trajetória profissional uma ideia incrivelmente inspiracional para todos os colaboradores. 

Este tipo de Ação traz não somente o networking, mas quebra a visão preconceituosa em ser liderado por uma mulher, pois mulheres em posição de liderança são símbolos de motivação.

Segundo dados da Ipsos, 3 em cada 10 pessoas afirmam sentirem incômodo ao serem liderado por mulheres. Normatizar a presença feminina em papel de liderança é também um exercício importante a ser promovido pelas organizações.

  1. Dar espaço para fala da mulher

Outra ação interessante para se promover é o de criar espaços de fala exclusivamente para as mulheres. É fundamental criar igualdade de direitos na empresa em todos os dias do ano, porém, no dia 8 de março vale reforçar.

  1. Leitura

Promover o aprendizado é uma forma de fomentar o crescimento profissional dos colaboradores. Por isso, uma alternativa para a valorização feminina nesse dia é conseguir vale de desconto para a compra de livros.

  1. Valorização

Esse é um dia importante para garantir o sentimento de valorização em todas as colaboradoras. Promova uma galeria que una as fotos de todas as colaboradoras, um vídeo institucional falando sobre o porquê a empresa ser o que ela é graças às funcionárias etc.

Promover ações para o Dia Internacional da Mulher é uma maneira de fortalecer a diversidade dentro da empresa e mostrar que é fundamental valorizar a luta feminina. Além disso, é fundamental que a empresa vivencie essa valorização em sua estrutura organizacional.

 

O que você achou das nossas dicas de ações?

Paula Rotta Assis é graduada em Gestão de Recursos Humanos, formada como Orientadora de Carreira e Analista Comportamental. Atua no mercado corporativo há mais de 10 anos estruturando e implantando áreas de Recursos Humanos. Lidera equipes e projetos na obtenção de suas metas e resultados.

Conheça seus perfis:

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta